10 de maio de 2013

Minha homenagem ao dia das mães...



Toda mãe que se preze tem uma historia engraçada de seu filho para contar, qual sua primeira palavra, gracinha ou uma arte que tenha feito.
Sou uma destas mães que ficam falando das filhas o tempo todo, amo relembrar de varias situações que passei ao lado delas. Claro que não sou tão normal quanto as outras mães, mas com um amor enorme por suas criações lindas.
Tenho duas Ana... Ana Paula e Ana Gabriela queria fazer a Ana Maria, Ana Claudia, mas não foi possível, então parei nas duas por motivos de saúde.
Meus relatos do dia das mães são incríveis então resolvi escrevê-los aqui para mostrar um pouquinho as maravilhas de ser mãe e também avó.


Ana Paula (3 anos)
Lembro-me que em um dia das mães fui convidada a uma apresentação das crianças na escola em homenagem ao dia das mães. Minha filhona a mais velha , sempre foi a mais tímida e a mais sossegada, estava toda feliz em me fazer a homenagem, apesar de não gostar de se expor concordará em participar da homenagem. Chegando lá ela já estava nervosa e me perguntou o porquê de tanta gente, disse a ela que todos vieram assistir a homenagem, ela apertou minha mão com força. Por fim ela subiu ao palco, o que ela não sabia que todos os filhos subiriam ao palco para homenagear suas devidas mães, foi onde ela caiu no choro, corri até ela e perguntei do porque daquela tristeza, então foi onde descobrimos que em sua cabecinha a homenagem era somente para mim e não as outras mães, até o publico ela iria tolerar, mas as crianças usando seu espaço seria o fim. Claro que a levei para casa aos prantos , queria rir porem não poderia fazê-lo em sua frente. Chegamos em casa montei um palco e lá soluçando ela fez a homenagem somente para minha pessoa e mais ninguém, chorei e aplaudi milhares de vezes e ela ficou feliz fez seu show só para sua mãe.

Ana Gabriela (1 ano)
Agora a Ana Gabriela com convite em mãos veio me convidar para sua apresentação na escola, perguntei a ela se sabia que seria uma homenagem a todas as mães, ela disse-me que sim que a diretora já havia ida até sua sala dizer isso, talvez a diretora estivesse preocupada pelo escândalo da Pepe a anos atrás, então ela me explicou que seria um teatro sobre uma mãe que havia sumido e a criança foi até um rei para que ele ajudasse a procurá-la, e que a criança seria ela. No dia esperado cheguei à escola e ela já estava lá toda sorridente, totalmente diferente da irmã não era nada tímida. Começando a peça ela entrou no palco toda cheia de si dizendo suas falas divinamente e eu toda orgulhosa engolindo o choro. Cada vez que o rei trazia uma mãe, ela caia no Cho dizendo que não era sua mãe e aquilo foi tão forte que comecei a perceber que ela estava chorando de verdade . O rei trazia as mães mais ricas de sua província, mas cada uma que entrava ela dizia que não era e caia no choro novamente, vi que ela estava soluçando a certa altura e quando entrou uma pobre camponesa era para ela abraçar e gritar que era sua mãe, mas não foi o que aconteceu, ela chorava cada vez mais alto dizendo que não era sua mãe. Ela estava levando a séria aquela apresentação. Foi onde sua professora me fez um sinal e sai correndo e entrei no palco, ela simplesmente correu e se jogou em meus braços, dizendo essa é a minha mãe.  A plateia caiu no choro foi uma cena muito comovente. Na cabecinha dela não poderia chamar de mãe ninguém que não fosse a sua própria mãe. Bom eu acho que foi isso.
Bom hoje elas já estão grandes, o que acho uma audácia delas crescerem tão rápido. A Ana Paula já é mãe e me contou que em uma homenagem ao dia das mães, O meu neto João Gabriel, participou de um coral de sua sala e minha filhona foi assistir, ele já lá no palco começa a cantar uma musica muito linda e comovente, minha filhona não segurou as lagrimas e começou a chorar, na mesma hora Gabriel se cala e quando a professora sussurra para que continue a cantar, ele bem alto diz: “eu não minha mãe esta chorando” e na mesma hora ele desceu e correu até ela a consolar.
Situações comoventes que guardo para sempre em meu coração, saudades de uma época que somos as atrizes principais na vida dos filhos, uma saudade boa que me faz perceber o quanto é importante o filho na vida de uma mãe, claro que merecemos este carinho por nos esforçar para dar o melhor a eles, mas o que eles nos dão em troca é o sorriso, seu amor puro e a certeza que fizemos um bom trabalho como mãe. Penso o quanto minha mãe perdeu em nossa infância e sinto pena destas mães que não sabem aproveitar o amor e o carinho dos filhos, seus abraços e sorriso amenizam qualquer problema.
Lembro bem quando minha avó faleceu, Gabi era pequena e não entendia muito bem o que estava acontecendo, eu chorava desesperadamente, ela chegou em minha frente e estendeu um copo com açúcar, percebi que dentro do copo havia quase um quilo , ela me disse: “não chora mãezinha tudo vai ficar bem” fiquei olhando para ela e tomei aquela água super açucarada, achei graça do seu jeitinho e sorri, então ela novamente disse: “viu eu não disse que você iria ficar bem?” a abracei e toda minha dor amenizou. Fatos marcantes que nos mostra o quanto um filho é importante em nossa vida, muito mais do que nós a eles.

