28 de abril de 2013

EU NÃO TENHO FACEBOOK...



Já faz um tempo que exclui meu Facebook e hoje estou bem tranquila quanto à decisão, o porquê não contarei vou usar meu direito constitucional, estou brincando...É que tem tantos motivos e na verdade faz tanto tempo que não vale a pena serem comentados. Outro dia uma amiga disse-me que sentia minha falta, o rapaz que instala telefones por aqui disse que gostava muito de minhas mensagens e que era uma pena ter excluído. Outras pessoas dizem quero saber como te encontrar no Facebook. Por este motivo resolvi escrever este post.
Pensei em fazer um novamente, mas refletindo melhor... Não. Não estou com nem um pouquinho de vontade e gostaria que tentassem me compreender. Não saberia como me explicar pelo motivo de não querer mais, estou tão bem assim sem ele.  

Estou somente com meu blog e estou feliz, aqui percebo mais humanidade, por mais que não conheça rostos, mas sinto os corações. O blog me faz bem, quando eu perceber que ele não esta me deixando feliz, que é uma angustia ter que vir aqui todos os dias, não o terei mais simplesmente excluo como fiz com o Facebook. Pouquíssimas coisas me tiram do sério e não fico ruminando quando alguém me faz alguma coisa que não gosto, simplesmente me afasto e só dou satisfação para aqueles, que sinto a necessidade de fazer isso. Acho importante avisar as pessoas com que tenho respeito, que estarei saindo, excluindo ou dando um tempo de algum espaço que ocupo.

Claro que muitos acham um absurdo e me acham antissocial, acham sim pelo menos aqui na cidade, quando vou a algum lugar a tempo sem ir ficam cobrando que desapareço, que não devo ficar tão trancada. O que muitos não sabem é que sai da fabrica e montei meu escritório em casa esta bem melhor assim. Tenho tantas coisas para fazer que não tenho tempo para bater pernas. E nem imaginam o que dizem por eu não ter celular, aboli também o bichinho... rsrsrs. Mas deixa para lá não vale a pena se estressar. Simplesmente sorrio e continuo o que tenho que fazer... Satisfação? Já disse só para quem gosto.

Espero que não tenha os aborrecidos com este post, mas é que precisava escrever que não tenho Facebook, celular, Orkut... Mas tenho Skipe (para comunicação com a empresa), Endereço eletrônico e um lindo Blog que amo.


O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, 
saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.
Confúcio

imagem  daqui

Um abraço para você...

36 comentários :

  1. Bom dia !!!
    Querida tem um ditado que diz assim.
    Cada um é livre pra fazer o que quiser
    E se vc sentiu melhoras excluindo fica em paz, gostei da sua
    sinceridade , é assim mesmo valeu tá bommmmmm

    Abraços de bom domingo e boa semana
    Bjuss

    _Rita__

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita querida
      Obrigada por entenderes. Estou bem assim, pode ser que amanhã poderei mudar de idéia, mas por enquanto estou assim. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Bem esclarecido.. beijos,lindo domingo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica tu és uma fofa e agradeço pelo carinho e visita,
      Tentei não ser chata,kkkkkkkk, beijos.

      Excluir
  3. VERINHA, perfeita essa sua postagem. Eu penso da mesma forma que você. Sai de Orkut, Facebook,..., e outros por motivos diversos e que tiraram o meu prazer de participar disso. Celular sou obrigado a ter por causa do trabalho, o blog eu adoro porque de fato existe um respeito maior e com o tempo a gente sente o coração das pessoas. Se um o blog se tornar um peso para mim, encerro e pronto.
    Verinha, valeu esse seu comentário e o importante é que você mora no nosso coração. Adoro você e os seus.
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é mesmo amigo, estava falando para meu marido as razões e ainda lhe disse que quando começamos um blog e interagimos com as pessoas, os outros meios ficam parecendo sem sentido, não sei é minha opinião, nada contra quem o tem. Celular sei que é super importante até ganhei um lindo do marido que estou vendendo,kkkkkkk.
      Obrigada pelo carinho Manoel, que fofo seu comentario, também já te gosto muito. Beijos.

