26 de março de 2013

UMA LIBERDADE AMEAÇADA.



A liberdade esta ameaçada, proeza de um bicho preguiça que sem se preocupar procurar por alimento nos lugares mais perigosos e sem temor não desiste de sua busca. Tudo ao seu redor esta tomado, já não mais haverá um espaço seguro, vive a própria sorte. Ontem foram os índios aqueles que os respeitava amanhã a fauna seu lugar favorito para encontrar seu sustento. Tudo mais esta sendo extinto e quase ninguém percebe isso, os poucos que ajudam lutam para mudar a situação, mas será que é o suficiente? Coisas mais importantes estão acontecendo. O PROGRESSO... Tão grandioso progresso e todo resto esta se deteriorando e chega a bater o coração descompassado com medo. Medo do futuro, medo das próximas gerações onde se é permitido comer comidas exóticas, hummm... Uma perna de passarinho não seria nada mal. Há! Um bicho preguiça dá uma força descomunal ao homem que deixou de ter potencia e tantos outros absurdos que haveremos de ouvir... Será que uma lasquinha de humano faria com que este pobre bicho preguiça subisse em uma arvore cada vez mais alto e veloz? Quem sabe...

Infelizmente um fato marcante em Muaná do qual posso destacar aqui é a matança de bichos preguiças em Muaná e quase em todo Pará. Infelizmente é algo que não tem fiscalização, quando reclamado por minha pessoa dizem que é a cultura do povo. Quando morava na Fabrica, via muitos ribeirinhos levando palmito e sempre com uma ou duas preguiças amarradas, as quais seriam seu almoço. Muitas ganhei ao pedir e logo as soltava na mata, onde é proibido caçar. O pior que ninguém mais mata por fome, o Pará é rico em outros alimentos. Escuto quase todos os dias que alguém almoçou ou jantou uma preguiça. Agora nunca vi uma preguiça morta e nem quero ver, mas imagino que sua carne não seja muita, pois ela é magrinha. Já peguei uma preguiça nos braços e não são tão pesadas assim. 
tive o prazer de conviver com algumas que ficavam em casa até se recuperarem, estavam muito debilitadas. Elas viajam por horas e até dias com os pés e mãos amaradas para traz. E quando chegavam elas não conseguiam voltar ao normal, depois de muita massagem e carinho elas iam recuperando as forças e voltavam a seu habitat natural. Não pude continuar com esta busca, sei que foi algo leviano de minha parte em achar que tinha alguma preparação em ajudá-las, mas acredite não havia ninguém que as socorressem. Claro que por covardia não continuei, fiz até vestibular para biologia, mas a faculdade que chegou até a ilha era uma fraude. Então não fui adiante por ter um certo receio, mas quem foi perdeu muito dinheiro. Pois ela deu um grande desfalque na cidade, não foi por falta de aviso, pois ao pesquisar sobre esta faculdade ninguém a reconheceu, mas esta é outra historia da falta de vontade dos governantes em ajudar seu povo. Hoje já não mais faço isso, também por não ser legal, não tenho o poder nas mãos de proibir e nem de denunciar, não posso de forma alguma. Triste mais é fato.


A preguiça é um animal dócil  não tem como se defender, estou falando da especie BENTA como chamam aqui. Ela é carinhosa com seus filhotes, a gestação dura onze messes. O filhote fica agarrado a mãe mais ou menos um ano, se alimentando somente de leite, a fêmea fica menos de um ano, já o macho até mais. Quando eles começam a desgarrar da mãe preguiça saem de seu colo por uns minutos e logo voltam a qualquer ruido. O filhote é um pouco agressivo e com suas garras afiadas tentam agarrar quem chega perto e tem uma força muito grande em suas garras. As unhas enormes que aparecem se forem cortadas sangram até a morte, pois há veias nestas unhas. Eles se alimentam de folhas novas, a Embaúba, a ingazeira, a figueira e a tararanga. A qual mais conheço é a Embaúba que as preguiças adoram muito mais, percebi isso. A caça a preguiça é proibida porem há muitos que apreciam sua carne e caçam a vontade aqui em Muaná, quando eles vão a caça pegam o que vir pela frente. Não respeitam a época de procriação, arrancam o filhote da mãe e os jogam longe, claro que eles não sobrevivem pelo fato de não se alimentarem sós, ou então os vendem como animais domésticos  sim...Tem pessoas que os compram. Quando a preguiça é morta elas choram como crianças pequenas, dá para ver suas lagrimas escorrendo de seus olhos.
O macho tem uma enorme listra no seu dorso amarela e preto e se tocado solta um grito horrível que chega a incomodar a audição, para não dizer que deixa a pessoa maluca.
Ao contrario do que se pensa a preguiça não é tão devagar assim, ela se cansa facilmente e dorme a maioria do tempo, mas é muito esperta, primeiro ela estuda qual galho é o mais forte.
Foi uma experiencia maravilhosa minha convivência com estas preguiças, já faz uns dois anos que parei de correr atras das preguiças, pois não poderia arrumar confusão com os comedores. De uma revolta acabei me envolvendo, mas enquanto puder falar em favor delas continuo, pois não há lei que me faça calar. Só um detalhe tem gente com poder de impedir a matança que se alimenta deste animal.
O bicho preguiça não pode ser criado em cativeiro por conta própria  se não tiver experiencia e um certo tipo de cuidado ele morre, não chega a sobreviver por muito tempo, não há como tê-lo como animal de estimação, quem o comprar estará jogando dinheiro fora, pois este animal não se alimenta de comida, somente com folhas e não é qualquer uma, eles conhecem pelo cheiro e as venenosas eles não comem, conhecem direitinho, é incrível. Uma curiosidade é que eles não fazem suas necessidades fisiológicas  lá dos altos, descem até o chão fazem um buraco com o próprio rabo e ali descarregam. O odor é de folhas trituradas e chá de ervas.

