4 de julho de 2013

GANHEI UM MEME LIVROS E INDIQUEI UM PARA VOCÊ...


Conhece a Lane do blog Coruja Essência  é só ir lá conferir um blog muito legal com posts de utilidade publica e diversos assuntos super interessantes. Recomendadíssimo.

Continuando ela me indicou para participar de um meme que é um incentivo a leitura, vou ter que fazer uma resenha de um livro a minha escolha que já tenha lido. Nossa fiquei pensando... Sou péssima para fazer comentário sobre um livro imaginem uma resenha, por mais que tenha adorado não sei expressar em palavras o conteúdo de um livro sem compromete-lo. Então escolhi um de meus preferidos que tenho certeza que não o porei em risco, porque há varias resenhas bem mais detalhadas pelo tio Google :) Vamos lá:


 


Menino do engenho é uma biografia do próprio autor, conta sua historia em ricos detalhes, o livro é emocionante e prende a atenção do começo ao fim e prende mesmo.
A história começa quando Carlinhos aos quatro anos de idade perde sua mãe que é assassinada pelo próprio pai em um ato de loucura que ninguém soube explicar e mais tarde fica órfão de pai também. Três dias depois é levado pelo tio Juca para o engenho Santa Rosa para morar com o avô José Paulino, o coronel da região dono de muitas terras.
Chegando conhece a tia Maria, a qual passa a ser sua segunda mãe, conhece os empregados que são seus escravos que cumpriam suas ordens mesmo com sua crueldade, era mimado o tempo todo. O chamavam de coronelzinho.
Fala sobre a vida no engenho, a escravidão, o ciclo da cana de açúcar, abolição, cangaceiros e crendices populares.

Como um animal solto em um campo a própria sorte e em companhia dos primos Carlinhos se aventura pelo engenho, meio menino e meio bicho descobre a promiscuidade e desrespeito sexual, começa muito cedo o sexo. Apaixona-se pela professora e perde a virgindade com Zefa Cajá uma grande mundana dos cabras do eito e aos doze anos de idade, contrai gálico de Zefa  tornando-se o assunto da região. Seu avô começa a ficar preocupado com Carlinhos que não tinha limites e nem educação, então é mandado para um colégio para se tornar um homem de verdade.





“Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que meu corpo” – Carlinhos – Menino de Engenho.



Eu simplesmente adorei este livro, minha professora de português foi quem me indicou e cada vez que o leio tenho boas lembranças. 
Espero fazer jus ao convite seu Lani,mais uma vez obrigada.

Agora vamos aos indicados, normalmente deixo livre para quem quiser participar, mas hoje vou colocar indicar alguns blogs, mesmo assim não é obrigado participar que fique bem claro, vou entender perfeitamente.

não custa tentar...



DESLIGUE A TELEVISÃO...

