29 de dezembro de 2011

ALGUMAS COMIDAS TIPICAS PARAENSES....


TURU

Além da beleza, Marajó se destaca pela sua gastronomia, rica e simples ao mesmo tempo: a carne de búfalo, o frito do vaqueiro, o filé marajoara, o leite de búfala, o queijo do Marajó, os pescados, e até o estranho turú, molusco comprido que dá nos mangues e comido cru pelos catadores de caranguejo. Há, felizmente, uma versão, digamos, assim, comestível, que é a sopa de turú, muito apreciada pela população da ilha.
                                                                                                                                          Paulo Lobato

A sopa de turú (à direita). À esquerda, o turú, antes de virar sopa

O turú, com todo o respeito, parece um verme e, por conta disso, sua aparência não é das melhores. Mas é de alto teor nutritivo. Vive dentro do tronco do mangueiro (árvore dos mangues que pode chegar a 30 metros de altura), alimenta-se da seiva da árvore e pode chegar a um metro de comprimento. Para se fazer a sopa, que pode ser provada no Paraíso Verde, em Soure, corta-se o turú em pedaços pequenos e cozinha-se com água e tempero. O resultado é um caldo de sabor forte. Dizem na ilha que é afrodisíaco.


MANIÇOBA


A maniçoba traz, no seu preparo, a marca do preparo da comida dos índios da Amazônia. É um prato feito de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurantes e barracas de comidas típicas da cidade.


TACACÁ

Tacacá que é feito à base de tucupi e leva jambu, camarão e goma.

Composto de quatro ingredientes básicos: Goma, é literalmente uma goma feita do amido extraído da mandioca. Tucupi muito quente, é um caldo amarelo de sabor levemente azedo, mas muito surpreendente. Jambu cozido, parecido com o agrião por apresenta um leve ardume, mas com um efeito surpresa que deixa qualquer um intrigado. Na medida em que é consumido estas folhinhas vão causando uma leve dormência nos lábios. Camarões Secos e Salgados. E mais temperos como alho, cebola e pimenta de cheiro, se assemelha muito com uma sopa, mais por ter forma de caldo e de ser servido quente, do que pela maneira como é consumido. Essa mistura de ingredientes com sabores marcantes e únicos, mas de uma harmonia espetacular, vai invadindo a boca e se revelando em toda sua potencialidade de sensações, na medida em que o Jambu vai adormecendo os lábios, o tucupi esquentando o corpo, a pimenta se fazendo presente e os aromas se combinando. Apesar de ser quase uma sopa, como já mencionei, este prato não é servido como uma refeição principal, ele é mais consumido do meio para fim da tarde, como um lanche, de preferência após a tradicional chuva belenense. É tipicamente uma comida de rua, vendida em carrinhos espalhados pela cidade. 

PATO NO TUCUPI

[credito=Foto: Sandro Araújo]

Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandiocabrava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.
O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria amazônica à base de camarão chamada tacacá, que são vendidos e populares em diversas feiras e ruas de Belém e interior do Pará.






Um comentário :

  1. Abra o novo livro de sua vida.
    Suas páginas estão em branco.
    O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo."
    Que você possa ter Paz, alegria, amor ,
    para colocar nas novas páginas que o Senhor está nos dando !
    Que a paz e a luz chegue a todos os corações do Mundo.
    Que todos os governantes antes de ver suas mesas fartas
    olhem para a miseria que esta no Mundo.
    Deus abençoe seu Ano Novo.
    Paz ,saude ,fé ,amor e sernidade para suportar tudo
    aquilo que não poderemos mudar.
    Um Feliz 2012.
    Beijos no coração .
    Conto com sua amizade e carinho
    conto contigo para seguir minha viagem.
    Eu espero estar sempre contigo.
    FELIZ ANO NOVO.
    Beijos carinhos ..Evanir

    ResponderExcluir