Nossa escrevi até demais não é mesmo, enfim as preguiças me foram a minha luz em amor e determinação, gostaria de poder fazer mais por elas, porem me é proibido e posso prejudicar muita gente inocente que não mereceria. 
Os índios caçavam, mas ao menos respeitavam a época em que os animais procriavam e só matavam para saciar a fome, não por prazer e para acabar com a especie. Hoje os predadores naturais da preguiça já estão extintos, somente o predador homem que as assustam.


Amigos queridos agradeço a quem por aqui passou e deixou o seu carinho. 
Logo irei visitá-los.


Este selo ganhei da Luciana do blog HISTORIAS DE UMA BIPOLAR
com este selinho vem uma tag e suas regras:
1) linkar e elogiar a pessoa que te deu o selo - fácil
2) indicar 15 blogs para receberem o selo - Não irei indicar, pois sempre que indico a pessoa já o fez ainda mais que estou chegando quase no final,kkkkk, outra razão é pela qual nem todos gostam de memes e selos. Mas deixo aqui a disposição e ficaria muito feliz se alguém o levasse, sem pressão.

A tag é: Escrever sete coisas que você gosta:

Primeiro elogiando a amiga Luciana.
Luciana é uma pessoa que conheço virtualmente a pouco tempo, mas foi o suficiente para sentir que ela é uma pessoa de coragem, carinhosa e sempre muito gentil com as pessoas que vão até seu blog, sempre que vem por aqui deixa palavras carinhosas e sua opinião a qualquer assunto que escrevo, amo isso. 

Agora sete coisas que gosto.

1- gosto de conversar com pessoas mais velhas, sempre gostei e agora estou conversando comigo no espelho.
2- gosto muito de agradecer a Deus a todo instante, não quero que ele pense que não percebo as pequenas coisas que me faz todos os dias.
3- gosto de conversar com meu marido, mesmo com as discordâncias, ele respeita minhas opiniões. Aprendo muito com ele.
4- gosto de fazer algumas coisinhas para ver minha família surpresa e feliz.
5- gosto de ficar em um lugar bem sossegadinho para ler um bom livro.
6- gosto de estar por aqui, fico chateada quando não posso.
7- gosto de chegar aqui e ler que alguém gostou do que escrevi, por mais bobo que possa me parecer.

Luciana querida espero que tenha feito certinho e que você não fique triste por não indicar os 15 blogs, espero que entenda minha decisão. Eu adorei participar, pois gosto muito mesmo, estava até com saudades de participar. Muito obrigada pelo carinho em ter me indicado, adorei.
Beijinhos.



26 comentários :

  1. Não sabia nada sobre a preguiça. Gostei de te ler e ver tua empolgação com elas. Pena, liberdade ameaçada. O predador homem anda em tudo que é canto. PENA! beijos,tudo de bom,obrigada pelos carinhos! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Chica, infelizmente é assim mesmo por aqui. A cultura é esta, nasceram comendo preguiça, é uma dó porque elas são tão mansinhas e não fazem nada de mal a ninguém, mas acho que esse é o problema. Daqui a pouco nossos netos e bisnetos estarão conhecendo elas só por imagens.
      Chica eu que agradeço pela visita, obrigada pelo carinho também. Beijinhos.

