24 de agosto de 2012

Tem dias que é assim, tristeza e a alegria a seguir...

Esta semana foi bem como direi, triste, muito triste. Uma amiga perdeu seu pai e uma prima esta com um câncer terrível. Dias de tristezas, não tem como não se comover com as situações. O que dizer nesta hora, fico sem ação e olha que falo aos montes, penso até que as vezes sou inconveniente, mas sou intensa em tudo, porem quando acontece algo muito sério com alguem fico sem palavras. Não gosto de quando chegam e diz seja forte, não chore tudo vai ficar bem, mas naquela hora de dor não tem como ser forte, não tem como não chorar e quando alguem vem com um calmante deixando a pessoa mais perdida do que já está. Não vou a velórios, não me sinto bem, nunca fui, prefiro lembrar da pessoa em vida e não em um caixão, com tantos choros e aqueles cheiros de velas deixa-me enjoada. Não adianta não consigo. 
Muitos dizem que temos um tempo nesta terra, peço que meu tempo seja longo, adoro viver, amo minha vida e tenho tanto ainda que fazer.

Muitas pessoas se preocupam em construir e deixar tudo muito bem planejado para sua velhice e se esquecem de viver, de passear, visitar lugares e viver e viver. Prefiro planejar uma viagem e juntar dinheiro para isso, sonho em conhecer Machu Picchu, me encanta as imagens do lugar, um dia irei e tomara que seja logo.

Um dia lendo um texto de Roberto Shinyashiki, percebi o quanto o material por mais necessário que seja nos prende e não nos deixa livre para aventurar-se e correr em busca de ser feliz, o texto se chama "Quatro erros" , eis um trecho do texto: 
"Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida."
Esperamos acontecer o pior para depois dar valor a vida e arrepender-se por não viver mais.
Nestes anos todos de vida aprendi a dar valor as pequenas coisas e que viver é uma arte, poucos conseguem ser feliz com essas coisas pequenas.
Hoje estava pensativa e um pouquinho triste com tudo acontecendo tão de repente, Não tem o que fazer, me sinto impotente a estes fatos, então meu marido chegou e deu-me um abraço bem apertadinho, destes abraços que te envolve e você sente que tem alguem que te segura em uma hora que você quase cai, é bom sentir que alguem como ele tão durão, mas que se mostra solidário a sua tristeza, para mim isso que é amor, foi quando tirou um embrulho da sua bolsa e disse que aquilo iria me alegrar, tinha passado no correio e pegado uma encomenda. Ele sabe o quanto gosto de livros e meus olhos se enchem de alegria como quando entro em uma livraria, um dos meus sonhos é ter uma biblioteca, mas como vivemos nos mudando, ainda não me foi possível, mas para cada lugar que vou minhas caixas de livros esta aumentando. 
Pois é meus amigos e amigas, a gente pode ser feliz com gestos simples, não precisa de nada tão grandioso, umas pessoas ficam felizes com propriedades adquiridas e eu com livros, simples assim. Sei que a gente não dura para sempre e não sabemos o que vai nos acontecer amanhã. Então vamos viver da melhor maneira possível. Aproveite e seja feliz.
Quanto ao livro vou lê-lo e depois postarei meu comentário. Aguardem.

Vou deixar aqui algo que escrevi quando perdi uma pessoa muito querida por mim.

Quando perdemos alguém que amamos ficamos por um bom tempo tentando absorver toda a informação que nos é dada, ele ou ela se foi e não tem o que fazer se não chorar. Então deixe- me chorar, deixe que com as lagrimas possa lavar toda a tristeza de meu coração. Não precisa dizer nada, nenhuma palavra ensaiada de efeito que possa fazer-me bem vai dar certo, pois nesta hora de dor não te escuto, somente te sinto, daí-me um abraço bem apertado daqueles que possa sentir que você esta levando um pouquinho de minha tristeza. Vou sentir-me bem com isso. Não dê a mim calmante, não me tire o direito de estar lúcida na dor. Respeite minha decisão em não participar de uma reunião de choros falsos. 
Permita que eu possa ficar um pouco sozinha para despedir-me em pensamento de quem esta deixando- me,  e que nunca mais vai voltar, não vou ligar se você fica de longe observando, vou sentir que você estará realmente preocupado (a) comigo.
Então neste momento vou ter o direito de sofre, chorar e quem sabe até gritar de dor e vou estar ciente de que você estará ao meu lado, amparando-me, apoiando-me e respeitando minha dor porque vou saber que realmente você é meu amigo (a). V&V