      Excluir
  4. Olá Verinha, também estou por "um fio" como se diz por aqui, para terminar com o Face,agora apareceu um vírus por lá que envia mensagens em nosso nome, ainda não sei como resolver, se não conseguir, também vou deletar! Cada dia temos menos tempo para as redes sociais, concordo com você, é melhor não participar mesmo! Uma feliz semana! Muita paz! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Nyce que chato, mas converse com alguém, quem sabe terá alguma idéia do que fazer. Eu acho que tem que se pensar bem, colocar os pos os contras e ai assim tomar a decisão com calma.
      Obrigada Nyce a você também, beijos.

      Excluir
  5. Sabe Verinha, ainda hoje estive pensando que a Blogosfera é quase presencial... enquanto o Face é mais ... virtual ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jan arrasou em poucas palavras disse tudo.
      É isso ai mesmo. Abração.

      Excluir
  6. Minha querida!
    Amei o teu post. Não que precise dar explicações. mas admiro pessoas bem resolvidas e você é positiva e firme em tuas decisões, uma qualidade que aprecio no ser humano. Amiga venho te convidar para responder uma tag. Passe aqui e veja se quer participar. http://lereaprendersorrindo.blogspot.com.br/2013/04/uma-tag-supimpa.html
    Uma semana abençoada.
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracira minha linda, to toda boba com suas palavras estou aprendendo a ser firme, nem sempre a gente esta certa, mas acho que é tempo de renovação, voltar ao passado seria ir contar minhas vontades, o que deveria ser mais levada em questão.
      Obrigada pelo carinho e por me indicar uma Tag, logo estarei postando. Beijinhos.

      Excluir
  7. Achei excelente o pensamento da Jan.
    Excluí o meu face por achar um roubador de tempo ou como se diz em nutrição, "o face é caloria vazia". Para mim, não estava acrescentando nada. Agora ando num dilema: muitos amigos pedem para eu voltar para divulgar meu livro. Ainda não me animei. Estou ponderando os prós, porque os contras já os tenho bem definidos. Ainda nào concluí.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, para este fim, penso ser uma atitude excelente, como para divulgação é um meio muito bom, algo útil.
      Adorei também a frase da Jan e "o face é caloria vazia". , achei graça, não deixa de ser uma verdade.
      Boa sorte na conclusão. Beijos.

      Excluir
  8. Oi Vera!
    Tudo bom contigo?
    Normalmente quando conhecemos apenas o desenho, nem fazemos idéia como nos quadrinhos o personagens se tornam complexos. É cada coisa que a Marvel e a DC fazem...eu coloquei um resumão sobre a Ravena na sessão porque é muito informação e olha que ela não é uma personagem central.
    Eu que agradeço por seu comentário e presença no meu blog ^^.
    Poxa, como assim nao tem mais Face? Tinha uma amiga minha quase recusava a reativar o Face dela mas depois de muita insistência minha, ela reativou...é bom para troca idéias no chat. Mas eu entendo da sua decisão se não quiser ter um facebook...lá é um lugar quem uitas vezes perdemos muito tempo...ele faz a gente se desligar das outras coisas..sou uma prova disso. Mas mantenho ele para ter contato com os amigos e amigas mesmo. Pessoas próximas quer fico sempre papeando.
    Eu aboli coisas como twitter e etc mas agora abolir o celular? Extremista hein? Mas o celular é algo útil em caso de emergência eu acho..eu tenho 2 rs.
    Mas nunca abandone o blog..muita gente abandona desde a vinda do face mas o blog é como vc disse, um lugar mais humano, diferenciado.
    Aos poucos estou preparando as novidades para o blog..espero essa semana conseguir tirar algumas fotos para poder divulgar.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tsu.
      Você é uma destas pessoas que me perguntaram como me achar no face,kkkkk e por este motivo fiquei até tentada a voltar, cheguei ir até a pagina para criar uma conta, mas ai não deu certo, então parei e pensei que não, não era minha vontade naquele momento, estava fazendo para agradar alguém e não faço isso mais, não por nada mas acho que ainda não é o momento. Aboli meu cel porque estava em uma época muito mal e não queria mais ter contato com o mundo,kkkkkkkkk não me acho extremista, só estou vivendo uma vida mais tranquila, minha trajetória foi bem difícil e é legal você chegar em uma altura da sua vida e decidir o que te faz bem, no momento estou assim amanhã não sei, mas estou pensando em ter um cel, meu marido me deu um, mas quero um mais minha cara, mais simples, vamos ver.
      Eu adorava a Ravena e foi legal conhecer as varias transformações dela, seu post foi bem intenso e fiquei conhecendo ela melhor.
      Que legal que teremos novidades, também estou planejando algo para meu blog, mas lá para o mês de fevereiro alguns blogs me inspiraram.
      Boa sorte com as idéias.
      Beijinhos e obrigada pela visita.
      Boa semana.

