20 de junho de 2013

REFLETINDO

caras pintadas 1992

Passeata dos Cem Mil (1968)
Fotografia foi feita em de 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, durante uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil e que contou com a participação de artistas, intelectuais e setores da sociedade brasileira.

Fotografia: Evandro Teixeira.




Lembro bem da revolta dos caras pintadas em 1992, um movimento onde eles tinham um alvo definido. Uma manifestação feita na paz e conseguiram seu único objetivo. Movimentos assim existem há muito tempo já na década de 60 e 70, para alguns que ainda lembram do movimento para a queda do regime militar entre tantos outros em que os estudantes fizeram parte na historia. Foram épocas de grandes conflitos, mortes, depredação e vários confrontos, tudo por uma democracia livre. 

Hoje até queria ver o povo nas ruas novamente com uma atitude mais digna e com ideais mais esclarecidas, pelo que estão reivindicando realmente. 

Os caras pintadas só queriam a queda do Collor e teve um fim depois de seu pedido de renuncia e nunca mais se ouviu falar do movimento. Desculpe aos demais, mas não vejo neste movimento algo parecido com os anteriores, deram início por causa do aumento do transporte público e de repente estão englobando outras causas e em meios a isso estão lá pelo meio alguns arruaceiros que transformaram as ruas em uma arena de lutas e destruição, Impedindo o direito e ir e vir de outros cidadãos.


Ainda insisto em dizer que cada povo tem o governo que merece, chega de acreditar em promessas mentirosas, para que queriam tanto o voto direto queriam colocar no lugar dele um líder com causa popular, mas cadê este líder se todos já estão corrompidos, porque não mostrar para estes corruptos que o povo tem poder votando nulo, em branco sem medo. O povo esquece sim, apesar de tudo que Collor (o caçador de marajás, eleito pela maioria dos votos) fez, foi suspenso por oito anos e depois foi eleito senador pelo estado de alagoas, como pode isso? Mas vamos ver o que acontecera nas urnas daqui para frente. Ainda não acredito que para ser ouvido tem que gritar, pois acho que um voto em branco ou nulo. O povo daria sua mensagem de basta, chega de corrupção. 


Resolvi colocar este texto com minhas palavras do que penso sobre tudo que esta acontecendo, meu marido até escreveu um texto para enriquecer este post, mas como o achei muito forte, apesar de termos uma visão bem parecida, ele é bem mais polemico, não o colocarei em respeito a vocês leitores, há coisas demais que muitos não conseguiriam entender sua visão.
São trinta anos observando estes políticos brasileiros e se colocar todos em um liquidificador não daria nem meio copo de aproveito.

Espero não ter ofendido a ninguém com este post, lembrando que não sou contra o povo e sim contra certas atitudes que estou observando.

movimento diretas já



O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.

23 comentários :

  1. Oi Verinha, boa noite
    Muito boa e esclarecedora tua participação na BC.

    Na época da repressão eu era menina ainda e olha todo mundo fala mal dessa época, mas que as coisas eram melhores lá isso era!

    Hoje com essa roubalheira toda, eu estou feliz que o Brasil esteja botando a boca no trombone mesmo.
    Mas sou contra a violência e depredação.
    Fora para os baderneiros.

    Beijos pra ti e parabéns pela blogada!
    :)

    ResponderExcluir
  2. A manifestação nas ruas é válida. A coisa está demais. Porém, sou CONTRA qq ato de vandalismo e destruição, como vemos no saldo dos estragos feitos pela minoria infiltrada lá! Pena! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, Verinha
    Esse tempo que vc mostrou foi o meu de faculdade... vi as fotos com as roupas características da época... gostei de fazer essa viagem no túnel do tempo com vc e de rever que muitos lutam por nós...
    Há avanços sim mas o povo que governa a nação deve ser como eu: tartaruga...
    Os meus post foram a favor da paz e organização nas manifestações não mais, porque não posso falar do que não entendo bem... estou lendo, com gosto, posts como o seu... aprendo muito!!!
    Sejamos abençoados!!!
    Bjm de solidariedade pra nós

    ResponderExcluir
  4. Acho que os políticos são fruto da nossa cultura. Li hoje o depoimento do primeiro ministro chines sobre a nossa situação e ele falva uma coisa certa: nossa cultura precisa ser reformada. Talvez não do jeito que ele falou, porque o cara era meio radical, mas acho que essa atitude que o povo tá tomando já demonstra uma mudança nesse sentido.

    ResponderExcluir
  5. Olá Verinha
    Gostei muito do que vc escreveu
    Não me ligo em política
    Sou super à favor destas manifestações desde que sejam pacíficas
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá,Verinha
    Acho que temos todo direito de reclamar,mas sem violência
    É preciso saber votar
    Cada povo tem o governo que merece!!
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  7. Espero que as manifestações sejam sem vandalismos, e que a gente consiga os nossos direitos!!!
    beijos e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  8. Oi Verinha
    Pelo que entendi, vc, como o Chris é a favor do voto nulo, não posso dizer que concordo contigo nesse ponto amiga, mas a respeito sem problemas. Eu acho que não deveria ser obrigatório votar, isso sim. Eu votaria mesmo assim, eu gosto de poder eleger quem eu acho que merece meu voto, se eu escolho bem, só depois é que eu sei kkkkkk, daí lá se vão quatro anos, mas eu sempre voto com consciência, isso é um fato! Quanto as manifestações, acho que são válidas, infelizmente alguns vândalos entram no meio para se aproveitarem da situação, isso também é um fato.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu quanto ao fato do voto nulo, quero que entenda que se todos em manifestação votassem nulos, daríamos um bom susto e assim o povo mostraria a força que tem, no meu ver estamos fazendo papel de bobos votando sempre na mesma corja que nunca iram mudar nada que não sejam suas contas bancarias, o que o povo não entende muito é que quem se manisfesta a votar nulo não quer dizer que não quer o melhor, que não queira fazer parte da historia e sim comprovar a estes políticos que eles precisam muito do povo e devem nos tratar com respeito.
      Obrigada de coração pelo carinho e respeito, és uma pessoa maravilhosa Lu e te respeito e entendo seu desejo de acertar na urna e ter orgulho de ter escolhido bem.

      Excluir
  9. Verinha, antes de entrar no foco central do post, permita-me que faça uma citação que li em um blogue e que, não sei se é da autoria da blogueira (sabemos que há muitos (as) blogueiros (as) que copiam e colam e não dão créditos ao autor) e que é uma frase muito verdadeira, que talvez se encaixe na postura que tomou aqui em seu espaço.

    "Minha grande virtude é a de pensar muito antes de falar qualquer coisa.
    E meu grande defeito é o de pensar mais do que o necessário e acabar deixando de falar muita coisa".

