12 de agosto de 2012

Segunda blogagem coletiva, Vegetarismo e veganismo - Qual o seu conceito?






Vamos lá, mais uma vez agradecendo ao Christian pela oportunidade por estar aqui participando desta blogagem coletiva, a primeira foi muito enriquecedora e acredito que esta também será um sucesso. 

Não tenho como dizer que não sou uma carnívora, porque sou, quando criança fui morar com meus avós, meu avó criador de gado, um índio gaudério do Rio Grande do sul, então a carne era a comida principal da casa. Tínhamos também criações de galinhas, porcos, patos e até coelhos que meu avó vendia para restaurantes, nunca comi coelho e nem caças como se diz em minha região para animais silvestres. Nunca conheci a fundo o vegetarismo e agora através do Blog do Christian conheci o Veganismo, através de uma leitura mais profunda o conheci, achei um povo de atitude e muito validada seu desejo de não se alimentar de vida alguma. 

Quanto a mim vou os deixar confusos, não me alimento de bichos que eu convivo, tais como minha galinha e meu galo, não me alimento de bichos silvestres e muito menos de bicho que vejo matar, não consigo. Mas as carnes que estão lá no açougue gosto de todas. Não poderia ser hipócrita e escrever coisas lindas para agradar a todos, não conseguiria ser vegetariana e vegana, pois sinto que necessito de carne vermelha, apesar de que diminui do nosso cardápio por questão de saúde, consumimos mais carne branca e verduras. Meu maridinho esta acima do peso e por indicações medicas começamos em uma dieta saudável e eu embarquei junto nesta onda, não é nem por questão de estética, ele tem um probleminha de coração, então tem que cuidar com o colesterol, também aqui é muito raro o boi comum, tem muitos búfalos, apesar de todos afirmarem que esta carne é mais saudável, a acho muito forte e os efeitos colaterais em minha pessoa são grandes. 

Faço para a família arroz e macarrão integral e eles detestam, já as bebidas de frutas com leite de soja todos gostam. Quem sabe com o tempo nos acostumamos a esta comida natureba e deixamos os hábitos antigos de lado, não sei aqui em casa tudo pode acontecer.
Penso que por aqui deveria ter uma melhor educação ambiental, o importante é acabar com a matança de animais silvestres somente por gula, porque por aqui só passa fome quem quer, a mata é rica de outros recursos, como o açaí, o palmito, tudo que se planta colhe. 

Independente de sermos vegetarianos, veganos ou carnívoros somos responsáveis pelo nosso mundo e claro que a educação diz muito quanto a que usamos e comemos. Se há a procura de peles, couro e assessórios é por que há consumidores, se caçadores matam animais silvestres e vendem filhotes é porque tem alguém que os compra. O conhecimento nos leva longe e até a mudar hábitos e costumes. 
Como disse sou uma carnívora, não sou indiferente quanto a vida, respeito a natureza e os animais, só me alimento por fome e não por conhecer sabores exóticos como muitos fazem.

Deixo aqui um abraço a meus queridos parceiros, amigos e para quem aqui passar, Sintam-se sempre bem vindos.
Mais uma vez, pois não canso de agradecer o carinho do amigo e parceiro Christian, pois já sou sua fã, pelo carinho que recebeu-me em seu blog. Adorei colocar aqui um pouquinho de minha opinião e espero ter correspondido a blogagem coletiva. Muitos beijinhos.






31 comentários :

  1. Ói Verinha. Que bom, que é amiga da Cris. Obrigada pelo seu comentário, e sabe, a mudança alimentar é como todas as mudanças, custa um pouco a abituar aos novos sabores, mas quando se toma gosto, satisfaz mesmo.
    Beijinho e parabéns pela sua participação.
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Idália, que bom que você gostou da minha participação, verdade é tudo uma questão de se habituar ao novo. Beijinhos é um prazer recebê-la aqui...

      Excluir
  2. Boa noite!!!

    Quero saber como vc está, que me abandonou snif snif rsrsr , essa minha comadre deixa essa Blogagem bem legal, explicou tudo certinho, gostei do texto
    PARABÉNS minha linda te elogiar é bem gostoso
    deixo um abração
    Bjusss
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, amiga querida nunca te abandonaria, estas aqui no meu coração bem guardadinha, assim que me for possivel, estarei mais vezes te visitando, estou perdida no meio de caixas ainda. Beijinhos, Eternamente te adoroooo.