      Excluir
    2. Cristo amado eu escrevi fevereiro mas é para o mês de agosto,kkkkkkkkkkk
      nossa não é a idade é a memoria que esta falhando amiga.

      Excluir
  9. Olá!
    Amiga Verinha
    Penso que vc fez bem em dizer que não tem FB. E mais ainda ,ao dar satisfações sobre ,aos que realmente vc deve. Celular é bom para emergências.
    Eu posso dizer que abri meu perfil no Face para interagir com meus familiares que estão espalhados pelo Brasil e mundo afora. Depois, para a divulgação de meu blog,andou "misturando" um pouco os meus contatos. Não posso deixar de salientar que as redes sociais não deixam de ser uma extensão de quem você é. Exprimir ideias, pontos de vista, imagens, suas atitudes a opinião, criando e expondo uma imagem , por isso é importante fazer um auto gerenciamento e principalmente usar com moderação...
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bom início de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto amigo tão queridooooo
      Eu fiquei feliz em escrever este post, por isso que escrevi que nos blogs há mais humanidade, não podemos generalizar mas vejo muito mais compreensão por aqui e olha que nem escrevi os motivos. No meu caso poucas pessoas ainda me comunico de minha cidade somente algumas e elas também não tem face, nos comunicamos por e-mail ou via telefone. Minha filhinha tem face e gosta muito, então cada um é cada um, não vejo necessidade no momento de ter um face, mas se por ventura vier a fazer sei que terei uma maior moderação como você escreve aqui com toda razão.
      Obrigada também pelo carinho e comentario. Beijinhos.

      Excluir
  10. Tá certíssima amiga.. tem que fazer aquilo que gosta... como gosta, pra se sentir bem e não para agradar aos outros..
    Porque você estando bem e feliz, todos os que estarão ao seu lado poderão sentir sua felicidade..

    Eu amo seu cantinho aqui... adoro o que escreve... a forma como escreve sempre tão espontânea.. é bom demais..

    Um super beijo no seu coração viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheila
      Verdade amiga, o facebook tirava um pouco minha paz e aquelas cutucadas era uma das coisas que me incomodava,kkkkkkkkkkk, mas deixa eu ficar quieta.
      Estou bem sim, não fico sabendo de nada e esta tudo bem.
      Valeu amiga pelas palavras linda. Beijinhos.

