27 de junho de 2013

HOJE TEM FESTA NO TERREIRO... E novidades


Vestido de chita, Maria Chiquinha, calças remendadas, a noiva grávida, noivo amedrontado e pai da noiva com arma em punho obrigando o noivo ao casamento. Bolo de fubá, pinhão, quentão, maçã do amor, pamonha, milho cozido, paçoca e tantas outras comidas típicas. Danças, quadrilhas, pau de sebo, barraquinhas de tudo quanto é tipo espalhadas por todos os cantos do local da festa. Lembro-me bem do tempo em que participava das danças e brincadeiras... Saudades. 
Era um tempo divertido e uma tradição respeitada lá na roça. 


Hoje aqui no Pará vejo uma festa junina totalmente diferente do que já vi. Vamos ao terreiro do seu Zé que vai ter festa, festa junina. Não tem o vestido de chita e nem as calças com remendos. As caipiras daqui são super fashion e as danças são muito mais agitadas. Ao olhar lembrou uma fantasia de carnaval com todo luxo e brilho, muito brilho. A comida é vatapá, bolo de mandioca, bolo podre, bolo de cupuaçu, mingau de milho e de açaí, o quentão não se faz muita questão (imaginem uma festa junina sem quentão).
Gostei e me encantei com a festa daqui, por mais maravilhosa que seja sinto saudades das festas do sul, do friozinho e dos abraços amigos.


Hoje chegou um presentinho lá do blog da Dinha, um kit da Mococa que ganhei em um sorteio feito por lá, filhinha é que ficou mais feliz ainda com as cisinhas gostosas que tinham na caixa. Agradeço a Dinha pela oportunidade por minha pessoa participar e  ainda ter a sorte por ser a ganhadora. Eu fico feliz porque este ano ganhei dois sorteios, o livro da Marina lá no Escritos lisérgicos do Christian e agora este. Bom para quem a vida toda só ganhou um porco em uma rifa e de repente em um ano ganhar já dois presentes é uma sorte danada, vou até jogar na mega sena ... quem sabe não ganhe também...rsrsrsr
Valeu Dinha


Obrigada pelo carinho de todos e logo colocando as visitas em dia.
Beijinhos.



19 comentários :

  1. Olá Verinha, boa noite!
    Bom... Eu sempre disse a uma parceira, a Ivani, que DETESTO festas juninas e só aturo este "programa de índio" (sem querer ofendê-los, acho que eles curtem a vida muito mais que nós, do urbanismo, rs) só por causa dos derivados de milho e do quentão.
    Este ano experimentei pela primeira vez um quentão feito com vinho e não cachaça, a combinação do gengibre com o vinho foi master! Adorei e quero aprender a fazer para tomar em casa mesmo. rs.
    Você tinha comentado sobre esta festa e não sei lhe responder se esta culinária atípica dela tem a ver com o Orixá Xangô que sincretiza no Catolicismo com São João. Como já mencionei, entendo pouco da linha de direita, sou mais esquerdista, rs e, portanto, não entendo muito de comida de orixás. Conheço apenas o padê, que é comida de Exu, uma farofa bem apimentada e que quem come, não quer mais saber das farofas comuns. ahahahahah!
    Deixei um e-mail pra você. Leia com atenção.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Christian eu já saio de casa pensando no quentão, mas pelo jeito vou ter que fazer em casa porque aqui não tem mesmo. Nunca tomei quentão de vinho, mas acho que deve ficar uma delicia mesmo. Também não sei dizer ao certo se tem a ver com o orixá Xango, vou até pesquisar para conhecimento. Nossa nem fala nestas pimentas que sou totalmente alergicas a elas com certeza morreria,rs.
      Email já respondido.

      Excluir
  2. As festinhas de antes eram mais simples e me parece, mais autênticas. Bom ganhar presentes,né? beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Chica sem tirar nem por, bem autenticas.
      Ganhar presentes é uma delicia e este aqui muito mais,kkkkkkk
      Beijos

      Excluir
  3. Sabe Verinha, eu curto essa modalidade "fashion" das festas juninas...
    Acho as festas tradicionais meio "encardidas" (roupas remendadas... bigodes pintados...). Talvez seja porque só tive filhos meninos e todo ano era o mesmo 'trauma'... a festinha na escola (e criança quer estar igual aos outros...

    Agora... sem quentão eu nem consigo imaginar ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk,desculpe Jan tive que dar uma gargalhada, eu como tenho meninas não posso discordar, mas achava lindo os meninos de caipira (encardidos), mas esta roupagem caipira daqui é de tirar o chapéu de tão linda,na verdade é um desfile de brilhos.
      Realmente o quentão fez falta e o pinhão também.

      Excluir
  4. Olá Verinha,
    Estou chegando de uma festa Junina lá da minha hidroginástica
    Estava muito animado por lá
    Vou fazer uma postagem sobre a festa
    Tenha uma lindo final de semana
    Beijinhos afetuosos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. Há tempos que não vou a uma festa junina, mas é muito bom. Acho que as festinhas antigas tinham um charme a mais, mas nada que desmereça as atuais. Adorei esse kit que vc ganhou. Vai se deliciar. rs bjs e bom fim se semana.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das fotos fui noivinha quando criança umas 3 vezes em uma delas casei com o vestido da minha mãe de verdade pena que não tínhamos maquina fotográfica para marcar o momento era bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo Patricia, também participava muito, porem faltou ter uma maquina para registrar tudo. Mas o que nos vale é as lembrança.

      Excluir
  7. Olá!Bom dia
    Querida amiga Verinha
    primeiro ,parabéns pelos "prêmios recebidos"...
    é verdade... como tudo muda, as festas juninas foram se modificando com o passar dos tempos.Eu, confesso, que quando era bancário,uns anos atrás,e presidente do grêmio, ficava tão entretido na organização, que quase nem me divertia.Mas,é natural,que percebo a grande mudança. Não existiam os "modernos", e era tudo muito simples. Os caipiras com os seus chapéus de palha , calças remendadas e a caipirinha de chita para dançar em torno da fogueira e tinha até quadrilha.Aliás, tinha quadrilha só em festa junina,hoje,tem em quase todos os lugares.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto.
      Meu marido também já foi bancário.

      Como já mencionei eu adorava os chapéus de palhas, vestidos de chita e sinto saudade desta festa junina, gostei muito das vestimentas juninas daqui, mais ainda a do sul tem seus encantos apesar de ser mais simples, acho que o simples me atrai.
      Sim as Quadrilhas estão em todos os dias e messes do ano,kkkkkkkkkk
      Obrigada pelo carinho da visita. Beijos.

      Excluir
  8. Também tenho visto isto, Verinha, esta espetacularização das festas juninas.Está certo que se façam releituras e novidades, mas no meu gosto, permanecem as festas tradicionais como a que vc descreveu.Era uma animação só, a preparação das caipiras, das comidas, dos enfeites.Festa na paróquia, nas ruas, nos colégios, bom demais!

    "Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo..." Ah, tempo bão!
    Parabéns sortuda pela caixinha de doçuras.
    Bjos e bom final de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Calu a preparação, como se eu estivesse arrumando minhas bonecas que no caso minha bonecas vivas, sinto saudade daquele jeito mais simples, não desmerecendo a beleza da cultura daqui,mas as festas de roça eram bem mais legal ao menos tinham quentão,kkkkkkkkk
      Gostusuras mesmo Calu estou aproveitando. Beijos.

      Excluir
  9. Oi Verinha, aqui no RJ tb as quadrilhas agora são com roupas que mais parecem um baile do império KKKKK
    Querida que bom que vc e sobrinha gostaram do KIT, os produtos da Mococa são mesmo maravilhosos...

    Bjssssssssss amiga e um lindo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk, roupas do império, não havia visto desta forma e gostei, porque parece mesmo.
      Gostamos sim, a sobrinha gostou do leite diz que é bem saboroso e é mesmo.
      Obrigada Dinha pelo carinho. Beijos.

      Excluir
  10. Eu acho maravilhoso como as festas mudam, mas continuam festas, quando uma festa para de mudar a tendencia é morrer, virar apenas uma memória, uma parte da História. Curti seu post, como Nordestina o São João é uma festa que sempre emociona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Pandora
      Mesmo mudando e ficando mais moderna, não deixa de ter aquele arzinho de roça, ao menos as musicas são no mesmo ritmo. Eu que gostei de seu comentário, o que não pode é deixar morrer esta tradição tão linda.
      Obrigada pela visita, amei.
      Ainda não me conformei que não tomei quentão. :(
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá querida amiga.

    Como estás?
    Estou bem, à espera que a cirurgia seja marcada.
    Muitas das festas antigas, perderam o seu encanto após terem sido modernizadas. Não sou tradicional, mas certas tradições são necessárias em cada terra, cidade, ou país. São essas tradições que nos dão a conhecer as origens do seu povo.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir