28 de maio de 2013

MUANÁ COMEMORA 190 ANOS DE ADESÃO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Ilha de Muaná

Hoje 28 de maio 2013 para a cidade de Muaná-Pará é dia de independência, pois bem Muaná é a primeira cidade do estado a aderir a independência de Portugal. 190 anos de independência.



vista aérea de Muaná

Típica cidade do interior da Amazônia, Muaná, na ilha do Marajó, destaca-se por promover anualmente um dos mais famosos festivais do Camarão do arquipélago, realizado no mês de maio. O município vive do extrativismo de açaí e palmito, da pesca do camarão, de indústrias familiares no setor oleiro-cerâmico, importante atividade econômica para a população do município, além de indústrias de palmito que exportam o produto para os principais centros do país e exterior.

O nome Muaná é um vocábulo tupi, cuja tradução é "semelhante a cobra". A cidade tem grande importância na história do Pará, com sua participação estratégica nos episódios da Cabanagem, além de ter sido a primeira cidade do Estado do Pará a aderir a aderir à Independência do Brasil. 

Muaná foi elevada a Freguesia em 1757, sob a invocação de São Francisco de Paula de Muaná. Em maio de 1883 alcançou a categoria de Vila, conquistando a condição de Cidade somente em 1895. Atualmente registra uma população de mais de 34 mil habitantes dos quais mais de 57% concentram-se na zona rural.

Com um sistema de vida simples, possui ilhas paradisíacas e rios de águas limpas e piscosas e começa a despertar para o turismo. O clima é um convite à parte para quem chega na cidade e hospeda-se em uma de suas hospedarias. Roupas leves e de banho são as vestimentas ideais para circular pela cidade, que possui um povo hospitaleiro e simples.

O rio Muaná que banha a cidade, é o primeiro ponto para um passeio ecológico. A Ilha da Pescada contém a bela praia da Pescada, banhada pela Baía do Marajó e ainda inexplorada, o que a torna mais atraente. Para chegar lá é preciso fretar barco ou lancha e a viagem dura em torno de 20 minutos. As embarcações estão disponíveis para fretes na cidade. O Porto de Mocajuba é muito procurado como lazer pelos moradores. Fica a 4 quilômetros do núcleo da sede do município e localiza-se às margens do rio Cajuúna. Outras duas ilhas paradisíacas e selvagens são a Ilha Palheta, de valor histórico e a Ilha do Mandií. Palheta é banhada pela Baía do Marajó, rio Atuá e furo Palheta. A ilha do Mandií fica a 30 minutos de voadeira da sede da cidade e possui duas praias fluviais: a do Mandií e Farol.

Mas nem só de belezas naturais vive a cidade: a Igreja de São Francisco de Paula, localizada na Praça da Matriz e construída em 1760 é considerada uma das mais antigas construções do arquipélago marajoara. Outra atração histórica é o engenho Palheta, localizado na Ilha Palheta, que impressiona quem lá passa. Um palacete centenário resiste ao tempo junto com o engenho Palheta, local onde os escravos do século XIX produziam açúcar, álcool e cachaça.
Fonte: O Liberal

Muaná - Igreja de São Benedito.

Igreja de São Francisco de Paula


palacete centenário


Búfalo do marajó


Fabrica de palmito Inamaru


Praia da pescada- Muaná - Ilha do Marajó - Pará



Por do sol em Muaná

Muaná - Sistema viário da Cidade.
FÓRUM


Porto Muaná



Novo navio Luzeiro

Muaná - Praça 28 de Maio.
Praça 28 de maio


Muaná



Peixe Filhote do Pará



Arena onde é realizado o FESTICAM



"XXXII FESTCAM - A Maior Festa Cultural do Marajó"
FESTIVAL DO CAMARÃO.



camarão do rio... tá servido?


Comidas tipicas do Pará


Muaná é uma cidade linda, mal cuidada, quem sabe com o novo prefeito talvez mude a situação. Esta semana houve uma grande operação da policia civil e militar prendendo 18 traficantes,demais usuários e assaltantes. Ao todo houve 120 prisões. Nas redes sociais onde mais comentaram, mas ainda assim acho uma vergonha os governantes deixarem chegar neste ponto, pois Muaná não é uma grande cidade que não possa ter uma maior vigilância por parte da policia Muanense.
Mas hoje Muaná esta de parabéns pela atitude por se tornar uma cidade independente e assim construir sua historia, bela cidade... Perola do Marajó... Parabéns.



A você que passar por aqui, tenha uma 
maravilhosa semana de muita paz. 
Beijinhos.

:)

Imagem retiradas do Google e outras de meu acervo.


Hino da cidade
por Genésio dos Santos Martins

Muaná, Muaná, levanta hoje teu brado
Aos filhos teus, heróis da liberdade
O centenário que a se desdobrado
Bravura afirma dessa lealdade

Relembra agora como nesta praça
Velho arvoredo aos altos céus alados
Foi testemunha de que o povo em massa
Num só ideal estava congregado!

Trêmula e branca uma bandeira linda
Alçada em gestos firmes de louvor
Mostrava a face de uma era vinda
De paz, de glória, liberdade, amor

Lá do Ipiranga, rio pequeno e mudo
O brado ingente de D. Pedro forte
Tornou-se aqui em Muaná o escudo
Daqueles homens sem temor à morte

E proferindo a decisão bendita
Da sacrossanta e pura independência
Padrão dourado, dessa glória invicta
Legaram-nos a nossa consciência!

Exulta pois ó meu Muaná querido
Que os filhos teus não medem sacrifício
Esse padrão por nós será mantido
Nunca terás a figura do exécio