2 de abril de 2013

E quando eu estiver lendo, subitamente se afaste.


E quando eu estiver lendo, subitamente se afaste.
Leandro Costa

Achei o máximo esta frase, pensei em colocá-la na porta de meu quarto de leitura, sim tenho um quarto de leitura e todos já sabem que quando estou por lá não quero ser incomodada, tenho bem pouco tempo para ler, mas enfim o pouco tempo quero é ficar bem quietinha lendo meu livro. Quem tem o costume de ler ou até é viciado por livros sabe o quanto é terrível pausar um livro em meio a um capitulo, ao menos para mim é, procuro sempre ler um ou mais capitulo de cada vez. Meu marido não entende de forma alguma, respeita, mas não entende, digo a ele que se ele tivesse o habito de ler não pensaria desta forma. Há algum tempo comprei um livro com o titulo: "Onde esta Tereza”, ele ficou maluco para saber onde estava a mulher e todos os dias lia um capitulo para ele. Como ele é uma criatura incrivelmente incrédula ao final do livro disse-me que era algo totalmente absurdo e encheu-me de perguntas das quais suei para responder sobre o espiritismo. Vejam bem, meu avô era espírita e muitas coisas aprendi com ele, não sou uma estudiosa do assunto, não entro em uma discussão com algo que me é vago. Leio porque gosto e me faz bem, como todos os livros de espiritismo. Como já frisei varias vezes não tenho religião, acredito somente em Deus, mas este é outro assunto. 



Voltando aos livros tenho o habito de ler desde meus oito anos quando conheci uma amiga de minha avó que era bibliotecária na cidade onde morávamos, convidou- me a conhecer já que nunca havia feito uma visita. Estive e gostei do local. Ela me incentivou a fazer uma carteirinha para emprestar livros, porem havia um prazo de entrega. Claro que não fui fiel ao prazo e ela teve que ir a casa chamar-me atenção, fui devolver e tive uma multa a pagar. Minha avó me puxou a orelha e me fez a duras penas aprender o que era comprometimento, aprendi é claro. O incrível foi que não deixei de emprestar um livro novamente. 

Fui até lá e escolhi meu próximo livro o qual digo que foi o primeiro que li realmente, porque o primeiro nem recordo sobre o assunto. O livro que peguei era enorme ou eu que era pequena, não sei, só sei que me apaixonei por ele, o assunto era sobre mitologia grega. Li todos os livros da biblioteca sobre o tema e já estava debatendo com as pessoas, mas infelizmente todos que conversava não entendia sobre nada do que falava, era um assunto absurdo para alguns. Até a minha avó dizia que os Gregos eram uns loucos por escrever tamanha barbaridade e lá se foi minhas teorias por água abaixo. 

Hoje leio tudo que me vem à mão, mas dois livros que li durante minha vida e muito marcou foi o MENINO DO ENGENHO de José Lins do Rego, me faz recordar minha meninice também tive um tio Juca, uma tia Maria e descobertas incríveis na infância e adolescência. 

E o livro de Roald Dahl com o titulo de Matilda, foi adaptado para o cinema, sim aquela menininha da foto acima, quem não assistiu e se apaixonou pela doce Matilda, ela também relembrou minha infância claro que não tinha os super poderes, mais o amor pelos livros e ânsia por aprender são as mesmas. Ao ler os dois senti como se estivessem contando minha historia. 


Caminhais em direção da solidão? Eu, não, eu tenho os livros. 
(Marguerite Duras)




Dia primeiro foi niver do Blog Cozinha de Mulher, mesmo um dia de atraso por forças maiores, quero homenagear o blog da querida amiga Sheila. Muito sucesso. Parabéns amigaaaaa.
O meu carinho em forma de selinho em homenagem a este blog que me fez começar a gostar da minha cozinha. Beijinhos amiga e que Deus a ilumine sempre.




O meu carinho e afeto a você amigo(a) querido(a) saibas que já moras em meu coração.
Conte comigo.
Beijinhos.