22 de novembro de 2013

FOI EU QUE FIZ .... NOVO MEMBRO NA FAMÍLIA...

Esta época não é muito fácil de achar Turu (cupim do rio) a tanto tempo pedindo para as pessoas conseguir até que minha amiga trouxe-me. Mas acontece que ela o trouxe cru e eu nunca havia preparado. A vontade era grande então resolvi prepará-lo. Seguindo o passo a passo obtive êxito, ficou bem igualzinho ao que já comi feito pelas paraenses, filhinha disse que ficou melhor, mas ai isso não conta porque sei que ela é minha fã e muito fofa e linda.


imagem da verinha


Primeiramente o coei em uma peneira e reservei a própria água que ele vem, fica uma água branca. Lavei-o com bastante limão e deixei a água escorrer. Devolve-o para a água branca e colocam os temperos, cebola de cabeça, tomate e o cheiro verde tudo bem cortado. Depois coloca sal e um poço de suco de limão. Coloca para ferver. Ao levantar a fervura desliga. Não pode deixar ferver se não ele coalha e perde o sabor.
imagem do tio Google 
Parece super fácil não é? E eu achei fácil mesmo, todos me diziam que tem que saber preparar, mas então eu sei, porque ficou uma delicia. Tem pessoas que comem ele cru, mas francamente não gostei, prefiro o caldinho com o gostinho de limão. Delicia...

O Turú uma iguaria afrodisíaca, ele é um animal extremamente limpo, pois ele revestido por uma mucosa composta por substância antibiótica; de modo que usado também como fortificante. Quem gosta de frutos do mar com certeza vai apreciar esta iguaria paraense.

Quer saber mais sobre o Turú vem aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma novidade que chegou....

Luna

Esta é a Luna tem quase três messes, ela chegou para trazer mais alegria, com a partida da Catarina que nos deixou bem triste, ela veio amenizar a tristeza dando mais vida a casa. Eu não vou atrás dos animais são eles que vêm até mim, afinal o jabuti que esta aqui em casa voltou lá do meio do mato onde soltei e veio parar novamente em meu portão, ele ficou e logo veio uma companheira trazida por um amigo que não tinha como tê-la mais em casa, sim porque aqui estes animais acabam na panela de alguém e aqui eles estão seguros, mandei até fazer um cantinho para eles com uma pequena piscina.

Luna e Shivan

Shivan estranhou um pouquinho, mas logo se conformou com sua chegada,  na verdade ela o incomoda muito latindo e tentando o morder, quando sinto que as brincadeiras do Shivan estão muito estupidas afasto os dois. Mas que é lindo ver os dois interagindo isso é...
Ela já senta quando é pedido, não entra na casa sem ordem e já tem um catinho para suas necessidades fisiológicas... Ela não incomoda em nada, até o marido esta encantado com a rapidez em que aprendeu.
O Shivan quando chegam visitas eu só aponto para o canil e ele obedece e parte para lá.
Nunca usei de força para ensiná-los, somente carinho e atenção.
Dicas: comece a ensinar seu cachorro a partir dos quatro messes que eles compreendem muito bem o seu tom de voz, nunca grite para que ele não tenha medo de você e sim te respeite. O que precisa com o filhote é paciência, pois tem que repetir os exercícios varias vezes, sempre dando um intervalo para descanso. Seja firme no falar e não seja cruel com seu cachorro, ao contrário do que todos falam os cachorros criam raiva de seres humanos cruéis, cada animal tem seu tempo de aprendizagem. Já tive mais de vinte cachorros e sempre tive exito em ensinar. Para ensiná-lo sempre tenha uma recompensa gostosa em mãos e nunca dê comida na boca dele quando não estiver ensinando, use deste artificio somente na hora dos exercícios de aprendizagem. Quando estiver comendo alguma coisa não jogue comida no chão para que ele coma, o animal fica sem vergonha e pode ser que ele pule em você para pegar mais comida. 
Não ensine com plateia em volta, o filhote perde a concentração. Faça os exercícios sempre no mesmo horário, que ele já vai saber quando você o chamar.
Claro que estas são dicas de uma amadora, não quer dizer que seja correta, mas como já percebi alguns erros que já fiz que acho útil compartilhar.