      Excluir
  3. Olá, Verinha!
    Acho que escrever sobre esse tema foi bastante enriquecedor...
    Quando não conseguimos evitar completamente o consumo de produtos derivados de animais, ao menos precisamos estar atentos para que o seu consumo seja consciente, assim como você faz.
    Acho que tem toda razão quando diz que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e não podemos ser indiferentes em relação à vida dos animais que vivem nele.
    Parabéns pela sua participação na blogagem coletiva e muito obrigada pelo comentário e visita ao meu blogue!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi isa,
      Foi mesmo Isa, tem muitas coisas que a gente ignora e a realidade é bem outra,temos que fazer o nosso melhor como seres humano.Sempre aprendendo com estas BC do Christian. Eu que agradeço pelo comentario e visita. Beijinhos

      Excluir
  4. Verinha amei o post...
    Também não consigo comer animais silvestres, comi coelho quando era bem mais nova... minha mãe disse que era frango, e eu comi.. mas não tenho coragem.. não como carneiro nem galinha caipira...
    Esse é um assunto muito delicado... mas acredito que mesmo não adotando um estilo vegetariano, termos consciência e de alguma forma estarmos fazendo algo pelos animais também é válido, como não usando objetos de couro, etc..
    Eu admiro muito quem é vegetariano ou vegano.. mais que amor possuem uma força e determinação surpreendente..

    Um beijo Verinha... e uma semana mais que linda..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sheila
      Esta blogagem para mim foi uma chamada de aprendizado para a vida, ao conhecimento e a conscientização de como estamos vivendo. Aos poucos vamos mudando pensamentos e hábitos. O importante é que de pouquinho vamos fazendo nossa parte em relação a vida dos animais.
      Obrigada pela visita e comentário. Bejinhos e uma semana de paz e harmonia.

      Excluir
  5. Olá Verinha! Eu que agradeço por ser sempre tão participativa e a Coletiva JÁ está sendo um sucesso. O que tenho observado está sendo uma troca de experiências muito enriquecedora. Pessoas dando suas opiniões, dividindo suas vidas tal como fez aqui em seu post, outras dando receitas e rolou até um almoço vegetariano no blogue Cozinha de Mulher em homenagem a esta BC! Sucesso total! :)
    Sobre comer coelho, eu tenho uma história sobre isto, minha tia uma vez foi enganada, comeu coelho pensando que era galinha e depois que soube quase teve um ataque. Eu já penso que comer carne dos animais citados aqui já passe de ser carnívoro para a selvageria. Ao menos nisto, estamos mais evoluídos. E você foi a primeira da Coletiva que li que alertou sobre a matança de animais silvestres. Meus muitos parabéns por isto.
    Eu também considero muito os veganos, eles tem uma determinação surpreendente, mas tenho consciência que não é para qualquer um e, quando digo isto, me refiro também ao financeiro. Em nosso país pelo menos, não é barato ser vegano.
    Sua participação foi excelente Verinha, acredito que poderei contar com você em outras Coletivas.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Christian, fico muito feliz por ter correspondido a BC, é muito triste a matança de animais silvestres aqui no Pará, é canibalismo mesmo, os animais mais cobiçados é o bicho preguiça, tive contato com eles e são muito doceis.
      Penso que os vegetarianos e veganos merecem todo nosso respeito, os admiro muito.
      Com certeza estarei presente em todas sua blogagens coletivas que vir por ai,estou adorando.
      Até mais...

      Excluir
  6. Oi amiga!

    Tudo bem?

    Verinha, adorei a tua participação na BC. Achei bonito e notei que és uma pessoa muito sensível, pois não comes os teus animais.

    Gosto de pessoas sinceras e detesto hipocrisia. De hipócrita tu nada tens, pois assumes o que gostas e além disso, tens uma mente aberta. Isso é bom, revela que lidas bem com as mudanças.

    Eu penso que o nosso paladar precisa ser educado, é assim que aos poucos vamos aprender a gostar de novos alimentos e de novos sabores. Como disse no meu post, fui forçada a voltar-me para a alimentação natural e a deixar a carne, que gosto tanto. :) Com o tempo, - não sei quanto tempo e nem se será nesta vida, talvez me torne vegetariana.

    Obrigada pela visita e por me comentares, amiga.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com


    P. S. - Fiquei feliz por estares a seguir a minha Mãe. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, ai que linda tuas palavras, me deixas muito bem e emocionada. estamos passando por uma reeducação alimentar e quem sabe o dia de amanhã não nos torne cada dia mais adeptos a comidas naturais.
      É um prazer fazer parte do blog de sua mãe.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Essa Blogagem coletiva está muito boa, gostei da sua sinceridade, as pessoas por vezes evitam ser sinceras quando alguma coisa é polemica e nesse mundo internauta acha confusão.
    Não devemos condenar aqueles que seguem o caminho carnivoro e nem devemos torcer o nariz para aqueles que querem seguir o caminho vegetariano, os vegano ainda não é possível, já que muito medicamentos contém algum derivado animal... Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane.
      Agradeço muito por suas palavras,verdade o respeito com as pessoas acima de tudo. Cada dia aprendemos mais com estas BCS. Seja sempre bem vinda. Beijinhos.