Eternamente mãe e vó...

Uma homenagem a todas as mães neste dia especial, sabendo que todos os dias é nosso dia, pois mãe não tira férias.



A minha mãe vó que me deu o melhor e me fez o que sou hoje eternamente meu amor e gratidão. Te amo eternamente.


Nota: percebi alguns comentários em minha caixa de spam, aconselho a todos dar sempre uma olhadinha por lá. Beijinhos

22 comentários :

  1. Oi Minha Linda
    Que homenagem mais LINDA!!!
    Adorei!!!

    Um Beijo Enorme e um Maravilhoso Final de Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Quem na presença constante me ensinou
    na pureza do seu coração a vislumbrar
    caminhos…
    Dos primeiros passos, das primeiras
    palavras…
    Do amor sem dimensão, de cada momento,
    dos atos de cada capítulo de minha vida
    não ensaiados, mas vividos em cada
    emoção.
    Da conversa no quintal, do acalanto do
    meu sono aquecido de amor, aninhada
    em seu coração…
    MÃE …
    do abraço, do beijo que levo na
    lembrança…
    é você que me inspira a caminhar…
    A presença de cada passo que o
    tempo não apaga: por mais longo
    e escuro que seja o caminho, haverá
    sempre um horizonte…
    Mãe mulher a quem devemos a vida,
    que merece o nosso respeito,
    nossa gratidão e nosso afeto.
    Nessa mensagem com todo sentimento
    de uma filha , que chora saudades eternas
    de você mãe.
    È merecido um Dia para homenagear
    todas as mães do mundo.
    Com carinho e saudades deixo aqui meu abraço
    de amiga ,filha ,mãe e meu primeiro ano
    do dia das mães (Bisavó).
    Na postagem tem mimos caso gostar fique
    a vontade para levar foi feito com muito carinho.
    Um feliz final de semana.
    Um Feliz Dia Das Mães.
    Carinhosamente,Evanir.

    ResponderExcluir
  3. Oi Verinha!
    Puxa, você me fez chorar...
    Eu já passei por esta situação com muitos alunos (com meu "Fiotão" foi mais ameno).
    Nesta semana, estávamos atônitos com lembrancinhas para a família (minha diretora não gosta que se enfoque a mãe apenas). O JV estava desesperado por sua mãe (usuária de drogas) estar sumida.
    Ele não aceita de jeito nenhum que a avó (que o cria sozinha) possa simbolizar a mãe. É de cortar o coração. Espero que até domingo ela vá à casa ao menos para tomar um banho (e abraçá-lo).

    Beijos emocionados.