Luna

-----------------------------------------------------------------------------------------------



“Ao contrario do que falam, cães não sabem quem merece seu amor, eles amam incondicionalmente, independente da situação financeira, ele será sempre fiel a você.
 Mauro Arruda – 
Petfeliz”


A você que passar por aqui leve meu carinho.
Beijinhos.


10 comentários :

  1. O prato parece ser bem bom,.nunca experimentei! A Luna, feliz, já sentindo o calor do aconchego por aí! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Nem conhecia o Tutu vou no link que indicou, qto a Luna é muito fofa mesmo, e esta certa para educar carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  3. *Verinha, estou aqui conhecendo este teu espaço e julgando-o EN-CAN-TA-DORRRRRRRR !!!

    *Já te sigo !!! :))

    *Verinha, não sou muito chegada em frutos do mar não ! Li o seu post sobre o Turu mais para

    conhecimento mesmo !!!

    *Vera, sou APAIXONADA por cachorros e , no momento, por vários motivos,

    não tenho nenhum !!!

    Vera, faz poucos anos que eu perdi três cachorros : o Totó , era o mais velho na casa; a

    Floka, era a esposa do *Mr. Totó e o *Pompis Jr. filho dos dois !!! Perdi-os em menos de dois anos

    e fiquei MUITO TRISTE !!! :(( Agora, estou dando um tempo para o meu emocional ! Além do mais,

    somos só eu e o filho em casa e ambos saímos para trabalhar ! Não gosto de deixar os animais

    sozinhos muitas horas !!!

    *Verinha, tenha um bom final de semana !

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    P.S. - *Ah, por curiosidade, você aniversaria em que dia e mês ?! (Gosto de saber o signo das

    pessoas !!! ).

    ResponderExcluir
  4. Que susto, Verinha!
    Pensei que o novo membro da família fosse o tal Turu kkkkkkkkk!

    Eu também tenho uma Luna... mas a sua também é bonitinha e educada ;-)

    Abração
    Jan

    PS: Parabéns pela culinária regional!
    Parabéns pela nova integrante da família!

    ResponderExcluir
  5. Olá Verinha
    Adorei conhecer os seus "Bichinhos"
    Sim, eles são super companheiros e amigos de todas as horas
    Deixo um beijinho para tí e afagos nos peludinhos
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Ótimo sábado, Flor do Marajó!

    O turu me lembrou as exóticas tripas de galinha que os caboclos preparavam em minha infância roceira, todavia elas eram fritas e ficavam deliciosas com limão.
    Parabéns pela cachorrinha, felizarda como só!

    abreijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Verinha, como vai? Adorei suas dicas com os cães. eu tenho pensado em arranjar um, adoro cachorros, mas é preciso estar bem financeiramente para os cuidados veterinários. quanto ao prato que preparou muito diferente, eu nunca havia ouvido falar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga querida
    “A beleza e o sentido da vida estão contidos em gestos de carinho e delicadezas... além das palavras de apoio e incentivo oferecidos nos momentos em que mais precisamos.” Hoje venho agradecer o teu carinho, a tua amizade e tua compreensão pela minha ausência na tua linda casa virtual. Obrigada pela presença constante e por seu afago sempre recheado de amor e ternura.
    Beijos de amizade no teu coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  9. Oi, Verinha!!
    Não conhecia o turu e pelo jeito nunca o verei. Se foi difícil para você encontrar, imagina pra mim que até mesmo lambari está complicado achar :)
    A Luna tem uma carinha muito boa :D Eu adoro cães e perdi a Marie recentemente. Vou ter que esperar um pouquinho para arrumar um outro companheirinho.
    É muito bom encontrar pessoas que respeitam os bichos e sabe como tratá-los
    :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite, Querida amiga Verinha!
    puxa, o turú deve ter ficado delicioso, meu cunhado e cunhada ,que são paraenses, devem até saber fazer.Vou salvar e mostrar depois para eles.
    Belas dicas para com os cães, e a Luna é linda!Adoro "aumigos" !
    vim agradecer o carinho pela visita e comentário, e ah, pela presença ao meu blog dois.Obrigado, de coração!
    Belos dias, bom início de semana, paz e luz!
    Beijos!

    ResponderExcluir