8 de agosto de 2011

Zynga pede que games como ‘MegaCity’ sejam retirados do Orkut


A produtora de games Zynga, responsável por games em redes sociais como “Farmville” e “Cityville”, entrou com um processo no Brasil contra a Vostu, dona de “MiniFazenda” e “MegaCity” por violação de direitos autorais de games e concorrência desleal com base na cópia de quatro jogos da Zynga feita pela Vostu.
A companhia, por meio de um comunicado, pede que a Vostu e o Orkut, do Google, retirem os games “MegaCity”, “Café Mania”, “Pet Mania” e “Vostu Poker” do site.
Em e-mail enviado ao G1, o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis, disse que “inspirar-se os jogos da Zynga é uma coisa, copiar partes fundamentais do produto, sua estratégia de negócio, marcas, entre outros quesitos é muito diferente”. Ele termina, dizendo que a Zynga “reconhece a Vostu como uma empresa de games sociais, mas que a tentativa de violar os direitos autorais é contra a lei”.
O processo é similar ao aberto contra a Vostu nos Estados Unidos. A Zynga alega que foi copiada em ideias, conceitos, modelo de negócios, design e até em erros dos games.
De acordo com o site TechCrunch, a Zynga, no processo registrado em uma corte da Califórnia, nos EUA, mostra imagens que comparam os games que estão no Facebook e no Orkut das duas empresas. A produtora de games de sucesso nas redes sociais também já enfrentou processos similares, mas alega que até um erro de “Cityville”, em que construções gobvernamentais não precisam estar próximas das ruas para funcionar, está em “MegaCity”.
Ao G1, a Vostu, em comunicado, disse que a ação não tem fundamento. “A empresa litigiosa dos EUA é conhecida por suas táticas legais agressivas e não causa nenhum impacto sobre o nosso compromisso e serviços para com os nossos usuários. Pelo contrário, enquanto nosso concorrente se preocupa em brincar de jogos jurídicos, a Vostu continuará direcionando seus recursos e esforços para criar jogos que entretêm e divertem milhões de fiéis usuários no Brasil”.
A Vostu, após o processo da Zynga, afirma que “entrou com réplica judicial ao processo em resposta ao processo anterior” conta a companhia. “No novo processo, a Vostu mostra que diversos games de diferentes desenvolvedores, possuem layout semelhante” aos vistos em jogos criados pela Zynga.
Em um DVD que faz parte do processo, e que teve imagens divulgadas na internet, a Zynga faz um comparativo entre “Cityville” e “MegaCity”. A empresa pede que os games da Vostu sejam retirados do ar.
Vostu e Zynga desenvolvem games para redes sociais como o Facebook e o Orkut. Segundo o jornal “The New York Times”, a Zynga, com “Farmville” e “Cityville” é líder do segmento no Facebook, enquanto a Vostu, com “MegaCity” e “Mini Fazenda” tem 35 milhões de usuários no Brasil, sendo 25 milhões apenas no Orkut.

Nenhum comentário :

Postar um comentário