      Excluir

  8. OI VERINHA!
    TENHO LIDO SOBRE ESTA BLOGAGEM COLETIVA, O LEGAL, É A SINCERIDADE DAS PESSOAS AO RESPONDER E NÃO FUGISTE Á REGRA.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    <a href="http://zilanicelia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Zilani, sempre tão presente e com palavras lindas. Não adianta se parecer o que não somos, aprendi isso com minha maturidade, o importante é querer ser melhor a cada dia, Beijinhos.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada Patricia, fico feliz que tenha gostado. Beijinhos

      Excluir
  10. concordo com o teu texto, todavia, precisamos de muito tempo para modificar os hábitos, mas um dia chegaremos lá...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jeanne, não é de uma hora para outra, mas com determinação alguns conceitos podemos realizar de imediato, com certeza haveremos de um dia chegar lá. Beijinhos e obrigada pela visita.

      Excluir
  11. olá,
    obrigada pela visita ao meu blog! venho retribuí-la, dizendo que achei bastante interessante seu ponto de vista sobre o tema da blogagem coletiva. merce destaque uma parte em que você diz que somos responsáveis pelo nosso mundo e que a educação tem um papel importante nesse sentido. vc tem toda razão, é por meio da educação e consciência que se contruirá algo positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moiselle, adorei você por aqui.Suas palavras são de grande valia. Penso que se educarmos nossos filhos quanto ao que comem e usam estaremos caminhando para um mundo mais humano e consciente.
      Beijinhos e obrigada pela visita e lindas palavras.

      Excluir
  12. Minha querida amiga! Parabéns pela bela participação na BC do Chris. Viu o blog da filhota no Blog Novo desta semana? Um abençoado início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, obrigada pelo carinho, vou avisá-la.
      Já estarei indo lá conferir e prestigiar.
      A você tudo de maravilhosa, por seres esta pessoa linda.
      Beijinhos e uma semana agradável...

      Excluir
  13. Oi,Verinha!Que bom que vc voltou!!
    Amei te ver no meu blog.
    E te conhecer mais, através deste post.
    Beijos,da amiga Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Soninha, também estou muito feliz em estar de volta.Beijinhos

      Excluir
  14. Oi, Verinha! Vim retribuir sua visita ao meu espaço, e gostei de algo que li aqui: se há pessoas que vendem produtos à base de couro animal, é porque há pessoas que compram. Isso demonstra bem que essa indústria é movimentada pelos próprios seres humanos e cada um é responsável por mudar (ou não) seus hábitos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Verinha.
    Esta blogagem é interessante, já que obriga seus participantes a reverem seus conceitos sobre sua forma de se alimentar e de enxergar o mundo em que vivem.
    Acho que os maiores problemas do consumo de carne são o sofrimento infligido aos animais na hora de seu abate e o grande desperdício de espaço que é usado para se criar animais soltos na natureza, já que, neste mesmo espaço, daria para se plantar muita coisa (isso mais o desmatamento obrigatório para se criar estas áreas).
    Abraço, Verinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita e comentário é sempre bom recebe-lo por aqui. Nas blogagens é que se descobre e aprende muitas coisas, é uma riqueza de informações. Um grande abraço amigo.

      Excluir
  16. oi, Verinha. Esse foi um dos posts mais verdadeiros e honestos que eu li.
    Também gosto da carne do açougue, e embora tenha certa culpa em comer carne, por saber como são mortos os animais, não faço apologia ao vegetarianismo ou veganismo, apenas defendo o direito dos animais de serem respeitados, no sentido de serem bem tratados e de morrerem sem sofrimento, afinal, estão sendo sacrificados para matar a fome dos seres humanos, então, sejamos humanos com eles, é o mínimo.

    Um beijo pra você e ótima quinta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ligéia, apesar de sermos carnívoros ninguém se engrandece com o sofrimentos dos animais. Hábitos são difíceis de mudar de uma hora para outra não impossível, uma vez que sejamos conscientes de que a vida sempre será acima de tudo e de nossas vontades. Um dia com certeza iremos mudar nossas escolhas, sempre refletindo. Um grande abraço e obrigada pelo carinho. Beijinhos

      Excluir