30 de maio de 2013

ESTOU TENTANDO TRABALHAR.... ;)

Temos um acordo quando viajamos não contamos a ninguém, então cheguei ontem de manhã de Belem, fui até lá fazer alguns exames para saber se estava tudo bem... Claro que esta muito bem coração só estava um pouco cansado mesmo, estou escrevendo aqui porque acho que seria legal deixar os amigos por dentro do que se passa. Fiquei feliz ao saber que tudo esta e ficará bem. Claro que dietas não faltam e alguns cuidados como um acompanhamento do doutor.
Já dentro do banco recebemos uma ligação super em cima da hora para fazer uma exposição dos produtos da empresa onde marido trabalha e aqui estamos nós, não conseguimos fazer uma coisa mais organizada como banner e faixas com o nome da empresa, mas o mais importante esta aqui que é o palmito, a estrela da exposição.

Palmitos açaí 

Gabi e o Grande

Gabi garota propaganda

Ao chegar aos box colocados pela Sebrae em parceria com a prefeitura de Muaná, conheci o senhor  Ivan filho de Muaná, mas que mora em uma cidade vizinha, Abaetetuba. Ele faz artesanato de miriti. Os mais lindos que já vi. fiquei encantada e não poderia deixar de postar aqui. Até abandonei meu box para ficar olhando os artesanatos. Comprei? Sim não resisti. 

a Palmeira de Miriti
Palmeira Miriti

Certamente muitos confundem pé de miriti, também conhecido por Buriti, com coqueiro, principalmente se visto de longe. No entanto, para quem enxerga de perto suas diferenças, se beneficia da diversidade produtiva que essa palmeira oferece. Como é o caso da população ribeirinha de Abaetetuba, cidade vizinha à Belém, no Pará, que extrai seu sustento com novas descobertas de aplicação do miriti, aproveitadas pelo mercado local. 

Dessa palmeira tudo é aproveitado. Do caule, ainda novo, se extrai o refresco e, após fermentação, o vinho. Desta parte vem também o palmito, a fécula e a madeira de textura leve, muito utilizada na produção dos famosos artesanatos de miriti. As talas servem para a construção de paneiros (cestos) e das folhas são feitas redes. Dos frutos, revestidos de escamas triangulares castanho-avermelhadas com polpa amarela e doce, é extraído o óleo comestível, também utilizado para amaciar e envernizar couro. Texto retirado daqui.

Também é feito este lindo artesanato que apresento a todos pelas imagens abaixo, são maravilhosas ou não?

Este barco ele levou um mês para ser feito, 
pois os detalhes e pinturas são bem planejados, é colocado em cima 
do fogão a lenha para ficar um efeito antigo.

Mesa de miriti, é tão leve, mas suporta muito peso.

 Espelhos

Luminárias

Flores, esta fiquei apaixonada, mas ainda não foi possível adquirir, 
mas peguei o numero de cel dele.

Mais flores de miriti

mais uma vez o barco

A esposa do artesão e mais criações.

Mobile de passarinhos marajuara

Espelho para quarto de criança, olha a Verinha ali...rsrsr

Olha o camarão ai gente.

As embarcações marajoaras, bem igualzinho


A modelo da foto não sou eu não tá...rs

porta retratos

Chaveiros
Olha o sr Ivan dando uma palhinha de seu trabalho 
e ele não trabalha com faquinha não...


Bom quem gosta de artesanatos sabem como fiquei aos vê-los, fiquei maravilhada e adorei conhecer o sr Ivan e sua esposa, criaturas muito queridas. No começo ele se assustou com minha pessoa, mas depois ficamos amigos, vou até visitar seu atelie lá em Abaetetuba. Ele e a esposa  participa de varias exposições em vários estados e cidades. Vou até encomendar algumas peças para fazer um sorteio no aniversario de nosso blog, adorei a idéia de sortear algum presente para quem nos segue e tem que ser algo do Pará não é? E ainda terá mais novidades.

Bom estou escrevendo este texto aqui no box, agora deixa eu tentar vender meu peixe, bom vendi três vidros, tá bom ou não? Vamos ver o que o Vilson diz da vendedora...rsrsrsr... 


A quem passar por aqui o meu carinho.
dias de muita paz.