1 de julho de 2013

SAI DESTA VIDA MINHA FILHA

imagem do Google

A neblina subindo com o nascer do sol um dia maravilhoso para plantar, portanto minha cunhada que estava um pouco impossibilidade de sair para buscar mudinhas de varias hortaliças e flores que havia encomendado de um senhor fazedor de mudinhas, me liga e diz se poderia fazer aquela gentileza de ir até um sitio pegar as tão esperadas plantinhas. Lá fui eu com o marido buscá-las.

Chegando ao local fiquei maravilhada com tantas estufas com variados tipos de mudas, havia flores, hortaliças, árvores frutíferas e ornamentais para paisagismo. Fiquei pensando como a natureza é rica em cores e variedades.

Por fim pegamos a encomenda e colocamos em uma picape corça, porem ficou faltando as de beterraba. Havia ficado na casa do plantador e teríamos que ir até a casa dele, não era muito longe porem iriam demorar e como na picape só havia dois lugares resolvi ficar lá na estrada esperando. Marido não queria, mas insisti tanto que ele acabou por concordar.

E por lá fiquei olhando a picape se afastar, olhei em minha volta e decidi sentar em uma pedra, destas pedras que ficariam até bonita em um jardim, ela era grande e redonda como se tivesse sido esculpida naquela hora, fiquei lá sentada pensando nas mudinhas e fiquei imaginando um lugar em casa que poderia fazer um canteiro com aquelas flores coloridas que não lembro no momento o nome delas. De repente olhei mais alem para uma casa bem antiga de alvenaria em estilo enxaimel típica casa alemã, alguém me espiava, me pareceu ao longe uma senhora que aos poucos foi se chegando e no meio do caminho resolveu voltar. Depois de uns minutinhos ela retornou com uma xícara de café e um pedaço de pão, era bem idosa que arrastava seus pezinhos. Chegou até a cerca próximo da cerca e me estendeu o que trouxera e disse para que pegasse, pois seus braços já estavam doendo. Corria até a cerca e peguei sem entender ao certo o que estava acontecendo, disse-me que tomasse logo o café com leite que ainda estava quentinho, fazia um dia muito frio naquele dia, a obedeci e tomei o café. Ela se apresentou e perguntou como me chamava, qual era minha idade, se era casada, se tinha filhos e aos poucos fui lhe respondendo e comendo o pão que ela ficava o tempo todo me mandando dar uma mordida, porque seu pão era o melhor da região. Estava me divertindo, também estranhando seu jeito todo bondoso. Foi quando ela me falou algo que me desconcertou: “Sai desta vida minha filha, és uma moça tão bonita não precisa disso para viver”. 
Misericórdia... Abri a boca para lhe explicar que estava ali esperando meu marido, mas não adiantou ela dizia que não precisa ficar brava ou com vergonha, porem ela precisava me dizer que na vida podemos procurar outro caminho alem da prostituição. Fiquei vermelha de raiva, me olhei e estava toda encasacada como ela ousava dizer aquelas coisas, queria gritar, chamá-la de louca e intrometida, mas então olhei para seus olhos bondosos e lembrei-me de minha avó que era bem assim metida em querer salvar o mundo. Não poderia ser mal educada com aquela pessoa idosa só por ter me confundido com uma moça de vida difícil, sim porque não concordo quando as chamam de mulheres de vida fácil se viver daquela forma é fácil imagine o difícil, entrei no jogo dela ou na confusão não sei, disse-lhe: “Estou tentando, mas depois desta conversa com certeza sairei.” Nossa ela abriu um lindo sorriso e gritou “Deus seja louvado” e logo minha carona chegou. Despedi-me daquela senhora que nem lembro o nome, mas que ficou em minha memória. Contei a historia para meu marido e seguimos o caminho até em casa rindo da confusão. 

