2 de setembro de 2011

A figura não parece uma colagem infantil?


AdeleI


A figura não parece uma colagem infantil? Você sentiria algum prazer em colocar esta pintura num quadro tamanho 1.38 x 1.38 cm  e pendurá-la na sua sala? Acha alguma beleza nesta verdadeira colcha de retalhos? Se encontrasse essa tela jogada num canto qualquer de uma casa, misturada a outras quinquilharias, ela teria algum valor para você? Quanto pagaria por esta tela, mesmo que ela estivesse numa moldura luxuosa? Duzentos reais? Mil reais? Cinco mil reais?
Pois deixe-me lhe contar algo desconcertante para qualquer mortal neste mundo. Esta pintura é conhecida como "Adele  Bloch-bauer I”, pintada pelo austríaco Gustav Klimt, em 1907 e foi comprada por 135 milhões de dólares (duzentos e oitenta milhões de reais) pelo bilionário franco-americano Ronald S. Lauder, dono das empresas de cosméticos Estée Lauder, conhecida no mundo inteiro. Você já tinha ouvido falar em Klimt?  Nem você, nem bilhões de pessoas que passaram ou passarão por este mundo, nem eu saberia se não fosse pela curiosidade em saber qual era o quadro mais valioso do mundo. Até então julgava que fosse a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci ou “Jovem com cachimbo”, de Pablo Picasso. Mas estávamos todos enganados. O material usado na pintura mais cara deste planeta, onde foram gastas meia dúzia de vidros de tinta a óleo tamanho médio, um vidro de óleo de linhaça ou terebintina, tela de tecido e uma moldura de madeira não nobre; custaria algo em torno de duzentos reais. Em geral uma pintura como essa poderia gastar duas semanas, dois meses ou mais se o pintor fosse dedicado. Nos dias atuais um pintor experiente consegue fazer algo parecido em dois ou três dias de trabalho. Assim, poderemos ser generosos e dizer que o nobre pintor austríaco Gustav Klimt merecia ganhar um salário de um designatório, que criou uma página muito criativa para determinado cliente e gastou uma semana de trabalho árduo. Pagaríamos a ele o equivalente a 600 reais. Assim, teremos um total de 800 reais e mais uma taxa de urgência de duzentos. Chegamos, portanto, a um valor real do produto de mil reais. É razoável? Você considera um valor suportável para quem gosta de coisas exóticas e aprecia a art noveau?





naturezaanimais

Talvez chegue o dia em que os seres humanos aprenderão a valorizar mais um animal, ou mesmo uma plantinha viva, que pode conter o antídoto para tantos males do corpo e da alma, do que as jóias que nem servem para comer. Chegará o dia em que o verdadeiro valor seja dado ao que mantém, sustenta, regenera, cura, salva, constrói, protege, educa, alimenta, mata a sede e dignifica a Natureza em toda a sua essência e beleza. Neste dia teremos encontrado as verdadeiras e incomensuráveis riquezas da vida.
Texto extraído do site :http://www.artigonal.com

Um comentário :

  1. Sem comentários...seu blog é lindo demais! Parabéns! Beijos
    Jacqueline

    ResponderExcluir