    Não estou querendo dizer que você não disse o que foi preciso, seu texto ficou muito bem escrito, coeso, mas ficou evidente que, por medo de ofender a alguém, acabou banindo o texto do seu marido que eu adoraria ler, não somente ler, mas vê-lo publicado aqui.
    E daí se é polêmico? E daí se ofende alguém?
    As pessoas, principalmente na internet, por mais cuidado que se tome, sempre acabam, quando querem, arrumando um pretexto para se fazerem de ofendidas e / ou ofender quem se expressa sem temor (ou com temores). Você já deve ter percebido que o Escritos Lisérgicos por vezes é um palco para este tipo de espetáculo (isto porque envio MUITA coisa REALMENTE ofensiva para o eSPAMgoto) e que preciso de muita diplomacia para driblar certas atitudes por lá.
    Quando não vamos atrás do senso comum, é isso que acontece e, não faz muito sentido ficar se reprimindo e escrevendo posts com receios de ofender alguém.
    Perceba que você está emitindo uma opinião (sua ou de seu marido) e se tal opinião não é calúnia, difamação, intriga, não infrinja as leis (e há muito (a) blogueiro (a) preconceituoso(a), que falta com o respeito com muitos e ainda assim estão de boa, são até apoiados (as)) não está cometendo crime nenhum, apenas exercendo sua liberdade de expressão. Como disse em resposta ao seu comentário certa vez: se for para me calar, se não for para escrever o que penso, o que gosto ou desgosto, postar apenas mensagens de "positivade" ou me reprimir, para que terei um blogue então? A muitos pode fazer sentido, mas a mim não faz. E pelo senso crítico que sempre percebi em você, que de cara organizou uma BC sobre um assunto polêmico e até desconhecido para a maioria, acredito que isto tampouco faça.
    Espero que não encare este comentário como uma crítica (nem construtiva nem destrutiva, crítica é negativo e ponto) e sim, uma opinião sincera de um parceiro que admira muito sua personalidade forte, que é exposta tanto em muitos dos seus posts quanto em seus comentários, para que não se sinta acuada por pensar "fora da caixa". Ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveste muito bem Christian e de forma alguma discordarei por ser verdade, pode ficar tranquilo porque conhecendo um pouquinho de você sabia que escreveria algo assim e fostes até bondoso nas palavras, bastava escrever amarelou que já entenderia a mensagem. O Vilson me disse a mesma coisa, não nas mesmas palavras, mas foi o que entendi. Confesso de todo coração que com certeza amarelei sim, senti um aperto no coração, mesmo antes de ele me falar e ler este seu comentário, como se não estivesse sendo verdadeira sabe? Havia sim muitos palavrões e ele chamava o povo de burro por esta lá fazendo uma manifestação que irá só ser mais uma perdida igual dos caras pintadas acabou em pizza, pois ele diz que não foi o povo que o tirou e sim aqueles que Collor não quis dividir o roubo. O Vilson sonha com o militarismo novamente e diz que só foram perseguidos os bardeneiros que queriam confusão, não posso opinar, pois não vivi naquela época, nem ele, mas tem mais conhecimento do que eu sobre o fato em questão. Só lembro-me de minha avó suspirando e sentindo saudades do Figueiredo que morreu pobre e de favor.
      Nem tem o que falar ou me explicar porque não é do meu feitio, amarelei e pronto.
      Percebi que o povo não quer ouvir ou ler outro lado da opinião e por estar abrilhantando estes protestos, como se os brasileiros que estão lá são os heróis e pela visão do marido não são, pois estão lá ajudando somente a oposição do governo nada mais, pelas palavras dele isso vamos ver nos próximos comícios que vem a seguir e será comprovado o quanto o povo esquece-se das coisas, deixa chegar a copa e as eleições.
      Uma parte que ele escreveu: “Ao contrario do que fala a justiça eleitoral quem vota nulo é burro, para mim burro é quem elege corruptos que usam uma bolsa para manter o povo miserável em seu domínio ( estão criando um monte de vagabundos) e depois vão para as ruas fazerem protestos, vou parar por aqui porque precisaria de trinta anos para descrever tudo que penso”.
      Já fazem mais de anos que ele vota nulo e aconselha quem estiver choramingando sobre alguma coisa do governo para que faça o mesmo.
      Já é a segunda vez que faço isso, na faculdade me calei em uma hora que tinha tanto a dizer e debater, mas não me achei preparada para tal assunto que seria sobre greves, me senti horrível depois conversando com meu marido, ele mesmo só ria de minhas queixas por ser tão covarde, mas enfim já foi ainda tenho muito que aprender sobre usar minha voz e meu direito de opinar e te agradeço por não deixar este fato batido. Obrigada. Lembrei-me por ser tolo a vida toda se não perguntar, mais ou menos me senti assim.
      Valeu parceiro.

      Excluir
    2. Verinha, primeiramente, não seja tão severa consigo mesma. Não a acho uma "covarde" que "amarelou". O que quis dizer é que se você ficar pensando toda vez que for publicar algo um pouco mais "espinhoso" e ficar com medo de ofender, não irá escrever uma palavra, porque UMA palavra basta para quem "quer se ofender" e ser um "protagonista" (quando puder, leia o comentário que o parceiro Felisberto deixou em meu post Particularidades, ele se expressa melhor do que eu), ou seja, a não ser que queira postar apenas florzinhas, coraçõezinhos e menininhas saltitantes de alegria em um jardim florido, terá sempre os "do contra" em sua caixa de comentários.
      Você é uma pessoa corajosa caralho! Escreveu abertamente aqui sobre a Umbanda, em um país onde não se respeita a própria cultura e o que predomina é a teoria judaico-cristã e, penso que, se você usasse o gadget "Postagens populares" tal post estaria no topo, pois duvido que não haja uma porrada de gente stalkeando nossa conversa. Se fosse covarde, pediria para debatermos EM OFF, mas não o fez. Foda-se! Você respeita, vivenciou a Umbanda, o blogue é seu e quem não gostar, já se retirou tarde. E a BC dos Assexuados é outra evidência de que tem coragem. Portanto, duas vezes que se calou não é motivo para se sentir constrangida. Nem todos estão preparados para receber ofensas sempre. Outros já até se acostumam. rs. Eu me calei em muitos blogues alheios, não por covardia, mas por saber que não ia dar em nada, autor (a) mal informado (a), preconceituoso (a) e com uma legião de fãs alienados, o que me faz lembrar um pouco tais manifestações.

      Excluir
    3. É verdade, porem na hora que postei meu texto, fiquei assim e conversando com o Vilson, ele riu e disse que então não pedisse para ele escrever, sendo que já conhecia sua visão sobre a coisa toda, mas não ficou bravo, porem senti uma decepção. Na real ele ficou super feliz em você se oferecer para postar em seu blog, atitude que fez toda diferença para ele e agradeço pelo gesto.
      Eu acabei de ler o comentário do Felisberto, realmente ele disse tudo e mais um pouco, não tem como agradar a todos e muito menos agradar quem nem esta querendo entender nossa opinião e direito de escrever o que queremos em nosso blog. Muitas vezes me dá um embrulho no estomago quando leio algo que não concordo, mas ultimamente vejo o quanto as pessoas estão fechadas as suas próprias ideias, ficam menosprezando a opinião do outro.
      Nossa você levantou meu animo, não me sinto assim tão corajosa, se bem que nestes dias resolvi me impor mais e aceitar que não preciso me esconder de ninguém e nada demais escrevemos em nossas conversas para esconder de nenhum abelhudo, kkkkkkkk
      A umbanda me encanta então não me importaria de que alguém viesse discordar, mas penso que muitos têm medo de debater e se mostrar preconceituosos por este motivo resolvem se calar.
      Na verdade parceiro quando vemos que não vale a pena devemos nos calar mesmo, só o que não podemos de forma alguma é perder nossa identidade para agradar alguns, fica uma coisa falsa e sem sentido algum, não vivi todo este tempo passando por tantas coisas para nada, é como nadar e morrer na praia, digo que não posso regredir jamais. Voltar e rever pontos são uma coisa mais voltar e permanecer no mesmo lugar é um absurdo.
      Agradeço muito esta força viu, você é uma criatura abençoada.

      Excluir
  10. Indo ao foco do seu post, não sou da geração dos cara pintadas, mas não soube se houve toda essa violência e vandalismo que vimos, principalmente ontem que, além das depredações, saques, custou a vida de um cara de 18 anos em Ribeirão Preto.
    Tem razão. Começou tudo por causa da tarifa de ônibus e agora muitos nem sabem ao certo pelo quê estão lutando. Um bando de despolitizados (muito mais que eu) tacando o foda-se em tudo e todos. Só sabem que é pela corrupção (então por que ninguém protestou no momento do mensalão e depois de descoberta tanta sujeirada?), a Copa (até um tempo atrás eu era "demagogo" ao falar que isso não era prioridade ao nosso país e sim, a saúde, educação, valorização dos professores) e por que diabos só agora o "gigante" acordou? A geração das minorias já estava acordada e fora do Facebook há muito tempo, como bem relatei em meu post e o curioso é que ninguém mencionou NADA acerca disto. Porque minorias serão sempre minorias.
    E o irônico é que as mulheres também são consideradas minorias e a maioria dos meus seguidores são do sexo feminino. Eu pareço abraçar abertamente as suas causas muito mais do que muitas por aí e ainda sou acusado de misógino por conta de um detalhe que é para ser interpretado como SURREAL em meu livro.
    Tenho outra parceira que infelizmente está inativa e que também é a favor da nulidade do voto e usou de argumentos bem semelhantes aos seus. Sendo que a maioria acredita ainda na revolução das urnas.
    Foi um ato corajoso de sua parte, ou seja, por mais que tente, você não consegue sufocar a pessoa verdadeira que realmente é.
    Dividi o comentário em todos porque há limites de caracteres.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando...
      Todos os partidos já foram de alguma forma coligados, um dia são os moçinhos outros os bandidos, ora estão do mesmo lado e de repente virão adversários, fariam coligações até com o diabo (ele acredita que exista) para não perder o poder, bando de facínoras, mentirosos e bandidos da pior espécie ganhando só os estupradores que considera ainda pior. Dilma terrorista participou de assassinatos e até vendeu a própria alma, onde queria com um bando de vagabundos implantarem o comunismo no país um segundo Cuba que até hoje venera. É só ler a historia que tanto escondem, dizendo que foi maltratada, uma safada isso sim.
      Caralhoooooo... Será que o povo é tão burro ou mal informado, vamos detonar as redes de televisão que é outra safada, detonar os morros de bandidos, colocar o dos políticos na reta se haver o voto nulo, alguma coisa vai acontecer e vai ser grande então aplaudirei o povo de pé.
      Isso é só um pouco do que ele escreveu, então resolvi não publicar por medo da polemica por aqui. Disse a ele que vamos fazer um blog para liberar toda raiva, pois parece que vai ter um infarto de tanto que as veias pulsam em seu pescoço.
      Na revolução dos caras pintadas não houve toda esta depredação e morte como esta acontecendo, a gestão de Collor não foi um sucesso pelas besteiras que fez se precipitando em congelar as poupanças, na época fui despedida e dois meses depois consegui o mesmo emprego novamente. Com isso o povo foi às ruas protestar, mas tenta tirar a Dilma agora, não conseguiriam.
      Teve tantas épocas em que havia a oportunidade de protestar, mas quando se refere a dor no próprio bolso às coisas são diferentes. Concordo inteiramente com sua colocação.
      Acho que veem as mulheres como minoria porque tantas como eu talvez tenham medo de serem apedrejadas, porque um homem falando ou escrevendo os outros tem mais respeito, sei lá é o que penso. Acho que temos que dar a cara para bater e revidar é claro, rs
      Às vezes as pessoas são sinistras com seus comentários quanto como a gente se comporta ou escreve, um detalhe faz toda a diferença para nos rotular de alguma palavras estranha sem sentido algum, que nos deixa de boca aberta. Seu livro é muito bom e até emprestei para um amigo da Gabi, ele esta adorando e achando muito maneira a historia. Emprestei ameaçando a figura.
      Mais uma vez obrigada pela sinceridade, não esperava outra coisa de sua pessoa. Valeu.

      Excluir
    2. E você se engana ao achar que um homem falando ou escrevendo impõe mais respeito, preciso lhe mostrar algumas blogueiras feministas que conheço, já tomei cada esporro! ahahah!
      Eu me referi às mulheres como minorias, porque socialmente são consideradas, afinal, voltando à política, até no útero de vocês os caras querem mandar. E não vejo manifestação alguma destas mulheres, a não ser nos blogues de temática realmente feminista. É como se todas estivessem em um redoma, não sei explicar esta atitude, talvez seja a religião. Acho que muitas feministas são extremistas, mas há também as conscientes e aprendi muito com elas, não ao ponto de me autodenominar feminista como outros caras que as seguem, mas estou sempre aprendendo algo mais, não é nem questão de gênero, é justiça. Como aquela frase: você não precisa ser homossexual para defender os direitos dos homossexuais.
      Acerca dos cara pintadas, meu pai disse que não foi o povo quem o tirou de lá e acredito, do contrário, hoje ele não estaria no Senado. Portanto, é difícil acreditar na voz deste povo diante de tantos absurdos e já assumi em vários blogues idealistas e no Twitter que não sou otimista quanto a este país. É muita coisa por trás que nunca ficamos sabendo. Não dá pra ser idealista.
      Estas manifestações, desde que escrevi aqui já custaram mais de uma vida, duas mulheres foram atropeladas em Goiás recentemente.
      Quanto aos comentários, é bem como o Twitter que me enviaram, pessoa tira a sua própria conclusão que não é a do autor e QUER que o autor assuma uma postura QUE NÃO FOI SUA, ASSUMA O QUE NÃO ESCREVEU. Eu passei a ignorar tais comentários sinistros. E não é questão de divergir e não vou mais responder a coisas óbvias, como já prometi do tipo "quem escreve e publica sabe que haverá divergências". Ou pessoa tá se fazendo de idiota para afirmar algo tão óbvio e não saber que não é questão de divergência ou é idiota mesmo. Ninguém pensa igual, mas precisa saber divergir com respeito, como a Lu fez aqui sobre sua posição de ser contra a nulidade do voto. Opiniões divergem e não sei se viu, mas você teve o apoio da Mari também neste ponto lá no Lisérgicos.
      É isso parceira, escreva e só não se sinta oprimida. Tosquices haverão sempre.
      Abraço.




      Excluir
    3. Achei que só o Vilson falava esporro,kkkkkkk
      Entendi, e é verdade fiquei imaginando sobre o caso, como que se a pessoa entendesse o que se passa na cabeça de uma pessoa que é estuprada e ainda por cima engravidar, querer tirar e descobrir que terá que levar a gravidez adiante. Não posso dizer que sou a favor do aborto, mas sou a favor que a mulher faça do seu corpo o que quiser e ter o direito de decidir o que é melhor para ela. Realmente tens razão não houve manifestação alguma, não acredito que isso vai ser aprovado nos demais órgãos, pois é um absurdo enorme. Sim a religião prega contra qualquer seja o motivo para abortar. Uma vez um colega de trabalho me contou que a esposa não tomava anticoncepcional porque a sua igreja não permitia, a criatura tinha cinco filhos e já estava a caminho o sexto, o cara mal conseguia pagar as despesas com os filhos.
      “você não precisa ser homossexual para defender os direitos dos homossexuais”
      Lógico que não... Basta sermos seres humanos para que possamos aprendemos com todos, não se pode se fechar a somente um gênero de pensamento, livro, texto ou a um tipo de pessoas, se fechar a um só acaba vivendo como um cavalo com tapa olho só olhando para a frente, se perde oportunidades, porque as vezes de onde você menos espera vem a resposta a uma duvida.
      É disso que o Vilson fala, ele esta lá, passou os oito anos e o povo esqueceu-se do que ele fez, o Irmão dele o Pedro foi que o denunciou se Collor tivesse dividido o roubo com o irmão, ele nunca seria descoberto, dizia na campanha que iria caçar todos os marajás e com isso arrumou muitos inimigos neste meio, aquela manifestação foi política totalmente. Na verdade ele fez uma lavagem cerebral de uma forma que foi eleito pela maioria dos votos, o povo gritava nas ruas pelo nome dele e depois estavam lá pedindo para ele sair, entendeu o que se fala aqui em casa, o povo é cruel. Seja um dia empregador que sentiras na pele o que é trabalhar com gente.
      Realmente amei o que a Luciana escreveu, ela acredita que um voto consciente mudaria tudo, um ponto é bom que as pessoas não percam as esperanças, mas que estes políticos iriam urinar nas calças por ver o povo não querendo mais eles no poder iriam mudar totalmente e dar o respeito que o povo merece, bom ao menos àqueles que merecem respeito.
      Pode deixar Christian, não farei mais isso comigo.
      Até mais.