Mesmo sendo engraçado não parei de pensar no coração bondoso daquela senhora se preocupando com uma estranha, mesmo ela me confundindo, não teve preconceito em tentar ajudar e levar uma palavra amiga. Quantos de nós já julgamos sem tentar entender o motivo que leva algumas pessoas a entrar em um mundo onde se perde o respeito pelo próprio corpo. No meu mundo aprendi a ter respeito pelas pessoas e tentar compreender totalmente o lado do outro e aceitar as pessoas como elas são sem julgamento, porque pelo até onde sei não nos formamos juízes na escola da vida, nos tornamos mais humanos com nossos próprios sofrimentos e por este motivo não temos o direito de provocar mais dor ainda com nossos julgamentos preconceituosos a estas pessoas que são como dizem de caráter duvidoso para os puritanos escondidos dentro de seus conceitos sem clareza. Não precisa sair por ai igual a político apertando a mão de todos, só precisa olhar as pessoas com mais compaixão e não sair por ai fazendo piadas ou julgando a vida do outro, somos responsáveis pelo que fizemos a nós mesmo e se foi errado é entre a pessoa e Deus, só ele poderá julgar o que eu duvido que o faça severamente.

Lembro de uma vez em que fui a um encontro de catequistas com uma amiga, iria vir um padre muito conhecido no meio dos católicos, padre Getúlio, e quando chegamos lá havia um moço todo amarrotado e bem gasta, cabelos compridos revoltos e barba por fazer, eu na verdade pensei que ele fosse o cara do som, escutávamos rumores de todos os lados porque ele ficava o tempo todo andando para todos os lados e quando começaram as apresentações ele pegou o microfone e se apresentou para a multidão... Detalhe ele era o tal padre, víamos o terror no rosto de algumas pessoas por julgá-lo ser um mendigo e alguns até choraram. Nossa... Acabou com a pose de alguns, claro que também fiquei surpresa por achar que ele era de alguma banda, rsrsrs, na verdade foi uma lição para todos nós, aprendendo sempre...




Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: 
Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja... Chico Xavier

Beijinhos...

19 comentários :

  1. Tadinha da minha miguxinha. a velhinha não
    sabia quem era vc ,mas tudo bem acho que depois disso tudo
    vc simplesmente riu do acontecido, mas como podemos julgar uma pessoa assim, talvez sem muito conhecimento, ou muito conhecimento né...a vida vai mostrando e gostei da sua atitude
    Um texto bonito e bom para refletir
    Bjuss minha linda rsrsr...mas gostei de ler
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cumadre todo bom co'cê?
      Realmente ela não me conhecia, mas foi uma fofa porque estava com muito frio esperando ali, ela demonstrava ter muito conhecimento das coisas maravilhosas que me falou, tadinha não é incomum vermos meninas nas ruas para fazer programas, então normal ela ter achado isso. E depois do susto achei que seria o mais correto a dizer assim ela ficou feliz, mas que foi um situação para a gente passar o fim de semana rindo foi.
      Beijos amiga e boa semaninha.

      Excluir
  2. Lindo, Verinha... tanto o lado dela, quanto (e principalmente) o desfecho que você deu!
    Hoje também fiz um texto sobre prostituição, e comungo de sua opinião: que vida difícil deve ser.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina
      Obrigada pelo carinho, depois vou até lá conferir.
      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa que história incrível!
    É verdadeira ou é um conto seu? Fiquei na dúvida agora, mas se for verdadeira tem mesmo muita mensagem na sua postura e no próprio comportamento da velhinha, afinal ela tem um bom coração e tentou lhe ajudar pensando que precisava da ajuda.
    Serviu também para que possamos avaliar antes de julgar, antes de tomar uma atitude errada. Muito bom seu texto.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth
      Aconteceu mesmo, tem coisas que acontecem só comigo, parece que tenho um imã,kkkkkkkk
      Na verdade não tinha o que fazer, sou uma pessoa tranquila que não esquento muito com as coisas, na hora fiquei nervosa, mas depois levei na esportiva, claro por ela ser uma senhora de idade a mais que eu tentei entender e não vi maldade, porque tem gente que vem para o teu lado por pura curiosidade e quando ela me viu sentada na pedra resolveu me levar algo para me esquentar, senti carinho e preocupação.
      Eu senti que ela não estava importando quem estava ali e sim preocupada pelo ser humano, um gesto que não vemos muito.
      Eu acho que estes acontecimentos nos ensina a cada dia.
      Abraço Paraense.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. kkk vc me lembrou 3 coisas verinha. Uma minha mãe diz que as prostitutas são (para os homens que as procuram )como buracos onde eles se masturbam. Isso deve ser mt difícil de lidar. A segunda é que as prostitutas são tão gente como nós pq uma vez meu professor falou que qdo a mae dele dava aula, as mães mais presentes na vida dos alunos eram as prostitutas polacas. A terceira foi um trecho de um livro espírita, onde a populaçao do mundo espiritual estava esperando ansiosa para uma palestra com São Francisco de assis. Toda hora aparecia um moço baixinho e franzino passando pra lá e pra cá e todos estavam irritados com ele pq só ele aparecia e nada de francisco. Qual não foi a surpresa de todos qdo descobriram q o baixinho era o santo! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, não tinha ouvido esta frase ainda, interessante e nada fácil mesmo com certeza.Nossa incrível esta constatação e se estão se prostituindo por um filho dá para ver o quanto ela luta para mante-los bem . Sabe que uma vez aluguei uma casa minha para uma menina que se prostituía e sempre pagou direitinho o aluguel.
      Muito legal esta historia, bem assim que aconteceu com o padre Getulio Saggin, se não me engano ele é de Curitiba, eu imagino sim porque vi a cara de espanto das pessoas.
      Valeu Alê, adorei você por aqui. Beijinhos.

      Excluir
  5. Olá tudo bem com você?
    Venha participar
    Estamos com um sorteio muito bom com um produto de primeira linha da Kert, e o bacana é que a vencedora(o) escolherá o produto que é da linha Keragen, então vim aqui lhe convidar para participar.
    Aqui o endereço ( http://www.riosul2012.com/2013/07/sorteio-kert-keragen.html)

    Aguardamos você!
    Abraços
    Thiago
    Trocyn Bão

    ResponderExcluir
  6. VERINHA, amiga muito querida! Apesar do desconforto da confusão, você pensou direitinho e escreveu uma postagem espetacular. Uma liçao linda de amor ao próximo.

    Um beijo no seu coração e pra todos vocês aí.
    Com carinho

    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Oi, Verinha!!
    Entendo a confusão que a senhorinha fez com você. Ela é de uma época em que somente as mulheres da vida saiam sozinhas :) Te ver na estrada incentivou-a a exercer a sua bondade. Que bom!! Acredito que ela esteja orando por você e recompensada, pensa na boa ação que fez!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Puxa Verinha, que história. sinceramente, não pude deixar de rir com a confusão da velhinha, de imaginar a sua cara e tal, rss, mas o que é mais importante nessa confusão é a bondade da velha senhora, a ausência de preconceitos, o fazer o bem simplesmente por amor ao próximo. E ela, na ingenuidade e na bondade dela deu conselhos. E se fosse uma prostituta mesmo? Aposto que se emocionaria, pois essas mulheres estão habituadas com outro tipo de tratamento da sociedade, ainda mais de outra mulher.

    Adorei o post, adorei a mensagem contida nele. Você fala com o seu coração.

    Um beijo pra você, e uma linda semana, com muitas flores e cores da natureza.

