26 de março de 2013

UMA LIBERDADE AMEAÇADA.



A liberdade esta ameaçada, proeza de um bicho preguiça que sem se preocupar procurar por alimento nos lugares mais perigosos e sem temor não desiste de sua busca. Tudo ao seu redor esta tomado, já não mais haverá um espaço seguro, vive a própria sorte. Ontem foram os índios aqueles que os respeitava amanhã a fauna seu lugar favorito para encontrar seu sustento. Tudo mais esta sendo extinto e quase ninguém percebe isso, os poucos que ajudam lutam para mudar a situação, mas será que é o suficiente? Coisas mais importantes estão acontecendo. O PROGRESSO... Tão grandioso progresso e todo resto esta se deteriorando e chega a bater o coração descompassado com medo. Medo do futuro, medo das próximas gerações onde se é permitido comer comidas exóticas, hummm... Uma perna de passarinho não seria nada mal. Há! Um bicho preguiça dá uma força descomunal ao homem que deixou de ter potencia e tantos outros absurdos que haveremos de ouvir... Será que uma lasquinha de humano faria com que este pobre bicho preguiça subisse em uma arvore cada vez mais alto e veloz? Quem sabe...

Infelizmente um fato marcante em Muaná do qual posso destacar aqui é a matança de bichos preguiças em Muaná e quase em todo Pará. Infelizmente é algo que não tem fiscalização, quando reclamado por minha pessoa dizem que é a cultura do povo. Quando morava na Fabrica, via muitos ribeirinhos levando palmito e sempre com uma ou duas preguiças amarradas, as quais seriam seu almoço. Muitas ganhei ao pedir e logo as soltava na mata, onde é proibido caçar. O pior que ninguém mais mata por fome, o Pará é rico em outros alimentos. Escuto quase todos os dias que alguém almoçou ou jantou uma preguiça. Agora nunca vi uma preguiça morta e nem quero ver, mas imagino que sua carne não seja muita, pois ela é magrinha. Já peguei uma preguiça nos braços e não são tão pesadas assim. 
tive o prazer de conviver com algumas que ficavam em casa até se recuperarem, estavam muito debilitadas. Elas viajam por horas e até dias com os pés e mãos amaradas para traz. E quando chegavam elas não conseguiam voltar ao normal, depois de muita massagem e carinho elas iam recuperando as forças e voltavam a seu habitat natural. Não pude continuar com esta busca, sei que foi algo leviano de minha parte em achar que tinha alguma preparação em ajudá-las, mas acredite não havia ninguém que as socorressem. Claro que por covardia não continuei, fiz até vestibular para biologia, mas a faculdade que chegou até a ilha era uma fraude. Então não fui adiante por ter um certo receio, mas quem foi perdeu muito dinheiro. Pois ela deu um grande desfalque na cidade, não foi por falta de aviso, pois ao pesquisar sobre esta faculdade ninguém a reconheceu, mas esta é outra historia da falta de vontade dos governantes em ajudar seu povo. Hoje já não mais faço isso, também por não ser legal, não tenho o poder nas mãos de proibir e nem de denunciar, não posso de forma alguma. Triste mais é fato.


A preguiça é um animal dócil  não tem como se defender, estou falando da especie BENTA como chamam aqui. Ela é carinhosa com seus filhotes, a gestação dura onze messes. O filhote fica agarrado a mãe mais ou menos um ano, se alimentando somente de leite, a fêmea fica menos de um ano, já o macho até mais. Quando eles começam a desgarrar da mãe preguiça saem de seu colo por uns minutos e logo voltam a qualquer ruido. O filhote é um pouco agressivo e com suas garras afiadas tentam agarrar quem chega perto e tem uma força muito grande em suas garras. As unhas enormes que aparecem se forem cortadas sangram até a morte, pois há veias nestas unhas. Eles se alimentam de folhas novas, a Embaúba, a ingazeira, a figueira e a tararanga. A qual mais conheço é a Embaúba que as preguiças adoram muito mais, percebi isso. A caça a preguiça é proibida porem há muitos que apreciam sua carne e caçam a vontade aqui em Muaná, quando eles vão a caça pegam o que vir pela frente. Não respeitam a época de procriação, arrancam o filhote da mãe e os jogam longe, claro que eles não sobrevivem pelo fato de não se alimentarem sós, ou então os vendem como animais domésticos  sim...Tem pessoas que os compram. Quando a preguiça é morta elas choram como crianças pequenas, dá para ver suas lagrimas escorrendo de seus olhos.
O macho tem uma enorme listra no seu dorso amarela e preto e se tocado solta um grito horrível que chega a incomodar a audição, para não dizer que deixa a pessoa maluca.
Ao contrario do que se pensa a preguiça não é tão devagar assim, ela se cansa facilmente e dorme a maioria do tempo, mas é muito esperta, primeiro ela estuda qual galho é o mais forte.
Foi uma experiencia maravilhosa minha convivência com estas preguiças, já faz uns dois anos que parei de correr atras das preguiças, pois não poderia arrumar confusão com os comedores. De uma revolta acabei me envolvendo, mas enquanto puder falar em favor delas continuo, pois não há lei que me faça calar. Só um detalhe tem gente com poder de impedir a matança que se alimenta deste animal.
O bicho preguiça não pode ser criado em cativeiro por conta própria  se não tiver experiencia e um certo tipo de cuidado ele morre, não chega a sobreviver por muito tempo, não há como tê-lo como animal de estimação, quem o comprar estará jogando dinheiro fora, pois este animal não se alimenta de comida, somente com folhas e não é qualquer uma, eles conhecem pelo cheiro e as venenosas eles não comem, conhecem direitinho, é incrível. Uma curiosidade é que eles não fazem suas necessidades fisiológicas  lá dos altos, descem até o chão fazem um buraco com o próprio rabo e ali descarregam. O odor é de folhas trituradas e chá de ervas.

Nossa escrevi até demais não é mesmo, enfim as preguiças me foram a minha luz em amor e determinação, gostaria de poder fazer mais por elas, porem me é proibido e posso prejudicar muita gente inocente que não mereceria. 
Os índios caçavam, mas ao menos respeitavam a época em que os animais procriavam e só matavam para saciar a fome, não por prazer e para acabar com a especie. Hoje os predadores naturais da preguiça já estão extintos, somente o predador homem que as assustam.


Amigos queridos agradeço a quem por aqui passou e deixou o seu carinho. 
Logo irei visitá-los.


Este selo ganhei da Luciana do blog HISTORIAS DE UMA BIPOLAR
com este selinho vem uma tag e suas regras:
1) linkar e elogiar a pessoa que te deu o selo - fácil
2) indicar 15 blogs para receberem o selo - Não irei indicar, pois sempre que indico a pessoa já o fez ainda mais que estou chegando quase no final,kkkkk, outra razão é pela qual nem todos gostam de memes e selos. Mas deixo aqui a disposição e ficaria muito feliz se alguém o levasse, sem pressão.

A tag é: Escrever sete coisas que você gosta:

Primeiro elogiando a amiga Luciana.
Luciana é uma pessoa que conheço virtualmente a pouco tempo, mas foi o suficiente para sentir que ela é uma pessoa de coragem, carinhosa e sempre muito gentil com as pessoas que vão até seu blog, sempre que vem por aqui deixa palavras carinhosas e sua opinião a qualquer assunto que escrevo, amo isso. 

Agora sete coisas que gosto.

1- gosto de conversar com pessoas mais velhas, sempre gostei e agora estou conversando comigo no espelho.
2- gosto muito de agradecer a Deus a todo instante, não quero que ele pense que não percebo as pequenas coisas que me faz todos os dias.
3- gosto de conversar com meu marido, mesmo com as discordâncias, ele respeita minhas opiniões. Aprendo muito com ele.
4- gosto de fazer algumas coisinhas para ver minha família surpresa e feliz.
5- gosto de ficar em um lugar bem sossegadinho para ler um bom livro.
6- gosto de estar por aqui, fico chateada quando não posso.
7- gosto de chegar aqui e ler que alguém gostou do que escrevi, por mais bobo que possa me parecer.

Luciana querida espero que tenha feito certinho e que você não fique triste por não indicar os 15 blogs, espero que entenda minha decisão. Eu adorei participar, pois gosto muito mesmo, estava até com saudades de participar. Muito obrigada pelo carinho em ter me indicado, adorei.
Beijinhos.