    ResponderExcluir
  4. Oi Verinha
    Adorei o post! Foi bem espontâneo e emocionante. Eu ainda não consigo acreditar que vc é avó!
    Bjos. Feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  5. Estou passando para retribuir sua visita sempre presente em meu blog! Histórias comoventes minha querida!!!
    Feliz dia das mães!
    Beijinhos carinhosos,,,

    ResponderExcluir
  6. É uma audácia dos filhos cresceram rapidamente, né Verinha?!?!
    Que belas lembranças vc tem!
    Se a Ana Paula permitir, vou sentir-me homenageada.
    VALEU!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é amiga e tão de repente né? kkkkkkkkk fazer o que? o jeito é se conformar.
      Muitas lembranças Jan, nem imaginas quantas coisas maravilhosas passamos juntas, as três mosqueteiras.
      kkkkkkk Jesus!!! tomara que ela não chore nesta altura do campeonato. Valeu sim
      Beijos.

      Excluir
  7. Que legal ver as façanhas depois de algum tempo, não? Lindas lembranças, pra sempre! beijos,tudo de bom,chica e FELIZ DIA DAS MÃES

    ResponderExcluir
  8. Olá Verinha!
    Bela homenagem!!!
    E aproveito pra desejar um Feliz Dia das Mães!!
    Beijos da amiga,Soninha.

    ¨*Tem post novo

    ResponderExcluir
  9. OI VERINHA!
    ADOREI TEU POST.
    DIVIDISTE CONOSCO, MOMENTOS TÃO TEUS E DE TUAS AMADINHAS E FOI MUITO LEGAL, POIS SÃO COISAS REAIS E DE MUITA SINGELEZA.
    PARABÉNS PELO "NOSSO" DIA, DE MÃES E DE VOVÓS, QUE É UMA EXPERIÊNCIA INEXPLICÁVEL.
    NUM DESTES DIAS EM QUE MAU NETO PEDRO ESTAVA COMIGO, AO OBSERVÁ-LO DORMINDO ME VEIO Á MENTE O PENSAMENTO DO QUANTO DE AMOR DEDICO A ESTA CRIANÇA, TÃO GRANDE QUANTO AO QUE SINTO POR MEUS FILHOS E A SURPRESA PARA MIM MESMA É DE SEMPRE HAVER PENSADO QUE SERIA IMPOSSÍVEL EU AMAR ALGUÉM NESTE MUNDO COMO AMO A ELES.
    MILAGRES DO "PAI" NÉ AMIGA?
    QUE PASSES UM DIA DAS "MÃES" MARAVILHOSO, JUNTO DE TUAS ANAS, A PAULA E A GABRIELA, DE TEU NETINHO O GABRIEL E DEMAIS ENTES QUERIDOS, PARA QUE TEU DIA SEJA PERFEITO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. VERINHA, eu acho lindo esses lances das crianças e o quanto a gente aprende com eles. O sentimento deles é completamente isento de vaidades. Na homenagem qua fazem às mães, por mais que digam que é um teatrinho, no coração deles não é representação. É sério mesmo.
    Lindas as historinhas. Alegram o coração da gente. Adorei as fotos com a turminha toda e a da especial mãe-vó.
    Você tem um tesouro nas suas Anas. Deus abençoe essa mãe sensível e lutadora que você é.
    Beijo com carinho prá todos.
    Manoel

    ResponderExcluir
  11. Postagem emocionante, a vida é um circulo, filha, mãe e avó...feliz dia das mães a ti e todas as suas seguidoras.

    ResponderExcluir
  12. Oi Vera. Uauuuu! Que post interessante. Disse uma frase no final que é inquietante: os filhos são sempre mais importantes para as mães, do que ela para eles. Mas, é assim que elas pensam. Porém, se não fossem as mães . . . .
    Que seu dia das mães seja maravilhoso!

    ResponderExcluir
  13. Oi Verinha, doces recordações! Como é bom lembrar esse tempo e melhor ainda e ver que eles cresceram mas, nos nossos corações acalentamos os nossos "bebezinhos" lindos!
    FELIZ DIA DAS MÃES! Um abraço a todas as mães que por aqui passarem e do mundo todo!

    ResponderExcluir
  14. Olá!Boa noite
    Querida amiga Verinha
    Gostei!O quanto que aprendemos com a sinceridade e a ingenuidade das crianças.
    O amor materno, sentimento puro e genuíno, que coloca a mãe acima de todas as coisas, e a leva a colocar o filho acima de todas as coisas. Não há a menor dúvida de que embarcamos numa felicidade ao relembrar de algumas aventuras passadas com os/as filhos/as. Afinal, sempre que enfrentamos as situações mais difíceis da vida, que ultrapassamos barreiras, enfim, que tornamos os nossos dias cada vez mais vitoriosos,é porque pensamos neles/as , amamos incondicionalmente, esquecemos dos próprios fantasmas e carências para dar o melhor de si na criação , que chegou ao mundo sob a nossa responsabilidade, na missão de transformar a criança em adultos dignos.
    Obrigado pelo carinho d sempre
    Feliz domingo Dia das Mães,e em especial para a Mãe da Ana Paula e Ana Gabriela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Verinha minha querida amiga
    Uauuuuuuuuuuuuuu!!!!!! Mas post emocionante amada. Mãe,
    Você merece atenção, carinho, cuidado e muito amor. Hoje mais um motivo para celebrar, agradecer e te homenagear. Parabéns pelo teu dia! Um feliz dia das mães recheado de amor, abraços e muitos beijinhos.
    Beijos com meu carinho e minha amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga linda..
    Que experiências lindas... Fiquei aqui emocionada com o que li..
    Nossos filhos nos enchem de orgulho e nos fazem cair em lágrimas sempre que fazem coisas assim né?
    Nossa amiga.. imagino sua emoção..

    Eu quero aproveitar e te desejar um feliz dia das mães.. que hoje seja um dia cheio de dengo, afinal você merece..

    Um super beijo viu?

    ResponderExcluir
  17. Se ainda não és mãe, és filha
    Disso eu tenho a certeza
    No teu país maravilha
    Em teu corpo tanta beleza
    Verinha, estou de volta
    Neste dia especial
    Hoje, o dia da mãe se comemora
    No Brasil, país irmão de Portugal
    Onde a alegria mora
    Pensa este teu amigo virtual
    Minha visita quando demora
    Amiga não me leves a mal
    Em teu cantinho agora
    Tento o mais possível ser pontual!
    Beijinhos e feliz dia da mãe.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  18. Oláaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Feliz dia das Mães!

    Lindo Post! :)))))

    Deus te abençoe!

    Uma linda, feliz e abençoada semana!

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Às vezes, você se aborrece
    Porque ainda sou criancinha
    E sempre deixo marcas de dedos
    Nos móveis da casa inteirinha.
    Mas estou crescendo dia a dia
    E logo adulto vou ser
    E essas marcas de dedos
    Vão todas desaparecer.
    Agora deixo uma marca bem especial
    Pra você nunca esquecer
    Como eram meus dedinhos
    Antes de eu crescer.
    Agora somos adultos a saudade
    que sentimos já é nossa dos nossos
    pequeninos já adultos também.
    Feliz Dia Das Mães com muito carinho.
    Ser mãe de verdade é ser amiga
    dos filhos é ser seu porto seguro.
    Cabe a nós mães ser exemplo
    ser espelho onde nossos filhos possa
    contemplar e refletir passado e futuro
    com muito amor e fé acima de tudo.
    Mãe :fale do amor de Deus para seus filhos
    só assim eles terão orgulho de chamar te de (Mãe)
    Feliz Dia das mães carinhosamente, Evanir.
    Tem mimo na postagem fique a vontade para levar de lembrança.

    ResponderExcluir
  20. linda homenagem, um feliz dia das mães atrasado!
    eu nunca fui muito ligada a essas datas, mas sempre dou um jeitinho de fazer o dia da minha mãe especial ((:
    ótima semana, :*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  21. Oi, Verinha!!
    Suas lembranças são maravilhosas! Situações marcantes que jamais serão esquecidas e tão bem narradas que tive que segurar o choro, afinal, estou em público!!
    Não consegui ontem vir te desejar um feliz dia, então fica hoje o meus votos de que a cada dia você possa ser agraciada com bons momentos junto à suas filhas, ou melhor, toda a sua família!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir