4 de julho de 2013

DESLIGUE A TELEVISÃO...

imagem do Google

Na casa de Osvaldo a televisão fica ligada por 24 horas, sua família era totalmente viciada em assistir o tempo todo, nada os impedia de ver a qualquer hora algum programa. Há televisão pela casa toda e até nos três banheiros, sabe como é né, revista já perdeu a graça. Eles eram como robôs que invadem na madrugada programados na atuação TV o tempo todo. Osvaldo tem que trabalhar e no seu escritório também havia um aparelho e dentro do carro? Claro que sim o transito era lento e para acalmar só mesmo um bom dia Brasil para começar bem o seu dia e com alegria. Oswaldo era um homem totalmente desligado, levantava pela manhã para o trabalho e sua família ainda estavam dormindo ou já fixados na telinha. Não tinha um bom desempenho como pai, marido e o dialogo não fazia parte de sua vida com esposa e filhos. Era até comum no bairro onde ele morava, parecia que todos agiam da mesma forma, a impressão era de que todos agiam como robôs indo e vindo todos os dias, no mesmo ritmo, a mesma vida corrida, vivendo de acordo com opinião e regras da televisão.
imagem do Google
Sua esposa passava o dia todo na frente de um aparelho também, as comidas totalmente esquisitas que eram copiadas de algum programa culinário, suas roupas acompanhavam a moda e a cada corte de cabelo novo que aparecia em alguma novela lá ia ela deixar a cabeleireira doida que queria o corte igualzinho da alguma personagem em destaque na novela. Por diversas vezes até seu jeito de falar se modificava.
Seus filhos não pensavam e nem opinião tinham, estavam programados em viver a vida de personagens de desenho e diversos filmes violentos, pois os pais nem prestavam atenção no que eles assistiam.
Porem aconteceu algo estranho na casa de Osvaldo, a família desreunida cada um em frente a sua televisão assistindo seu programa favorito, sim porque por lá os gostos eram programas de suas preferências, mas são crianças, pensava Osvaldo, quem sabe um dia quando ficarem maiores com certeza algum há de se interessar por suas primazias somente essa era sua preocupação. Há sim... Quase me esqueci de contar do que algo de estranho aconteceu naquela casa televisiva, de repente os aparelhos explodiram caindo no chão sem explicação. O susto foi grande cada um correndo de um lado para o outro e Osvaldo petrificado... Pois não há mais televisão.
imagem do Google
O que fazer naquela hora? Ir à casa do vizinho seria a solução, mas não poderia incomodá-lo sendo que ele dormia muito cedo, pois seu lema era “Deus ajuda quem cedo madruga” então não poderia levar sua família até lá e pensou no Pedro seu vizinho da casa da direita, entretanto não seria possível também ele era tão ou mais fissurado em televisão quanto Osvaldo e não queria tumultuar a casa de seu vizinho sendo que nunca trocaram uma palavra, mal sabia ele o que o aguardava.
Todos na casa pela primeira vez se olharam nos olhos para ver se algum deles encontrava uma saída (houve uma sensação de como estivessem se olhando pela primeira vez), porém não, estavam tão viciados em assistir que esqueceram de que como resolviam dificuldades, seus miolos não conseguiam pensar e por mais que tentassem só conseguiam uma enorme dor de cabeça.
Mas as surpresas não demoraram a aparecer, Osvaldo quase foi à demência, as crianças aos berros e a esposa na maior agitação nem em época da TPM ela se pulsava tanto assim, parecia um dragão guspindo fogo e nos gritos dizia que iria perder o final da novela e o casamento da Dinorá com o Pedrão, não saber de primeira mão como seria o vestido de Dinorá seria trágico, pois como poderia depois comentar com as outras mulheres... Uma tragédia se instalou naquela casa.
Resolveu dialogar, o filho menor ficou sem entender o que seria dialogar e ao meio de tanta confusão se reuniram para encontrar uma solução. Quem começou foi o Osvaldo com cara de bolachão:
- Maria tem que ter paciência, pois estou achando que hoje não poderemos resolver este problemão.
- Espera ai Pedro quem é Maria alguma safada com quem você esta me traindo? Eu sabia igual o que Armando fez com Sandra na novela das seis.
- Como assim quem é Maria, é você minha esposa com quem estou por vinte anos casados. E Pedro é o vizinho, eu sou Osvaldo ta lembrando não.
- Esperaaaaa ai... Muita calmaria nesta hora porque minha cabeça vai explodir, vamos começar tudo de novo sem desespero. Osvaldo é o nome de meu vizinho o que é casado com a Maria, meu marido é o Pedro e meu nome é Renata. Meus filhos é o Joaquim, Serginho, Silvia e não sou ingrata não.
- Não... Não... Não você é que esta fazendo confusão, meus filhos são o Tiago, a Rita, Geraldo e Sebastião... Espera ai Maria... Cadê o Sebastião?
- Eu nem conheço este Sebastião e Renata é meu nome e você meu marido? Não... Não é não.
E naquela discussão ficaram por horas até entender o que havia acontecido. Por fim ficou tudo esclarecido.
Em um dia Renata bate na porta de Osvaldo para pedir uma xícara de açúcar emprestado, Osvaldo pega a xícara, mas nem olha para o rosto dela e se perde na cozinha prestando atenção em um Jogo na televisão e na demora como estava passando a novela Renata resolve se sentar, Maria chega à porta e se depara com ela deitada em seu sofá e achou que entrara na casa errada, pois elas eram todas iguais, se dirige a casa de Pedro sem conferir o lugar, na correria percebe que esta perdendo o capítulo da novela e se senta na frente da televisão, as crianças chegam da escola e pela janela da sala vê a mãe Renata sentada fixada na novela e entram meio que confusos como robozinhos correm para os quartos para frente da televisão e assim do nada trocam de casas sem ao menos perceberem, os maridos continuam nas mesmas casas de origem, mas como não se olham nos olhos nem percebem a troca das famílias em questão e por um ano ficam vivendo assim naquela desilusão. Mas e ai cadê o Sebastião.
Há!!! O Sebastião foi passar um período com os avós não aguentou tanta confusão... Ele nem gostava muito de televisão.
Faltou dizer: E as famílias? Vão bem... Obrigado... Voltaram aos seus devidos lares e desligaram a televisão.