      Excluir
  11. Vamos criar uma BC: NÓS NÃO TEMOS FACEBO0K!
    Participantes: 2. Ahahahaha!
    Nos encontramos na mesma situação parceira. Mesmo eu mantendo as fan pages para divulgação do blogue, há não uma, mas muitas pessoas que me cobram EM OFF ou não, meu retorno ao Facebook.
    Tal como você já cheguei a repensar.
    Não pelos outros, por mim, por ter perdido o contato com muitos parceiros que parecem ter trocado a blogosfera pelo Facebook e os quais tinha apreço, contudo, penso que se o apreço é recíproco e tendo eles também blogues, não é uma rede social que nos separaria, correto?
    Conheci parceiros incríveis no Facebook tal como a Lu Souza, a Joicy, a Ana, o Felisberto e meu afastamento de lá não foi motivo para que não permanecessem com o contato, seja pelo blogue, Twitter ou g+. Portanto, se fosse para criar uma nova conta (eu não desativei, excluí mesmo) seria por mim.
    E por mim... Aquilo lá já deu.
    É muita poluição visual, muita perda de tempo, um bombardeio de informações em grande parte inúteis de discussões que não levarão a nada, enfim, pelo que tive informações de alguns parceiros, desde que saí, não mudou nada, do contrário, piorou.
    Há um follower meu do Twitter que foi bloqueado do Facebook apenas por emitir uma opinião de que era a favor do aborto e, outro follower denunciou uma foto de uma mulher decapitada e teve como resposta que aquilo não feria as regras do Facebook e a foto não seria excluída por "não poder ser considerada ofensiva". WTF????? Qual é a "política" desta rede social? Francamente, mesmo sentindo falta de algumas páginas de humor que eram interessantes, não me agrada fazer parte de algo do tipo.
    E os contatos... Eles sabem onde me encontrar.
    Temos a mesma postura em relação a considerar as outras pessoas e já criei post em meu blogue a respeito da exclusão, deixando outros meios de contato se não quisessem visitar mais o Lisérgicos. Portanto, não mantém o contato comigo quem realmente não quer ou é tão fascinado pelo Facebook que não consegue enxergar outras opções virtuais. E isto, em definitivo, não é um problema meu.
    A Ana Paula, se acredita que precisa do Facebook para divulgação do seu livro, basta criar um perfil administrador para controlar a fan page, não precisa fazer parte e interagir por lá (eu não entro há meses, envio as atualizações pelo opção direta do Blogger e não tenho nenhum "amigo" adicionado), embora, em minha experiência, meus blogues, blogues parceiros e o próprio Twitter foram fontes de divulgação superiores ao Facebook. Não sei se ocorre em todos os casos.
    Por fim, não vou dizer que não pode acontecer de voltar, já excluí uma vez o Twitter e retornei. Por enquanto, dos relatos que tenho recebido, não me parece interessante um retorno e tampouco sou otimista em acreditar que aquilo não tende a sucumbir como ocorreu com o Orkut, que em minha opinião era infinitamente melhor.
    Acerca do celular, como sobrevive sem um? rs. Acho muito útil, principalmente quando preciso acessar a web e não tenho um pc em mãos. E em casos de emergência, acho fundamental.






    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Já pensou o sucesso de uma BC só com dois? Ou a gente descobrir que tem mais povo fugindo do face, sabe que tudo pode acontecer,kkkkkkkkk
      Pois é vejo a cara das pessoas quando digo que não tenho face, tipo acho que ela é um E.T, não dá para entender do porque que algumas pessoas ficam assustadas quanto a este fato, não tem nada demais optarmos pelo não ao Face.
      Não eu optei em voltar pelas pessoas mesmo, não por mim, tem algumas criaturinhas que eu amava no Face, mas como naquela época, como já mencionei eu surtei mesmo e exclui de cara.
      Concordo e é corretíssimo, penso da mesma forma, eu tenho um blog e a maioria de meus amigos do face sabem disso, se sentem tanta saudade porque não os vejo por aqui? Acho que a maioria acha o blog sem graça e dizem que não sabem comentar, eu não sabia um monte de coisas, para isso que serve o tio GOOGLE para perguntar...kkkkkk.
      Nem fale eu também conheci pessoas maravilhosas e já tinha muitos amigos dos blogs, fiz até um post dizendo que iria excluir meu facebook, por respeito a eles e não percebi mudança alguma, continuou tudo igual.
      Também acho que já deu, ao menos estou pensando assim, não me vejo mais por lá, francamente você disse tudo que um monte de pessoas pensa mais não dizem, fora as cutucadas e as indiretas que irritam muito, nossa tem tantas coisas boas para dividir, aprender, mas lá francamente não agrega em nada mesmo. Piorou nossa não pensei que poderia ficar mais pior,kkkkkkkkkk.
      Nossa que absurdo e cadê o direito de opinião? A "política" desta rede social é só o que eles querem ver e ler, não tem nada com o direito do usuário, acho que eles ficam só de olho para vetar tudo que leve ao esclarecimento as pessoas.
      Outro dia conversando no telefone com uma amiga, ela me disse que fulana esta com saudades de mim que desapareci do Face e exclui, disse a mesma coisa, ela sabe que tenho meu blog e Email, como que se fosse o Face nosso único meio de comunicação, faz favor tem horas que me aborreço e percebo que fiz a coisa certa sim.
      Na real parceiro não generalizando mais estava um saco conviver no Facebook, não posso nem dizer que foi uma pena perder alguns contatos se sou tão importante assim nos achariam com certeza, dar desculpas não né? Sou mais inteligente do que isso. Como escrevi um dia: Não confundam minha calma e bondade com ser bobinha, não mesmo, não mais.
      Parceiro é sempre uma delicia receber um comentário seu, me faz bem sabia. Faz-me acreditar que não estou tão errada assim, me fortaleço com suas palavras, Obrigada mesmo.
      Dá um toque lá para a Ana e passa esta informação para ela talvez não saiba que existe esta possibilidade de criar um perfil administrador para controlar a fan page.
      Abraços.
      OB: vou comprar um celular,kkkkkkkk, sei que é importante, marido sempre me diz isso.

