13 de outubro de 2012

CADÊ O POVO DE MUANÁ? FOI PARA O CÍRIO DE NAZARÉ EM BELEM...

Neste fim de semana começa a festa do Sírio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo. Assim é dito por aqui. A cidade de Muaná fica simplesmente vazia, as pessoas migram para a cidade de Belém para participar dos festejos programados. Neste tempo que estou aqui nunca participei, por vários motivos e o principal por não acreditar em imagens, como já mencionei em vários post, respeito muito, mas não me vejo no meio do povo segurando uma corda para pagar promessas, também nunca fiz promessas. Não acredito que para conseguir uma coisa precise prometer alguma coisa a Deus e depois como também já mencionei fui criada por um homem que dizia assim: “se posso falar diretamente com o chefe para que vou me meter com subordinados”, concordo com ele. Minha avó não concordava, mas os dois sempre se respeitaram em suas crenças e cresci assim livre para escolher no que acreditar e seguir, por via das duvidas resolvi ser assim bem deste jeitinho, amando e respeitando a todos. 


O que sinto por aqui é que o Sírio da Nossa Senhora de Nazaré é muito respeitado e tem muitas pessoas que são apaixonados  chegam ao extremo de suas forças em participar da corda, é uma corda de sisal (corda feita com fibras de folhas) com quatrocentos metros e pesa setenta quilos. Também tem um carro de promessas que vão coletando todos os votos de devotos que conseguiram uma graça. Tem pessoas conhecidas minhas que vão nesta corda, para chegar até ela não é fácil, as pessoas vão bem comprimidas, algumas vão descalço e o sol é escaldante, onde muitas passam mal e até desmaiam na caminhada. Dizem que mal dá para respirar, tem que ter um preparo físico e beber muita água pelo caminho e olha que jogam jatos de água para aliviar o calor.

21 comentários :

  1. Sim, é uma bonita festa. Eu não sou religiosa, mas admiro essa devoção, disposição.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana é uma festa bonita, pois tem também procissão via fluvial, apesar de achar uma caminhada sofrida e achando que não necessária, mas sempre respeitando as tradições deste povo fiel ao que acredita. Beijos.

      Excluir
  2. Olá Verinha!
    Minha amiga, vim aqui visitar-te e para te dar um beijinho. É muito bom receber a tua visita. O teu carinho. Obrigada. Desculpa se ando mais quieta, ausente mas estou a passar por uma reviravolta de 180º, como disse no post de ontem e estou a recuperar forças. Com o tempo tudo se irá compor com a graça de Deus.

    A respeito do teu post, digo-te: tenho respeito por todas as crenças embora, nem sempre consiga ter entendimento para compreender certas actitudes de seus fieis. Mas respeito. Aqui em Portugal, hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima. Os peregrinos e fieis rezam para ocorra uma mudança no governo, pois estamos em crise económica e laboral. Não há trabalho. Não salários e muitas pessoas estão a passar fome. O governo português todas as semanas aumenta a gasolina, vai aumentar o IVA para 2013, criou um novo imposto, corta nos subsídios de quem mais precisa e mais uma série de atrocidades, que parecem não mais acabar... Enfim.

    Um beijinho, amiga e desculpa o desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho acompanhando as noticias sobre Portugal e me entristece em saber do sofrimento do povo. É inacreditável um governo deixar o pais chegar em um ponto destes e a população que sofre. Imagino o desespero de não ter com que se alimentar. Que Deus abençoe esta terra que logo apareça uma solução para que tudo melhore.
      Não tem que pedir desculpas amiga, muitas vezes nos faz bem poder dividir uma preocupação com alguem, colocar para fora o que esta reprimido, faz um bem enorme.
      Sei que não é fácil, porem não devemos perder nossa fé por dias melhores.
      Um grande abraço bem apertadinho para ajudar a aliviar suas preocupações.
      Beijinhos e um domingo de paz.

      Excluir
  3. Bom dia Verinha...
    Passando pra te desejar um dia lindo.. cheio de boas notícias.. muitas cores... muitas flores.. muitos mimos.. srrs
    Enfim que o seu dia seja perfeito!!

    Menina!! Quanta gente em? Jesus amado!!

    Um beijo carinhoso e um fim de semana especial viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheila,
      Obrigada por sua presença sempre encantando com palavras agradáveis.
      Um maravilhoso domingo cheio de coisas maravilhosa a você também. beijinhos.

