20 de junho de 2013

REFLETINDO

caras pintadas 1992

Passeata dos Cem Mil (1968)
Fotografia foi feita em de 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, durante uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil e que contou com a participação de artistas, intelectuais e setores da sociedade brasileira.

Fotografia: Evandro Teixeira.




Lembro bem da revolta dos caras pintadas em 1992, um movimento onde eles tinham um alvo definido. Uma manifestação feita na paz e conseguiram seu único objetivo. Movimentos assim existem há muito tempo já na década de 60 e 70, para alguns que ainda lembram do movimento para a queda do regime militar entre tantos outros em que os estudantes fizeram parte na historia. Foram épocas de grandes conflitos, mortes, depredação e vários confrontos, tudo por uma democracia livre. 

Hoje até queria ver o povo nas ruas novamente com uma atitude mais digna e com ideais mais esclarecidas, pelo que estão reivindicando realmente. 

Os caras pintadas só queriam a queda do Collor e teve um fim depois de seu pedido de renuncia e nunca mais se ouviu falar do movimento. Desculpe aos demais, mas não vejo neste movimento algo parecido com os anteriores, deram início por causa do aumento do transporte público e de repente estão englobando outras causas e em meios a isso estão lá pelo meio alguns arruaceiros que transformaram as ruas em uma arena de lutas e destruição, Impedindo o direito e ir e vir de outros cidadãos.


Ainda insisto em dizer que cada povo tem o governo que merece, chega de acreditar em promessas mentirosas, para que queriam tanto o voto direto queriam colocar no lugar dele um líder com causa popular, mas cadê este líder se todos já estão corrompidos, porque não mostrar para estes corruptos que o povo tem poder votando nulo, em branco sem medo. O povo esquece sim, apesar de tudo que Collor (o caçador de marajás, eleito pela maioria dos votos) fez, foi suspenso por oito anos e depois foi eleito senador pelo estado de alagoas, como pode isso? Mas vamos ver o que acontecera nas urnas daqui para frente. Ainda não acredito que para ser ouvido tem que gritar, pois acho que um voto em branco ou nulo. O povo daria sua mensagem de basta, chega de corrupção. 


Resolvi colocar este texto com minhas palavras do que penso sobre tudo que esta acontecendo, meu marido até escreveu um texto para enriquecer este post, mas como o achei muito forte, apesar de termos uma visão bem parecida, ele é bem mais polemico, não o colocarei em respeito a vocês leitores, há coisas demais que muitos não conseguiriam entender sua visão.
São trinta anos observando estes políticos brasileiros e se colocar todos em um liquidificador não daria nem meio copo de aproveito.

Espero não ter ofendido a ninguém com este post, lembrando que não sou contra o povo e sim contra certas atitudes que estou observando.

movimento diretas já



O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.