      Excluir
    2. Em verdade, eu estava zoando. Sei que se fizesse uma BC com o tema haveria mais participantes do que possamos imaginar. E há algumas evidências cá abaixo.
      Eu dou risadas de quem ainda tem este conceito de quem não tem FB não seja normal, há muitas pessoas que já abandonaram, que eu conheço pessoal e virtualmente.
      Acerca do comentário do Anônimo que tem 20 anos e o que falou sobre sua filha, vejo que é tudo uma questão de opção e que o FB está atingindo um ponto em que terá o mesmo fim do Orkut.
      Citei as duas pessoas de 20 anos, porque no Brasil tem-se a ideia de que os mais jovens é que são os mais frequentes nesta rede social, o que não é verdade.
      Há até uma matéria sobre a escassez de adolescentes que trocaram o FB pelo microblog Tumblr. Inclusive, esta matéria me inspirou a criar o projeto dos 140 caracteres.

      http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/08/adolescentes-navegam-cada-vez-menos-no-facebook-diz-site.html

      E deixo também, uma outra matéria que o geneticista Eli Vieira (outro que vazou de lá, rs) compartilhou no Twitter denominado "20 razões para não ter um Facebook". É bem interessante a leitura, recomendo. Já sabia de uma boa parte disto, mas acrescentou mais uns cinco motivos para eu não retornar com um perfil que não seja somente mero e automático administrador de fan pages.

      http://nebulosabar.com/facebook.html

      E o aniversário do Eternamente VV? Mantenha-me informado.

      Abraço parceira.



      Excluir
  12. Eu também não tenho facebook. Já tive um perfil durante uns tempos mas depois o exclui, faz uns meses.
    Na realidade sinto-me muito melhor assim. Muito tempo perdido atrás da tela, uma lista de "amigos" que não têm influência na minha vida e sinto que agora tenho a minha privacidade salvaguardada, para além de tempo para me dedicar a coisas como ler, assistir um filme ou simplesmente curtir meus momentos de sossego.
    Não sou contra o facebook, mas considero que ele representa um grande perigo no futuro. As pessoas estão virtualizando as relações e transferindo para ali todas as suas vidas.
    Por último, creio que estamos perdendo tempo de nossas curtas vidas, tentando buscar aprovação dos outros no virtual, quando a vida real está acontecendo e um mundo repleto de lugares e de pessoas estão esperando serem descobertos. Mas, é no virtual e em especial no facebook que as pessoas pensam que a vida acontece, até que um dia se perguntarão: que vivi ou vi do mundo real?
    Abraços, paz e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Nossa fiquei muito satisfeita com este comentário, mostra que não sou a unica a pensar deste modo, nada contra o face porque em uma época era uma delicia, estava muito feliz com as pessoas por lá e depois de uma época comecei a perceber que alguma coisa mudou ou talvez eu mudei, então quando aconteceu uma tragedia para minha pessoa resolvi excluir, tipo cortar o mal pela raiz. Adorei sua visita e comentário muito honesto e respeitoso. Obrigada pelas palavras aqui deixadas.
      Um grande abraço. muita paz e amor a você também.