    ResponderExcluir
  9. ohhh Meu Deus kkk é verdade as pessoas julgam pela aparencia, julgam pelas circunstancias, julgam pela primeira impressão e por tudo mais, quando na vdd não tem que julgar nada que não é nossa função, obrigado por compartilhar são momentos que nos levam a reflexão e evolução.
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  10. Oi, Verinha!!! Seu relato me emocionou de verdade...apesar da confusão da senhora, o que valeu foi sua boa intenção, seu gesto generoso de oferecer alimento a quem parecia perdida.
    Essa questão do julgamento é algo sobre a qual reflito muito, ainda ontem falei em um e-mail isso, as pessoas julgam o que não conhecem e essa é sem dúvida a origem de muitos problemas sociais como preconceito e discriminação.
    Adorei seu texto...um abraço!

    ResponderExcluir
  11. São momentos simples que se tornam especiais. As vezes de uma confusão, a gente pode extrair lições lindas!
    beeijão:*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, tem um meme para você no blog, sinta-se a vontade para responder ou não ta?
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  13. Deve ter sido muito legal, Verinha! Eu ia adorar conhecer. E, infelizmente, há tanta gente ruim no mundo que quando surge uma boa e solícita, mesmo que nos confundindo, a gente acha estranho e se surpreende. rs Realmente jamais devemos julgar. Jamais. Bjs e boa quinta.

    ResponderExcluir
  14. E eu inicio este post com uma frase do grande Chico Xavier:

    "A verdade que fere é pior do que a mentira que consola".

    E concordo. Há tantos "puritanos" como você bem disse (e nem precisa ser religioso para isto) que vive a clamar por todos os cantos o quanto DETESTAM MENTIRAS E FALSIDADES e, de boa, eu acredito que quem fica afirmando repetitivamente algo, está querendo ocultá-lo do modo mais burro que existe, está entregando sua mentira e falsidade na cara.
    E quanto as "verdades" que ferem, todos adoram expô-las, julgando ao próximo sem nem mesmo conhecer sua trajetória, o que o levou a estar como está.
    A mentira é muito relativa. Por vezes, necessária, como neste caso.
    Certa vez um padre me disse:

    A mentira só é pecado quando prejudica alguém.

    Em seu caso, não prejudicou, do contrário, consolou uma pessoa de boas intenções, mesmo que não tenha veracidade, você praticou a caridade mais difícil de ser praticada: a moral. Doou-se por ela, passou por prostituta por compaixão. Existe caridade maior que a moral? Não creio.

    Só fiquei imaginando a cara do seu marido depois de contar essa! ahahahah!

    Quanto ao visual do padre que mencionou, eu conheci um pastor assim. Foi a igreja protestante que eu fiquei por mais tempo. rs.

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga Verinha,

    Saudades de ti. :)
    Na minha óptica, a senhora estava preocupada contigo e queria ajudar-te. Se ela foi intrometida?
    Bem, sim, talvez tenha sido um pouco mas a actitude foi sem maldade. Ela estendeu-te a sua mão, tendo um acto de amor para ti. Isso é bom. :)
    Ok, fez um julgamento precipitado, é verdade. Mas foi por amor e com caridade.
    Quantos de nós, não julgamos precipitamente. E é com amor?
    É isento de maldade?
    Nem sempre, veja-se no caso do Padre Getúlio!
    Então, fico feliz que não te tenhas zangado. Tiveste a actitude correcta. Mas sinceramente, eu não teria tido essa calma, esse bom-senso, essa sabedoria. Creio que tentava logo clarificar a situação, pois não gosto de mal-entendidos e se a senhora insistisse, acho que reagia mal.
    Enfim, ainda estou um pouco (verde) neste tipo de coisas. Tenho sangue quente e às vezes fervo com pouca água! ;)
    Mas agora que li a tua experiência, tentarei lembrar-me de como resolveste a situação com prudência. Tentarei ser mais paciente, mais calma.
    (Ui, este comentário já parece um post de tão longo!) Rsrsrs

    Beijinhos querida, adoro-te...

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com/2013/08/capitulo-11-olhos-nos-olhos.html

    http://espacoconscienciapura.blogspot.com/2013/08/ajudando-amigos.html

    ResponderExcluir