imagem do Google
"Televisão pode até ser uma boa diversão, só não pode ocupar o tempo no qual eu poderia dedicar-me aos meus filhos ou ao meu marido".
Ane Soal

A quem passar por aqui levem meu carinho, abraços e beijinhos.
Um lindo dia feliz.

11 comentários :

  1. Não sou contra a televisão.
    Só acho que há vida fora dela
    que merecem mais nossa atenção.
    Obrigado pelo carinho diário.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e aqui, quase não a olhamos...E estamos bem obrigado,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Eu substituiria a televisão pela internet Verinha.
    Obviamente não sou contra, do contrário não estaria digitando agora, mas há de se ter limites.
    Se existe algo que realmente me preocupa é quando alguém afirma: "Meus amigos virtuais me entendem muito melhor que os reais".
    Ou esta pessoa não tem amigos reais, é muito solitária, ou é mentirosa e não se abre com eles, pois acredita que seja muito mais fácil abrir-se "ao mundo" literalmente, do que a quem está ao seu lado. Sem pensar nas consequências, sem pensar que aqui fica tudo documentado e pessoa pode usar qualquer palavra contra você. Já conversamos acerca disto EM OFF.
    E nunca podemos esquecer que na virtualidade, um dia pessoa é sua amiga, no outro é inimiga, por vezes... POR NADA! Cisma com um desentendimento de nada e ponto, já começa o cyberbullying, o denegrir a imagem do outro, colocar palavras nos dedos de quem não escreveu...
    E que não venham me dizer "é como na vida real".
    Não. Não é.
    Na vida real há chances de nos cruzarmos, de reconciliar-nos com velhos amigos, de poder nos defender diante de um ataque colocando em pratos limpos certas intrigas diretamente, de ter a conversa "cara a cara" para sacar se pessoa está sendo sincera ou não e PRINCIPALMENTE, mais chances de saber que aquela pessoa com a qual conversamos realmente existe. O que não acontece por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Christian, pensando desta forma a pessoa corre o risco de ser desmentido a qualquer momento. Uma vez minha avó disse que não devemos contar nosso segredo mais intimo a ninguém, porque de uma hora para um amigo nem que seja o melhor pode virar seu pior inimigo e dependendo tem pessoas vingativas mesmo que estejam ao seu lado, então imaginem virtualmente. Entendo bem o que quer dizer, por vezes nos enganamos muito achando que tudo por aqui é rosa, mas na realidade não é. Pessoas assim não merece nosso respeito, pessoas assim não tem integridade, pessoas assim é bom que desapareça de nosso convívio virtual. Claro que não é como no real, porque no real podemos pegar no pescoço e cortar a língua, desculpe, mas não sou de ficar desculpando o tempo todo, já fui muito otária de deixar para lá e hoje não faço isso, sou um poço de bondade, porem se pisam na bola comigo, esquece não sei perdoar. Porque acho que uma pessoa que age desta maneira, não presta, é um escroto. Mexendo com meu nome onde digo que é a única coisa que realmente me pertence, pode me chamar de feita, te chata, mas mexer com minha índole, há deixa de existir para sempre, hoje sou assim, na verdade me transformaram assim e não importa se é parente, amigo ou qualquer outra coisa. Sempre digo que não é o que falo que me define como pessoa e sim minhas ações. Como já escreveram aqui, varias baixarias e nem me importo quando dizem que não sei escrever que tenho vários erros de português, às vezes posto um texto tão apressada que chego a nem conferir direito, mas até ai tudo bem, o que escrevo aqui é real e nada que possa alguém usar contra minha pessoa. E também tem minha família que lê, como vou ensiná-la a sempre cuidar e moldar seu caráter se não o tiver por aqui ou qualquer lugar, teria vergonha de ser chamada de mentirosa por ela.
      Nossa acho que sai um pouco do tema, mas é isso ai.
      Valeu Christian.