7 comentários :

  1. Verinha! Lindo e profundo teu post! Concordo e assino embaixo! Tudo tem hora certa na vida da gente! Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida Verinha, estes momentos são realmente delicados, mas acredito que tudo tem uma razão de ser, até mesmo a partida, a doença, a separação momentanea...Claro que dói, deixa uma sensação de vazio, mas não podemos esquecer que acima da nossas percepções limitadas existe um Deus , Pai amoroso e justo que sabe sempre o que é melhor, e que nos ama e ampara em qualquer situação! Um abraço e muita força, fé e esperança querida amiga!

    ResponderExcluir
  3. Querida Verinha, boa tarde!

    Fiquei emocionada com a sua postagem, que revela um sentimento profundo. Penso que nessas horas de dor, realmente as palavras adequadas nos faltam, e sendo assim, o melhor é silenciar e pedir a pessoa que sofre a permissão para chorar junto com ela, ombreando com ela nesse momento, de forma a entender que esse é o momento dela, e deve ser respeitado.

    Que a Paz e a Esperança, estejam presentes com a tua amiga e contigo também!

    Beijos e abraços da Lu...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Verinha.
    Nessas horas, tudo o que podemos fazer é esperar a dor passar, e saber que ela só irá diminuir, mas a falta da pessoa que nos era querida nos acompanhará todos os dias de nossa vida.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Como estou me atualizando em forma decrescente, não estranhe se alguns comentários ficarem desconexos. Sinto pela situação difícil que está passando. Gostei de ler seu texto, mostra realmente a força que tem, a maioria das pessoas querem entorpecer a dor com calmantes e isto é terrível porque a minha própria mente faz isto, quando perco alguém sinto-me anestesiado e não consigo derramar uma lágrima. É sufocante.
    Tal como você, tampouco me interessa grandes aquisições materiais, eu dou valor as coisas que pessoas consideram pequenas, porém, para nós, elas nos são muito caras.

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga Verinha!

    Hoje vim para te felicitar, para saber de ti, se melhoraste da constipação e vim para agradecer o teu carinho.

    Ontem quis vir ver-te, mas tive um dia muito agitado e ontem foi dia da bc semanal, do blog Café Entre Amigos. Tive "perdida" entre pesquisas para fazer uma postagem útil e também educativa com o meu toque pessoal. No entanto, acabei de postar passava da meia-noite, hora portuguesa e por esse motivo, não visitei amigos e nem parceiros de blog, nem tive tempo para moderar e nem responder a comentários. Estou a fazer isso hoje. :)

    Obrigada pelo teu carinho e pela tua amizade. Logo tentarei postar a 6ª Parte do conto Por Amor, mas não prometo nada porque estou a fazer as visitas e a responder a todos.

    Quanto ao texto, digo-te que a morte é um grande mistério. Não sabemos quando vamos nem quanto tempo temos. Por isso, devemos aproveitar todos os momentos com quem amamos, porque esses são mágicos. Mas não devemos ver essa despedida como uma coisa eterna, não. Essa despedida é um "Até logo!", porque depois quando chegar a nossa hora encontraremos à nossa espera do outro lado quem amamos e nos ama.

    Muitos beijinhos e carinhos para ti,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras amiga, me comoveste. Relendo este post me vem muitas saudades, sei que um dia estaremos unidos de alguma forma, claro que se nos for permitido.
      Estou bem melhor, mais disposta. Obrigada por se preocupar, raramente hoje em dia.
      Amizade linda,fico muito feliz por você estar aqui.
      Beijinhos millll.

      Excluir