9 de junho de 2013

"MAS EU NÃO AMAVA"


Estava chegando à casa de uma amiga, família reunida e a conversa pegando fogo, eles estavam com uma visita vinda de São Paulo. Uma moça que aparentava uns trinta anos mais ou menos isso, uma advogada, solteira. Aparentemente uma pessoa simpática e muito educada, até então foi o que me passou ao vê-la. Percebi minha amiga de mau humor estava fervendo parecendo chaleira que fica por horas no fogo borbulhando, juro que até fumaça via saindo de sua cabeça. 

Apresentando minha amiga, a qual não me permitiu contar seu nome, é muito ciumenta, ao extremo. Um dia começou a trabalhar uma senhora na empresa onde seu marido trabalhava e ela não acreditou que era uma senhora, ele teve que trazer a identidade da pessoa para ela ter certeza que dizia a verdade, só uma amostrinha do tamanho de seu ciúme. 


Pois bem, quando ela me avistou correu e me apresentou a prima do marido a que chegou de São Paulo. Colocando-me a par da discussão quis saber qual era minha opinião. Bom o assunto começou com uma perola que a prima atirou, começavam a falar sobre ciúmes e minha amiga já ficara na defensiva, pois como o ciúme era seu calcanhar de Aquiles queria defender a todo custo sua opinião. A prima dissera que se um homem casado tivesse uma noite com outra mulher, e não existisse amor naquela relação não poderia classificar como traição. Imaginem minha amiga como ficou a todo custo ficou tentando convencer a pessoa que seria uma traição sim e que em hipótese alguma concordaria com aquela sandice. E por ai foi a discussão até a minha chegada, eu até nem queria ter ido, tantas coisas por fazer em casa, queria colocar meu trabalho em ordem, mas marido disse que teria a segunda e faria bem sair um pouco para jogar conversa fora, na hora eu queria jogar a pergunta. 

Para a decepção de minha amiga que esperava que eu entrasse junto com ela na discussão e acabássemos com a prima safada, bom foi assim que ela a chamou, mas disse que não poderia dar minha opinião porque já fora traída, aquele assunto me aborreceria, que a prima ouvindo isso já imaginava minha opinião. Na mesma hora todos olharam para o Vilson (meu marido) e ele mais do que depressa levantou os braços e disse: “mas eu não amava” todos caíram na risada, mas minha amiga me olhou seria e perguntou se eu o perdoara e emendou dizendo que se fosse com ela coitado do marido não amanheceria para contar a historia. Ligeiro lhe disse que o Vilson estava brincando, que o traidor em minha vida foi outra pessoa que passara em minha vida e que os detalhes não interessariam sendo que já se passou muito tempo. Os risos continuaram e de certa forma mudou o foco da conversa que começaram a brincar e por fim tudo se acalmou. 

Falando francamente não tive vontade de dar minha opinião sobre o assunto porque as pessoas ali já estavam com suas opiniões formadas e quando parte para gritarias não me sinto a vontade. Não concordo com a afirmação da prima, para mim traição não se justifica e não é só homem mulher, é na amizade, mãe e filhos e por ai vai, até quando você compra algo e mente o preço para o marido ou esposa, já se classifica como uma traição, confiança, respeito é que gera o amor entre os casais. Quando isso se quebra o amor se acaba bem mais rápido do que começou. Bom se a prima pensa desta maneira, tudo bem, quem sabe quando ela for traída por namorado ou marido mude de opinião. Como meu avô dizia para os padres com seus conselhos matrimoniais, uma pessoa que não sabe as regras de um jogo, não pode ser juiz e apitar no jogo.
Pedi as duas se poderia transformar aquela situação em um post no meu blog, concordaram, claro que elas virão aqui e verão o que penso a respeito. E ainda deixo aqui que antes de perguntar a opinião de alguém, saiba respeitar o que a outra pessoa pensa, mesmo sendo contrario a sua e mais ... Para ser ouvido não precisa gritar.



A todos que passarem por aqui desejo uma semana de muita paz.
Beijinhos.



Quem cala nem sempre consente.
Pode ser só preguiça de discutir bobagens...
Simone Monteiro




21 comentários :

  1. Bem reflexiva essa mensagem...Linda semana, beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica, realmente é bem reflexiva mesmo.
      Beijinhos amiga e obrigada pelo carinho da visita.

      Excluir
  2. Oi Verinha!Um assunto polêmico e penso que ninguem sabe de fato o que vai fazer até o dia que passar por uma situação assim!Fez bem em não polemizar!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anne, disse isso a miga amiga outro dia, muitas vezes ficamos congelados sem saber o que fazer. Preferi não entrar em discussão porque os animos já estavam alterados, preferi me calar e calar a todos.
      Obrigada pela linda visita. Beijos.