      Excluir
  11. Oi flor!

    Adorei seu texto. E também sinto falta de algo mais claro. Mas é tanto pra dizer, tanta coisa está sufocando o brasileiro, que o povo foi pra rua cada um pra gritar por tudo. Espero que o vandalismo tenha um fim, e que toda essa manifestação tenha bons resultados.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  12. Oi, Verinha! Quero parabenizá-la pela coragem de expôr o que pensa mesmo não sendo o que convencionalmente as pessoas pensam. Eu deixei de escrever sobre o assunto porque presenciei uma postura tão radical de uma pessoa esclarecida que para mim justificou porque continuamos na mesma.
    Acho válida a manifestação desde que haja foco e fundamento, violência nunca é fundamento e a ideia da votação nula em massa realmente pode funcionar.
    Espero que os protestos gerem atitudes contundentes mas se não acontecer, ano que vem é eleição...e daí, como fica?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Verinha,
    Primeiramente agradeço a visita ao meu blog.
    Agora falando sobre seu texto, achei super interessante suas colocações. Realmente já aconteceram várias revindicações no Brasil, embora não lembre de nenhuma delas pois não era nascida ou era pequena de mais para entender o que estava acontecendo. Concordo quando você diz que o povo expõe suas insatisfações nos protestos e na hora que realmente importa (eleições) continuam elegendo os mesmos políticos. Não nego que apoio os protestos que estão acontecendo, com seguintes ressalvas: Sou contra o vandalismo, e a favor do voto consciente.
    Sobre suas colocações referentes aos caras pintadas, acredito que o movimento morreu porque era fruto dos interesses dos grandes políticos e da grande nata jornalistica (globo, Veja...) afastar Collor do poder, uma vez que ele estava indo contra seus interesses particulares. Já o atual movimento não tem apoio midiático, inclusive a mídia que está divulgando informações parciais e manipuladas, tentando despertar a não aceitação da população brasileira. Eu vejo essa reação popular com bons olhos, interpreto como uma "despertar", as pessoas estão começando a questionar o que lhes é apresentado.

    Bem, essas são minhas opiniões. Fique com Deus e tenha um ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Amiga, adorei o post!!!

    Querida, passei p/deixar bjssss e desejar uma semana super abençoada p/vcs.

    ResponderExcluir
  15. Verinha,
    concordo com tuas reflexões e reforço nelas, minha opinião de que não cabe mais a ilusão de mudanças superficiais, de maquiagem enganadora das consciências.Tenho a convicção de que somente através duma reforma ampla nos códigos:penal e civil,poderão trazer mudanças significativas para a sociedade brasileira e ainda mais, milito por uma PEC para as regras vigentes no sistema parlamentar acabando com as mordomias e impunidades reinantes.
    Aí, a possibilidade de legitimidade nas urnas torna-se visível.
    Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Calu
      Obrigada por estar aqui.
      Ao seu comentário, vai ser difícil as mudanças no códigos penal e civil,pois se acontecer seria uma gloria, mas eles sabem que todos os políticos iriam para atras das grades, tanto juízes, advogados e demais que comem nestas panelinhas. Vejo hoje o Brasil como uma mafia, com bandidos para todos os lados e o povo perdido em meio a multidão perdido nem sabendo o que quer realmente, só acredito nesta manifestação VOTO NULO.

      Excluir