19 de agosto de 2011



gravidez na adolescencia 300x199 Dicas para evitar gravidez na adolescência
É um absurdo que nos dias de hoje tenha tantas adolescentes gravidas e ativas quanto ao sexo, me pergunto o porque, não é por falta de informação, porque hoje é o que mais se fala na mídia, tem até programas voltados a este tema. Um dia conversando com uma mãe, descobri onde esta o problema, falta de informação dos pais, eles se recusam a conversar sobre este assunto com os filhos. As mães tem vergonha e o pai acha que o filho tem que descobrir sozinho. Agora imaginem como que o adolescente fica em meio a essa falta de interesse dos pais.
Como havia comentado no inicio, achava o adolescente ingenuo e um tanto tolo, mas não, tem fatos que acontecem quando somos crianças e nunca mais saem da nossa mente, fica no intimo como marcado a brasa, sei disso porque tem coisas que passei e vivi que até hoje me martela e não esqueço. Quando um pai e uma mãe desacreditam de seu filho, ele fica sem chão e sai cometendo bobagens e colocando sua vida em um futuro duvidoso e sem luz. O acompanhamento e o apoio dos pais é muito importante na formação do caráter do filho, ele se torna um jovem forte e com determinação para o melhor em sua vida. Falar abertamente é preciso, não adianta fazer de conta que nada vai acontecer, achar que seu filhinho ou filhinha não tem curiosidade, que não pensa no assunto, que vai passar por esta fase tranquilo, estão se enganando a si próprio.
Reprimir esses desejos não é o caminho, se o adolescente não encontrar na sua casa o dialogo e informações necessários, ele buscará lá fora e as fontes nunca são adequadas e corretas. 
Nas escolas hoje este tema surge em questão e debate, mas penso que a família tem que entender que a responsabilidade maior e unica são deles.

Já dizia o ditado: " é melhor prevenir do que remediar" 

Nenhum comentário :

Postar um comentário