      Excluir
  13. Olá!
    Madrugada... insônia... E resolvi buscar por "não tenho facebook" no Google, rs.
    E olha só, quantas pessoas que pensam da mesma forma e também estão off do mundo do FB!
    Por cá em casa, apenas eu e meu namorado não usamos o serviço, mas nem por isso estamos afastados do mundo online também.
    Facebook cria muita intriga, briguinhas, disputas, falsidades ("amigas" traíras curtindo fotos de outras amigas, por exemplo; ou comentando besteiras de duplo sentido para ser cruel disfarçadamente), inimizades... e muito mais. E pode parecer tolice mas não esqueça dos erros de Português que chegam a doer na vista!
    Tenho 20 anos e todos ficam chocados quando digo que não uso o FB e que não pretendo usar nunca, rs, afinal todos da minha idade (e muitos mais novos e mais velhos) estão viciados no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Surpresa boa, fico feliz que tenhas escolhido minha pagina entre tantas, obrigada pela visita. O que escrevestes aqui é pura verdade. Não sinto nem um pouco de saudades do Facebook e nem necessidade alguma de tê-lo novamente, posso amanhã mudar de idéia mas no momento não mesmo. Não acho que seja tolice, pois também percebia muito os erros de português e doem mesmo...rsrsrs
      Nossa e com vinte anos já ter esta maturidade, isso é para poucos,muitos tem Facebook porque esta na moda, a onda do momento, mas como você escreveu ele cria muita intriga, o tempo todo via indiretas, nada construtivo e outras coisinhas que não valem a pena comentar.
      Gostei muito de sua visita e que tal fazer um blog aqui encontramos muita cultura e pessoas maravilhosas, pense nisso. Escreves muito bem.
      Mais uma vez agradeço e apareça sempre para uma visita. Beijos.

      Excluir
  14. Olá Vera ! Sou Luiz Paulo, Rio de Janeiro. Desculpe, eu não lhe conheço mas talvez o que eu venha a digitar também sirva de incentivo a quem quer desistir de redes sociais. Eu não tenho e nunca tive Facebook. Tive lá um Orkut por conta de querer achar pessoas que não via a tempo, esta era a intenção . sou técnico de Informática a 16, quase 17 anos e realmente não tenho tempo para essas coisas. Quando tenho é para pesquisar , e foi nesta que caí aqui no seu blog, meio que de para-quedas, mas achei interessante. Acredito fielmente que a culpa não é do Facebook, mas sim da popularização dos Smartphones e Tablets. Com isso, as pessoas que deveriam utilizar os gadgets para se ajudar acabam que por se isolar em um mundinho. Quer ter uma idéia? Chame os amigos para um bar ou restaurante e peça para que desliguem seus celulares... Tem gente que não vai querer ficar por 20 minutos só para dizer que vai ao banheiro e automáticamente ligar o telefone e ficar teclando em baixo da mesa, sem prestar a mínima atenção nos assuntos daqueles que estão conversando. É triste, mas é isso mesmo. Longe de quem está perto e perto de quem está longe... Tenho 39 anos, fui criado na base da porrada por uma mãe que tinha pouca instrução, porém isso não me tornou um violento, arrogante e frustrado. Na minha casa, peço a TODOS que tirem os sapatos e desliguem o telefone, principalmente na hora de comer. e todos concordam porque ao sentirem o calor humano e as atitudes , se sentem confortáveis e "em casa". Faço questão de dar bom dia aos meus vizinhos. Resumindo, vejo que o Facebook (em geral, as redes sociais)não tem o devido valor que seria SOCIALIZAR. Hoje é um vício ainda maior que o CRACK e ainda vou mais longe. Quer ver uma manifestação de proporções astronômicas? O Governo brasileiro retirar do ar o Facebook por 3 dias... Aí sim, iríamos ver gente que não sai de casa a anos , reclamar e quebrar tudo.
    Desculpe pela resposta extensa, quis mostrar também o lado de quem não tem um smartphone e nem Facebook.
    Parabéns por pertencer ao mundo real!
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis
      Juro que não imaginava tantas pessoas concordando com meu texto que na verdade quis dar satisfação para varias pessoas que me ficam perguntando o tempo todo como me achar, gostei muito de sua visão quanto a este assunto, realmente o que escreveste é a mesma opinião minha e de meus parceiros aqui do blog e alguns membros de famílias e amigos próximos. Vivemos em um mundo cibernético e as vezes me sentia como um ET sem pertencer a este mundo, prefiro uma conversa agradável, ler um bom livro e tantas coisas interessantes que se faz fora do mundo virtual. O blog é o único vinculo que tenho com o mundo virtual que é tão contagiante que quase se torna real.
      Agradeço por sua palavras e podes ter certeza que enriqueceste este post.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  15. Oi Vera, tudo bem? Sou Dominique, de São Paulo-SP. Eu não tenho Facebook. Nunca tive. Nunca fez falta. Mas veja que engraçado: outro dia estava na casa de um amigo e ele navegava no Facebook dele. Pedi para ver e navegar também. Localizei uma série de pessoas conhecidas - do trabalho, da época de faculdade, do passado, do presente... Várias. E, a princípio, confesso a você: me senti mal. Completamente de fora. Vi todo mundo interagindo, curtindo fotos, postagens, compartilhando frases, comentando mutuamente o que cada um estava fazendo, realizando... Cheguei a me sentir um lixo. Porque era como se todos estivessem juntos e só eu estivesse à parte, sabe? Era como se apenas eu não estivesse fazendo questão dos outros e contradizendo os demais... Mas aí parei e pensei: "gente, a Maria nunca foi tão amiga assim da Joana e aqui elas parecem tão íntimas... o José e o João sempre foram tão distantes e aqui eles parecem ser unha e carne... a Patricia e o Mauricio mal se falam no cotidiano e aqui vivem curtindo e comentando o que falam"... Enfim, sabe quando você percebe as mais estapafúrdias, estranhas e curiosas ligações entre as pessoas? Se é para ser tão fácil assim, então eu não quero. Muitas dessas pessoas eu tenho na minha agenda do celular, mas pergunte quantas ligam, procuram, se interessam? Aí eu faço Facebook e fica todo mundo pendurado e se interessando? Essa idéia me desagrada muito. As pessoas falam "ah, mas lá você pode fechar o perfil e manter só quem você quiser", mas aí fico me imaginando recebendo convites de amizades de inúmeras pessoas conhecidas e tendo que dar satisfações de possíveis recusas (eu não quero colecionar gente), acho tudo isso muito desgastante. Olhando de fora, percebo que aquilo ali é muita ilusão. Acredito que temos que seguir o rumo natural da vida: existem pessoas que ficam, existem pessoas que vão, e entre as que vão elas não fazem por mal na maioria das vezes... você viveu um momento específico da vida com elas, o tempo passou, e cada um seguiu seu rumo... ressuscitar essas relações para quê? Para ser espectador da vida delas - e elas da minha? Não quero. Depois dessa experiência de ter navegado no Facebook (existiram outras também), eu sempre esqueço da tristeza sentida na hora e volto à rotina super bem. Não me faz falta, de verdade. Em um mundo no qual a maioria das pessoas parece não fazer mais muita questão de "ir atrás" das outras, o Facebook tornou-se uma boa desculpa, essa é a minha opinião. Confesso que às vezes fico tentando, mas quando eu lembro da "desculpa" logo retomo minha posição. Por essas e outras, estou fora. Obrigado por acender o debate e desejo a você tudo de bom, com verdadeiros e reais amigos ao seu redor. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Tenho 22 anos, tbm nao tenho face.
    As pessoas falam "como assim?" Hahaha chega ser ironico.... ah, muitos homens de vez conversa com uma mulher um bom papo , logo pergunta , tem facebook gata? Aff pra q.. se o gostoso eh pessoalmente,olho no olho

    ResponderExcluir
  17. Olá queridos amigos!