imagem do Google

Na casa de Osvaldo a televisão fica ligada por 24 horas, sua família era totalmente viciada em assistir o tempo todo, nada os impedia de ver a qualquer hora algum programa. Há televisão pela casa toda e até nos três banheiros, sabe como é né, revista já perdeu a graça. Eles eram como robôs que invadem na madrugada programados na atuação TV o tempo todo. Osvaldo tem que trabalhar e no seu escritório também havia um aparelho e dentro do carro? Claro que sim o transito era lento e para acalmar só mesmo um bom dia Brasil para começar bem o seu dia e com alegria. Oswaldo era um homem totalmente desligado, levantava pela manhã para o trabalho e sua família ainda estavam dormindo ou já fixados na telinha. Não tinha um bom desempenho como pai, marido e o dialogo não fazia parte de sua vida com esposa e filhos. Era até comum no bairro onde ele morava, parecia que todos agiam da mesma forma, a impressão era de que todos agiam como robôs indo e vindo todos os dias, no mesmo ritmo, a mesma vida corrida, vivendo de acordo com opinião e regras da televisão.
imagem do Google
Sua esposa passava o dia todo na frente de um aparelho também, as comidas totalmente esquisitas que eram copiadas de algum programa culinário, suas roupas acompanhavam a moda e a cada corte de cabelo novo que aparecia em alguma novela lá ia ela deixar a cabeleireira doida que queria o corte igualzinho da alguma personagem em destaque na novela. Por diversas vezes até seu jeito de falar se modificava.
Seus filhos não pensavam e nem opinião tinham, estavam programados em viver a vida de personagens de desenho e diversos filmes violentos, pois os pais nem prestavam atenção no que eles assistiam.
Porem aconteceu algo estranho na casa de Osvaldo, a família desreunida cada um em frente a sua televisão assistindo seu programa favorito, sim porque por lá os gostos eram programas de suas preferências, mas são crianças, pensava Osvaldo, quem sabe um dia quando ficarem maiores com certeza algum há de se interessar por suas primazias somente essa era sua preocupação. Há sim... Quase me esqueci de contar do que algo de estranho aconteceu naquela casa televisiva, de repente os aparelhos explodiram caindo no chão sem explicação. O susto foi grande cada um correndo de um lado para o outro e Osvaldo petrificado... Pois não há mais televisão.
imagem do Google
O que fazer naquela hora? Ir à casa do vizinho seria a solução, mas não poderia incomodá-lo sendo que ele dormia muito cedo, pois seu lema era “Deus ajuda quem cedo madruga” então não poderia levar sua família até lá e pensou no Pedro seu vizinho da casa da direita, entretanto não seria possível também ele era tão ou mais fissurado em televisão quanto Osvaldo e não queria tumultuar a casa de seu vizinho sendo que nunca trocaram uma palavra, mal sabia ele o que o aguardava.
Todos na casa pela primeira vez se olharam nos olhos para ver se algum deles encontrava uma saída (houve uma sensação de como estivessem se olhando pela primeira vez), porém não, estavam tão viciados em assistir que esqueceram de que como resolviam dificuldades, seus miolos não conseguiam pensar e por mais que tentassem só conseguiam uma enorme dor de cabeça.
Mas as surpresas não demoraram a aparecer, Osvaldo quase foi à demência, as crianças aos berros e a esposa na maior agitação nem em época da TPM ela se pulsava tanto assim, parecia um dragão guspindo fogo e nos gritos dizia que iria perder o final da novela e o casamento da Dinorá com o Pedrão, não saber de primeira mão como seria o vestido de Dinorá seria trágico, pois como poderia depois comentar com as outras mulheres... Uma tragédia se instalou naquela casa.
Resolveu dialogar, o filho menor ficou sem entender o que seria dialogar e ao meio de tanta confusão se reuniram para encontrar uma solução. Quem começou foi o Osvaldo com cara de bolachão:
- Maria tem que ter paciência, pois estou achando que hoje não poderemos resolver este problemão.
- Espera ai Pedro quem é Maria alguma safada com quem você esta me traindo? Eu sabia igual o que Armando fez com Sandra na novela das seis.
- Como assim quem é Maria, é você minha esposa com quem estou por vinte anos casados. E Pedro é o vizinho, eu sou Osvaldo ta lembrando não.
- Esperaaaaa ai... Muita calmaria nesta hora porque minha cabeça vai explodir, vamos começar tudo de novo sem desespero. Osvaldo é o nome de meu vizinho o que é casado com a Maria, meu marido é o Pedro e meu nome é Renata. Meus filhos é o Joaquim, Serginho, Silvia e não sou ingrata não.
- Não... Não... Não você é que esta fazendo confusão, meus filhos são o Tiago, a Rita, Geraldo e Sebastião... Espera ai Maria... Cadê o Sebastião?
- Eu nem conheço este Sebastião e Renata é meu nome e você meu marido? Não... Não é não.
E naquela discussão ficaram por horas até entender o que havia acontecido. Por fim ficou tudo esclarecido.
Em um dia Renata bate na porta de Osvaldo para pedir uma xícara de açúcar emprestado, Osvaldo pega a xícara, mas nem olha para o rosto dela e se perde na cozinha prestando atenção em um Jogo na televisão e na demora como estava passando a novela Renata resolve se sentar, Maria chega à porta e se depara com ela deitada em seu sofá e achou que entrara na casa errada, pois elas eram todas iguais, se dirige a casa de Pedro sem conferir o lugar, na correria percebe que esta perdendo o capítulo da novela e se senta na frente da televisão, as crianças chegam da escola e pela janela da sala vê a mãe Renata sentada fixada na novela e entram meio que confusos como robozinhos correm para os quartos para frente da televisão e assim do nada trocam de casas sem ao menos perceberem, os maridos continuam nas mesmas casas de origem, mas como não se olham nos olhos nem percebem a troca das famílias em questão e por um ano ficam vivendo assim naquela desilusão. Mas e ai cadê o Sebastião.
Há!!! O Sebastião foi passar um período com os avós não aguentou tanta confusão... Ele nem gostava muito de televisão.
Faltou dizer: E as famílias? Vão bem... Obrigado... Voltaram aos seus devidos lares e desligaram a televisão.


imagem do Google
"Televisão pode até ser uma boa diversão, só não pode ocupar o tempo no qual eu poderia dedicar-me aos meus filhos ou ao meu marido".
Ane Soal

A quem passar por aqui levem meu carinho, abraços e beijinhos.
Um lindo dia feliz.