      Excluir
  4. Amiga, adoreiiiiiiiiiiii!
    Devo dizer que conheço diversas famílias assim kkkkkkkk

    Bjsssssssssssssss e uma tarde muito linda p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Verinha! Olha que não duvido haver uma família assim. como lido com crianças sei de muitas famílias que não trocam a tv por alguns momentos de atenção para o filho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa noite
    Querida amiga Verinha
    Belo texto...gostei da abordagem da realidade, por vezes comprometida pela televisão, de muitas famílias, com um tom ameno e bom humor.
    desnecessário eu dizer que a moderação é a medida natural de todas as coisas e que todos nós temos sim a capacidade de diferenciar quando estamos agindo no bem ou estamos nos deixando seduzir pelo mal...mas, já vi e conheço várias famílias com comportamentos que atingiram um nível mais problemático, quando a única ponte para o mundo externo é o aparelho de televisão, pelo fato de não existir limites colocados e nem diálogo entre... para criar uma melhor consciência e sensibilidade para a moderação...e também, por vezes, vi a "criação" de uma pessoa acéfala, incapaz de refletir e analisar os programas assistidos, aceitando compassivamente todas as ideias propostas...
    e como foi dito: eu , também, não tenho nada contra quem é dessa forma, e nem sou contra a televisão, pois, por fim, mesmo aceitando que a televisão traz certos malefícios quando muito acessada, ela também é um grande instrumento de educação, cultura e lazer...A televisão (((e o computador))) são instrumentos e, seus efeitos serão de acordo com (o tamanho d)a utilização que se faz dele.
    Obrigado pelo carinho da visita e sempre!
    Bela sexta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não curto ficar olhando TV....as vezes tem um filme que outro....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional Verinha,com a dose certa de humor os alertas ficam destacados.Aqui na cidade tem uma artista-cantora que trabalha com crianças e jovens.Dentre suas composições há uma chamada"videotinha" que toca justamente neste mau vício.Usava-a sempre em sala de aula ao iniciar assuntos sobre a influência exagerada da TV,para despertar e fomentar a consciência crítica dos alunos.
    Ótima chamada(rs).
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  9. Meu marido diz que a televisão foi o início da falência de muitas famílias. Hoje temos os computadores, o que é muito similar em termos de afastamento um do outro da família, alienação, etc.
    Tudo enfim precisa de equilíbrio.
    Uma boa reflexão. Bj!

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga Verinha!

    Como estás amiga?
    Espero que estejas bem.
    Gostei muito de ler este conto. Penso que hoje em dia, as pessoas já não assistem muito a TV, com excepção dos idosos e das crianças. Os adolescentes e adultos, procuram mais a web, como o Facebook e o Skype. Pessoalmente, gosto de ambos: laptop e televisão, acho que não passo sem eles. No laptop tenho tudo o que necessito, até livros.
    Obrigada pelo teu carinho e amizade.

    Beijinhos,

    Cris Henriques - Espaço Consciência Pura

    http://espacoconscienciapura.blogspot.com

    ResponderExcluir