      Excluir
  3. Uau,meu que batida na cara!!! Tá ai uma pessoa que aprendi a respeitar. Escreves muito bem, pequenos detalhes te transformariam em uma escritora perfeita.Gostei de sua opinião por mais que não concorde, mas como você disse não fui traída, não por um amor.
    Prazer em te conhecer Verinha, como sua amiga escreveu acima: Fez muito bem em não colocar mais lenha naquela fogueira, até gosto de um bafafá com a amiga (não quer dizer o nome é)mas para pegar no pé mesmo. Você até amenizou o clima. Abraços para o Vilson e Gabi.
    Uma boa semana e quando passar em São Paulo já sabe, passa em casa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moça,
      Não foi minha intenção em dar um tapa na cara, queria poder conversar, mas do jeito que estavam os ânimos preferi ficar calada e não é um assunto que gosto de debater se já tenho uma opinião sobre traição.
      Também foi um prazer conhece-la e se um dia estivermos passando por ai iremos te visitar sim. Eu percebi que você esta se divertindo, não gostei por ver ela daquele jeito, acho que sabendo sobre este ponto fraco não deveria nem tocar no assunto, mas enfim sou peixe de fora e parentes se entendem...rsrsr
      Uma bela semana. Beijos.

      Excluir
  4. Olá!
    Boa noite
    Querida amiga Verinha
    sim...temos diversos tipos de traições,não somente nos relacionamentos amorosos...mas vamos nos ater ao tópico... penso que a maneira como se reage a essas situações depende de incontáveis fatores que vão desde como a traição foi revelada ou descoberta, conversas sobre os sentimentos envolvidos, o desejo de permanecer na nova relação, até ao caráter dos envolvidos.Mas, eu considero que traição com ou sem amor,está na mesma linha,pois é difícil acreditar que quem está feliz queira arriscar numa simples aventura. Se assim o faz o relacionamento já não está satisfazendo mais, e se isso estiver acontecendo,quase certeza que o amor esfriou...Antes de tomar qualquer decisão, avaliar bem e ter discernimento para decidir o que fazer. Em alguns casos, ponderar e superar. Em outros, ter a coragem de abandonar aquilo que traz sempre dor, mesmo que implique em sofrimento grande...
    Com relação à "para ser ouvido não precisa gritar" e "botar mais lenha na fogueira",eu penso que , quem tem conhecimento não precisa ficar constantemente provando isso aos outros.Aquilo que é, se impõe com naturalidade. Do contrário, quando algo requer um esforço tão estressante para dizer , se mostra e acaba por gerar descontentamento, tanto para o "ouvinte como para o falante".Toda vez que as coisas ou as circunstâncias quiserem nos iludir, pensamos: “Isso não é a minha essência; isso não tem nada a ver comigo. E basta”.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo querido.
      Escreveste divinamente o que penso, assinando em baixo. Ainda acho que é uma pessoa totalmente sem caráter aquele que trai. Mas como disse isso sai de minha mente porque já fui traída,é um gosto muito ruim e nos deixa totalmente inseguros, fiquei dois anos praticamente de luto, então é algo que me deixa enojada escutar o que escutei.
      Mas nada de ficar lembrando do passado que não seja só alegrias.
      Gostei do pensamento, demais de oportuno em uma hora destas.
      Também agradeço pelo carinho da visita.
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Olha, Verinha, fez bem. Ás vezes não vale a pena se estressar por tão pouco. Quando uma discussão toma um rumo que não pode ser revertido fica difícil dialogar. Gostei desse seu relato. Seu marido deve ser engraçado. rs Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Sergio, quem me conhece a fundo sabe que não fujo da raia, mas se vejo que a pessoa não quer minha opinião e sim afrontar quem esta em volta, eu fujo sim, dar ibope para gritos nem pensar, corro longe. Nunca gostei que gritassem comigo e aqui em casa surge sim alguma discussão, mas nunca aos berros, conversamos e nos entendemos na mesma hora, perfeição? Jamais é inteligencia de ambos os lados.
      Sergio meu marido só você conhecendo para entender a fera, o tempo todo de bom humor, presente de Deus para minha pessoa.
      Beijos amigo e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Concordo com sua opinião Verinha. Bem, eu acho que primeiramente o ciumento fica procurando um motivo para estragar sua relação, não é nada saudável ser tão ciumenta. Toda essa desconfiança é falta de auto estima, ela tem que aprender a se valorizar.
    E depois a prima safada é uma safada porque pensa assim rsrs quero ver ela pensar assim se fosse o marido dela. Quem ama não trai! ponto/' aprendi a nunca dizer nunca, mas traição é um ato muito baixo para mim e muito dificil de perdoar (:

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lane, não perdoo como não perdoei, eu acho que se continuasse viveríamos em um inferno porque o traído nunca esquece. O ciume com certeza é um veneno em uma relação, até ciumes saudáveis desconfio,rsrsrs
      O que posso dizer de minha amiga é que o marido dela tem uma paciência de jó, mas como já disse a ela até quando?
      Obrigada Lane pela visita e comentário. Beijos.

      Excluir
    2. Eu penso que um ciumento tem tanto receio de perder a pessoa amada, que no fundo parece que é isso que está esperando. Falta de valorização, de autoestima, como escreveu a Lane.
      Até!

      Excluir
  7. Oi Verinha
    Concordo contigo quando o assunto é traição, traição é traição e pronto! Daí a perdoar, é outro assunto kkkk, só a pessoa traída é quem poderá responder essa pergunta. Adorei o post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como comentei acima Luciana, perdoar não conseguiria pois uma traição é uma dor que não tem remédio. Tudo bem quem perdoa, mas ai conviver junto novamente que deve ser super difícil. Assino embaixo,traição é traição e pronto!
      Beijos amiga.
      feliz por sua presença.

      Excluir
  8. Oi Verinha,

    Nossas reunioes familiares sempre acabam com um bafafá, lendo seu texto me lembrei dos barracos que sempre acontecem na casa da minha avó, rsrs

    Gostei da sua posiçao, concordo! Traiçao é coisa séria, quem trai os outros trai a si mesmo...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é Vanessa, reunião de família é uma loucura, na casa da minha avó também era assim,kkkkkkk
      verdade amiga fechaste com chave de ouro: "quem trai os outros trai a si mesmo..."
      Adorei o desfecho.
      Obrigada pela visita. Beijos.

      Excluir
  9. Concordo com seu ponto de vista, traição não é apenas "ficar" com outra pessoa, pode se dar em nível financeiro, escondendo fatos, tendo segredos que prejudicam a relação, até mesmo em atividades na internet.
    E quem tenta impor um ponto de vista não está aberto a debate, quer apenas expor e impor sua opinião, sem abrir a mente para diálogo.
    Boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Mari
      Quando vejo que a pessoa quer saber realmente minha opinião e aceita ela mesmo discordando, até chego a conversar sobre o fato, mas ali os ânimos estavam pegando fogo, vi que ela só queria uma aliada concordando com seu ponto de vista e estava na hora de por um ponto final naquela discussão que não estava levando a lugar algum.
      Também penso que segredos e mentiras não combinam em uma relação. A falta de auto estima é um problema gravíssimo no ciumento, que vejo como uma doença mental.
      Obrigada Mari por seu comentário pertinente. Beijinhos.

      Excluir
  10. Caraca... Seu marido teve uma esperteza ímpar para esfriar os ânimos. Meus muitos parabéns à diplomacia dele, não são todas as pessoas que conseguem atingir este estágio de autocontrole e acaba por se "contaminar" com o calor das discussões.
    Eu creio que traição seja coisa séria, já tive traições feias com gente que pensei ser amigo, hoje seleciono melhor com quem vou fazer amizade, acredito que tudo vale como aprendizado pra vida.
    No caso do relacionamento amoroso, não vejo nada demais se há uma concessão por ambas as partes, o que chamam de R.A (relacionamento aberto), do contrário, é traição e é muito difícil, praticamente impossível, perdoar. Eu creio que não atingi este nível de evolução ainda, mas só vivenciando para saber.
    "Não é preciso gritar para ser ouvido", por favor, avisa isso a uns pastores da igreja que fica na frente da casa de um amigo, tem horas que é impossível assistirmos a um filme mesmo colocando no volume máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vilson percebeu que era entrar em uma fria e não estávamos ali para um debate nossa semana foi bem cansativa, fomos lá para relaxar foi este seu pensamento desde que saímos de casa, então dar ibope para uma conversa já fracassada não né? Ele é bem assim.
      Tenho um casal de amigos que tem um casamento aberto e se dão super bem, por mais que não concordo com a coisa, respeito eles e nunca dei lição de moral. Minha visão sobre traição é esta que escrevi acima e não tem volta. A partir do momento que não está bem ao meu lado não quero mais, sou muito positiva a isso, mas também não acuso quem queira perdoar, é tudo muito relativo não é?
      Sou muito fofa, mas não sei perdoar, não sei olhar para a cara da pessoa e dizer que esta tudo bem. Vejo tantas pessoas que brigam iguais a cão e gato e estão ali depois se beijando e se perdoando, afff isso me dá dores na barriga... rsrsrs
      Lá em Ipatinga colocaram uma faixa enorme na frente de uma igreja: “DEUS NÃO É SURDO” não sei o que aconteceu, minha amiga dizia que não aguentava mais, quando você vir aqui, vou te mostrar uma casa que o Vilson iria comprar, tem uma igreja ao lado e outra atrás, disse nem morta. Nada contra e tudo contra , eles gritam demais sim.

      Excluir