27 de maio de 2012

Muaná é a primeira cidade do estado a aderir a independência do Brasil.


Hoje não irei escrever nada que deixe triste minha alma, sou muito sensível ou fresca para quem preferir, rs,sou sim, choro por qualquer coisa e fico chateada quando alguem me incomoda com fofocas, detesto, mas tudo bem já passou.

Amanhã aqui na cidade de Muaná-Pará é dia de independência, pois bem Muaná é a primeira cidade do estado a aderir a independência do Brasil.


Vista aérea de Muaná

Pista de pouso de Muaná
Fabrica de palmito em conserva INAMARU

Este texto que vem a seguir retirei aqui .

Típica cidade do interior da Amazônia, Muaná, na ilha do Marajó, destaca-se por promover anualmente um dos mais famosos festivais do Camarão do arquipélago, realizado no mes de junho. 
O município vive do extrativismo de açaí e palmito, da pesca do camarão, de indústrias familiares no setor oleiro-cerâmico, importante atividade econômica para a população do município, além da fabrica de palmito a Inamaru  que exportam o produto para os principais centros do país e exterior.
O nome Muaná é um vocábulo tupi, cuja tradução é "semelhante a cobra". A cidade tem grande importância na história do Pará, com sua participação estratégica nos episódios da Cabanagem, além de ter sido a primeira cidade do Estado a aderir à Independência do Brasil.
Muaná foi elevada a Freguesia em 1757, sob a invocação de São Francisco de Paula de Muaná. Em maio de 1883 alcançou a categoria de Vila, conquistando a condição de Cidade somente em 1895. Atualmente registra uma população de mais de 24 mil habitantes dos quais mais de 70% concentram-se na zona rural.

Praia da pescada- Muaná - Ilha do Marajó - Pará

Por do sol em Muaná

Com um sistema de vida simples, possui ilhas paradisíacas e rios de águas limpas e piscosas e começa a despertar para o turismo. O clima é um convite à parte para quem chega na cidade e hospeda-se em uma de suas hospedarias. Roupas leves e de banho são as vestimentas ideais para circular pela cidade, que possui um povo hospitaleiro e simples.
O rio Muaná que banha a cidade, é o primeiro ponto para um passeio ecológico. A Ilha da Pescada contém a bela praia da Pescada, banhada pela Baía do Marajó e ainda inexplorada, o que a torna mais atraente. Para chegar lá é preciso fretar barco ou lancha e a viagem dura em torno de 20 minutos. As embarcações estão disponíveis para fretes na cidade. O Porto de Mocajuba é muito procurado como lazer pelos moradores. Fica a 4 quilômetros do núcleo da sede do município e localiza-se às margens do rio Cajuúna. Outras duas ilhas paradisíacas e selvagens são a Ilha Palheta, de valor histórico e a Ilha do Mandií. Palheta é banhada pela Baía do Marajó, rio Atuá e furo Palheta. A ilha do Mandií fica a 30 minutos de voadeira da sede da cidade e possui duas praias fluviais: a do Mandií e Farol.Mas nem só de belezas naturais vive a cidade: a Igreja de São Francisco de Paula, localizada na Praça da Matriz e construída em 1760 é considerada uma das mais antigas construções do arquipélago marajoara. 

Ilha Palheta- Muaná

Outra atração histórica é o engenho Palheta, localizado na Ilha Palheta, que impressiona quem lá passa. Um palacete centenário resiste ao tempo junto com o engenho Palheta, local onde os escravos do século XIX produziam açúcar, álcool e cachaça.

Como chegar


Por via fluvial, num percurso de 6 horas desde Belém, através das embarcações balsa Salmista, Proteção de Deus III e V, Embarcação Luzeiro,Comandante Garcia II que saem dos portos Boa Viagem e São Benedito. Por via aérea do percurso é de 30 minutos, com aviões mono e bimotores, fretados.

Porto de Muaná
Barco Luzeiro



LOCALIZAÇÃO

Na costa ocidental da ilha do Marajó, às margens do rio Muaná, faz limites com os municípios de São Sebastião da Boa Vista, Anajás, Ponta de Pedras e Baía do Marajó. Dista 80 Km, em linha reta, de Belém.

Citação retirada deste blog do amigo Daniel Sidônio.

No dia 28 maio de 1823 a então vila de Muaná adere à independência de Portugal, através de um movimento político revolucionário comandado pelo Tenente José Pedro de Azevedo travou uma luta armada contra as tropas portuguesas, assim se tornando o 1º município paraense a ser politicamente independente de Portugal. Mas hoje 189 anos depois, fazemos a seguinte pergunta: 
SERÁ O NOSSO POVO MUANENSE É INDEPENDENTE MESMO?

Esta é uma pergunta difícil da minha pessoa responder, pois vejo que desde que cheguei aqui não vejo melhorias para a cidade, penso que o povo não tem voz ativa. Sem mais comentários, pois não quero me aborrecer falando de um assunto que não vem em questão, tão pouco tempo prefiro esperar as próximas eleições para responder esta pergunta. Quem sabe o povo esteja mais consciente em quem votar.

Então meus amores esta é a cidade em que moro, tem seus encantos. Penso que aqui é um paraíso, apesar de tantos contratempos da vida, aqui no momento é meu lugar. Deus que sabe quanto tempo ficarei por aqui, afinal a vida é cheia de surpresas, não é mesmo?
Termino por aqui e deixo o meu carinho a quem passar e uma feliz semana.


Fiquem com Deus...  :)))