    Falo por mim também, tenho 24 anos e desisti de usar o FB por conta da falta de privacidade e tomada de conta da vida alheia rs.
    Acho muita exposição da nossa vida, alguns demais até dizendo que até estão com "dor de barriga" e postam no face.
    Acho isso uma exposição rídicula e fora que sou professor de informática e meus alunos se assustam quando digo que não tenho face.
    O motivo?
    Explico a eles os reais motivos e eles também acabam desistindo de ter a página e suas "curtidas"
    Enfim não sintam - se isolados estamos juntos nesse mundo onde ler um bom livro é mais importante do que um status e uma curtida:)


    Um abraço e amei o blog

    PARABÉNS e mostrarei a eles na minha aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau... Nossa fiquei feliz com sua presença por aqui, já faz um bom tempo que exclui meu face e ainda continuo sem, outro dia conversando com minha filhinha que escreve divinamente, ela me disse que ultimamente se sente desinformada, perguntei o motivo. Ela me disse que descobriu que o Face tomou muito tempo da vida dela e que estava triste por ter deixado de escrever por este motivo.
      Reforço muito mais minha decisão de não mais voltar.
      Adorei seu desfecho e concordo na integra de que um bom livro é mais importante do que status e uma curtida.
      Agradeço o carinho e respeito para com este espaço que esta chagando ao fim, estarei com um novo blog, deixarei o endereço no meu próximo post, que será em breve.
      Estamos juntos sim e parabéns pela iniciativa junto a seus alunos por mais cultura e menos face.
      Tem alguns blogs excelentes que sigo os quais aprendi muito.
      Um grande abraço e muita paz.

      Excluir
  18. Depois de fazer as na 30 face excluir e voltar excluir e voltar. Tomei uma decisão de não ter mais e ai da mais lendo tantos comentários aqui reforçam minha decisão de não ter. Li um comentário aqui de um anônimo que disse tudo oque eu precisava ouvir. "Acredito que temos que seguir o rumo natural da vida: existem pessoas que ficam, existem pessoas que vão, e entre as que vão elas não fazem por mal na maioria das vezes... você viveu um momento específico da vida com elas, o tempo passou, e cada um seguiu seu rumo... ressuscitar essas relações para quê? Para ser espectador da vida delas - e elas da minha?" Achei espetacular essa colocação. Temos que deixar o tempo levar e nos trazer coisas boas se tiver que ficar ficaram e os tiverem que ir iram simples assim. Pra que procurar pessoas que anos não vejo só vi no jardim da infância apenas pra add e dizer nossa é vc como esta mudada tem filhos onde mora oque faz. E os parentes que não conhecemos o primo do primo do seu tio que é tio do tio kkkk vou add pq tem meu sobrenome. Kkkk ai vira uma muvuca de gente no seu perfil de parente desconhecido de gente que era da creche de inimigos do trabalho e que todos se reuniram no face e estão todos amigos. E todos tem um so proposito que é postar indiretas, sofrencia de amor, videos sem noção, mal tratos de animais, de gente doente. Vc fica online e ninguém fala com vc, se vc não curte nem compartilha a pessoa de bloqueia e se vc exclui alguém ela nunca mais fala com vc é capaz de fazer ate uma macumba de tanta raiva. Entao por questões tão pequenas tomei a decisão. Não tenho face não tenho whats so email mesmo. Livre de tanta falsidade e intriguinhas bobas. Aff o tempo é mais que isso pra perdemos com tão pouca coisa. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe desconhecido, mas tive que rir de seu post, me lembrei de uns primos que nem conheço pediram para add e de repente mais outros apareceram e foi uma muvuca mesmo. Nos sentimos livres mesmo por não fazer parte de uma sociedade que para ter status precisamos estar nas redes sociais e por fim você percebe que tem um tempo livre para ler um bom livro, dormir mais cedo e ficar por fora de tantas bobagens que hoje em dia o povo vem postando. Já fazem mais de dois anos que não tenho mais face e me sinto muito bem, hoje apareceu outras redes sociais e continuo vivendo...
      Um grande abraço, obrigada pelo carinho da visita e pelas lindas palavras.

      Excluir