      Excluir
  4. Eu já ouvi falar deste Círio de Nazaré, mas não sabia onde e nem como ocorria. Seu blogue também é cultura. :)
    Eu já li relatos seus a respeito de imagens que até me fez pensar que fosse evangélica, no entanto, se fosse, estaria se contradizendo ao dizer que não é preciso ceder nada a Deus porque Ele não pede nada em troca, visto que o que a maioria (para não generalizar... #assovia) destas denominações vendem bençãos, direta ou indiretamente.
    Eu tampouco creio em santos, intercessores, já acreditei em intercessores anjos, contanto, penso que devo escrever um post para explicar isto porque aqui ficaria imenso, outro post, para variar. No entanto, eu respeito em quem crê e discordo com a expressão "subordinados", afinal, o próprio Jesus afirmou: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai".
    Isto inclui a nós, os anjos e, obviamente os santos que já estiveram neste plano como nós e O aceitaram. Portanto, pela visão de Cristo, do Cristianismo, os que O aceitaram não são mais seus subordinados e sim, amigos.
    Não se surpreenda, eu estudei tanto a Bíblia Protestante, Católica, quanto a Satânica, rs. Espiritualidade, em todas as suas vertentes, sempre me interessaram.
    O que me deixa perplexo é o sacrifício que pessoas fazem por não conhecerem as Escrituras, o sacrifício era válido no Antigo Testamento e cristãos não devem mais viver em função dele e sim, do Novo, ou o sacrifício de Jesus na cruz e a nova aliança que fez com seu povo teria sido em vão.
    Bom sábado Verinha.


    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, se meu avô estivesse ainda nesta vida ele diria que você é um prodígio, quanto conhecimento, estou impressionada mesmo, fiquei de boca aberta.Na verdade estou esta semana perplexa com varios fatos que vem acontecendo por aqui e vendo estes montes de absurdos é que fico cada vez mais ciente que nada sei e quem sabe é só Deus mesmo. Tem coisas que me irritam e hipocrisia é uma delas. Estou um pouco descrente por estes dias.
      Obrigada pelo comentário muito rico, aprendi mais um pouquinho hoje. Beijinhos.

      Excluir
  5. Pois é Verinha... o que uma corda pode fazer por nós??? Mas, cada um é um né? E o Livre Arbítrio foi dado por Deus a cada um.
    OBS: eu também não faço promessas.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Jan, Deus quer tão pouco de nós, nada que exigisse tanto esforço somente que nos amamos e que respeitamos um ao outro. Com certeza o livre arbítrio nos foi dado.
      Baraços jan.
      Um feliz domingo

      Excluir
  6. As manifestações de fé são muitas e diversas. Eu procuro sempre respeitar a todas, embora não professe nenhuma religião, creio em Deus mas sou agnóstico. Compartilho do mesmo pensamento que apresentas no texto, não creio que necessite de intermediários para falar com Deus. Quanto a imagens, creio que possam apenas servir como representação do objeto de nossa fé, mas nunca como adoração. Assim como guardamos fotos de nossos avós falecidos, e serve para que possamos lembrar e pensar neles, desta maneira vejo as imagens de santos, um instrumento para representar. Fiquei impressionado com a multidão, realmente uma jornada extenuante. Bom fim de semana. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Obrigada pela visita, adorei seu comentário, muito bem saber que em muitos pontos você compartilha da idéia.
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Também não me vejo nessa situação, Verinha. Aliás, acho que para pedir não é necessário nada disso. Nem fazer promessas, nem pagar dízimo, nem formar corda humana, nada. Basta conversar com ele. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Sérgio é digno de louvor quem tem uma ligação direta com o pai, nada contra quem necessita estar em sintonia com uma fé em um santo ou santa. Mas ainda penso que Deus acima de tudo.
      Obrigada pelo carinho da visita. Beijinhos.

      Excluir
  8. ·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿
    Bom dia!!!
    Que esse domingo traga só alegrias
    pra vc, com essa bela postagem
    Elogiando e agradecendo sempre a
    sua presença, deixo um abraço
    Com essa festa maravilhosa, nunca vi
    mas já ouvi falar e muito dela
    Bjuss
    Rita!!
    ·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿·´✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha minha querida, que delicia este seu comentario, obrigada por sempre estar aqui deixando um carinho. Beijinhos.

      Excluir
  9. Oi, Verinha. O mais importante não é acreditar ou não em imagens, mas respeitar as escolhas de cada um, e isso você já faz. Embora eu participe de procissões, penso que a fé não se mostra machucando um indivíduo, por isso tenho minhas reservas sobre até que ponto é saudável se espremer para pegar na corda, mas respeito quem o faz. De qualquer forma, acho lindas festas de manifestações culturais. Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bia, tenho muitos amigos que estavam nesta corda,acho que eles são muito corajosos ou sua fé é maior, mas apesar de não concordar respeito suas escolhas. A festa realmente é linda.
      Obrigada pelas palavras. Beijinhos.

      Excluir
  10. Verdade Verinha, cada um com sua crença! Desejo um feliz e abençoado domigo! muita paz. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nice pelo carinho da visita, uma feliz semana. Beijinhos

      Excluir
  11. Olá, Verinha.
    Também acho que cada um deve exercer sua fé da maneira que lhe for mais conveniente, mas submeter-se a extenuação física, perigando a pessoa passar mal apenas para provar sua fé não me parece ser algo que faça muito sentido.
    Abraço, Verinha.

    ResponderExcluir