      Excluir
  2. Olá
    Amiga Verinha
    uma verdadeira aula sobre o "preguiça", em extinção, e é triste sabermos que atualmente, seu maior predador é o homem.E,com certeza, a destruição das florestas também vai contribuir e ameaçar ainda mais a sua existência.
    Sobre o selinho...foi bom te conhecer mais um pouco.A mesma coisa que eu,exceto o diálogo com seu marido, né? Gostei de saber que não sou o único que conversa com o espelho.
    Obrigado!
    Meu carinho
    Boa noite
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisinhas que aprendi, como curar suas feridas e acabar com os carrapatos que algumas tinham muitos, um pequinha que tive que dar leite de vaca mesmo pois a mãe com certeza mataram, nossa foi mais de um ano convivendo e todos os dias chegavam mais, íamos até alguns barcos que sabíamos que tinham preguiças amarradas e soltávamos. Mas por pressão e algumas coisinhas ruins não pude mais te-las comigo. Para o Ibama não importa se esta ajudando ou não eles chegam e multam, não quis arrumar confusão para meu marido que foi tão fofo, apesar de ser totalmente contra sempre apoiou minhas loucuras. Realmente é muito pouco o que estão fazendo aqui no Pará contra a matança de animais silvestres.
      Tive que rir aqui amigo, foi até bom para meu espirito, não, não és o único a conversar com o espelho, também falo sozinha,kkkkkk. Estamos juntos.
      Também agradeço pelo carinho e visita calorosa.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Oi Verinha!
    Comovente seu depoimento sobre as preguiças.
    Nunca tive o privilégio de ver uma de perto, embora elas existam na minha região (não sei qual espécie).
    Sou apaixonada pela embauba, justamente devido a elas. Aqui há muitas (eu soube que duram cerca de trinta anos - as embaubas).
    beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina a primeira vez que vi uma preguiça chorei muito pelo estado que ela chegou em minha casa, na verdade foi um presente de boas vindas ao Pará para nosso alimento, acredita? Quase tive um filho, as pessoas daqui pensam que sou maluca. Elas são as criaturas mais adoráveis que tive o prazer de conhecer, mas quero todas longe de mim, as quero nas arvores vivendo livremente, nunca quis passarinho em gaiolas, na verdade nunca tive um animal preso enjaulado. Sou totalmente contra.
      Até mais amiga, as Embaubas são arvores silvestres não podem serem cortadas porque é a arvore oficial do bicho preguiça.
      Obrigada Cristina pelo carinho e solidariedade. Beijinhos.

      Excluir
  4. Verinha querida! Parabéns pela excelente postagem! Obrigada pelos comentários sempre tão gentis,
    e pelo carinho!Uma abençoada e feliz Páscoa!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, eu que agradeço sua presença em meu cantinho.
      Obrigada e desejo uma feliz e abençoada Páscoa a você e seus familiares.
      Beijinhos.

      Excluir
  5. OI VERINHA!
    PUFF!
    ESCREVESTE MUITO HOJE MESMO...RSRSRSR
    ESTOU BRINCANDO, MAS, NA VERDADE LI TUDO COM MUITA ATENÇAÕ, ME DEU ATÉ VONTADE DE CHORAR AO LER TEU TEXTO, COMO O HOMEM PODE SER TÃO SEM CORAÇÃO?
    EU JÁ ACHAVA A PREGUIÇA UM AMOR, MAS NA VERDADE NÃO SABIA NADA A RESPEITO DELA, AGORA GOSTO MAIS AINDA. LUTA AMIGA, PARA SALVÁ-LAS, DO JEITO QUE PUDERES. TOMARA QUE MUITAS PESSOAS QUE PODEM TE AJUDAR LEIAM ESTE TEU TEXTO, NA CERTA VÃO SE COMOVER.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não foi amiga,kkkkkk, e olha que nem revisei como escrevi as presas foi.
      Na verdade amiga eles lidam como lidamos com a carne do gado, do porco, da galinha é comum natural, eles não veem mal algum. Não sabemos como aquela carne chegou a nossa mesa, se o animal sofreu. É tão comum eles pegarem uma tartaruga e jogar na água quente viva, pois fica melhor para tirar do casco, pois fica mais delicioso servir o prato pronto no casco. Se ouve cada absurdo que no fim disso tudo, estou ficando quase uma vegetariana, não estou mais conseguindo nem comer ovo acredita? É muito triste e medonho de se ver de pertinho o sofrimento e olha que nem coloquei as fotinhos delas mutiladas.
      Na verdade por aqui com certeza não terei apoio. Mas rezo a Deus que alguém observe a matança no Pará que não é pouca.
      Beijinhos amiga e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Adoro as suas postagens Flor

    Um Super Beijo no seu Coração e uma Linda Quarta-Feira

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga linda.
      Fico feliz pelo carinho.
      Beijão.

      Excluir
    2. Verinha minha querida, sabe que quanto mais eu te conheço, mais eu te admiro?

      Adorei a tua postagem, mas infelizmente não me surpreendeu. Sei que o homem mata seu semelhante por um chinelo, um real ou até mesmo por nada, mata simplesmente pelo prazer de matar.

      Quem sabe um dia, o homem perceba que a vida é o maior bem que DEUS nos deu e passe de predador a zelador né?

      Bjsssssssssss amiga linda.

      Excluir
    3. Dinha obrigada pelos elogios, não sou nada perfeita, porem não posso ficar quieta, fui provocada e resolvi escrever este texto para mostrar o que acontece por aqui quando a matança de animais silvestres. Muaná é uma ilha maravilhosa, mas o pensamento das pessoas deveriam ser mudado e reeducado quanto a devastação da natureza.
      Adorei muito seu comentário:"Quem sabe um dia, o homem perceba que a vida é o maior bem que DEUS nos deu e passe de predador a zelador."
      Linda colocação das palavras. Quem sabe mesmo.
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Cara Verinha... tomo a liberdade em chamá-la assim.
    Já morei em Barcarena e em Tucuruí e tive a sorte de salvar algumas preguiças.
    Teu blog e teu relato são comoventes. Doces!
    Parabéns. Cheguei até aqui pelo blog da Elaine, onde ela fez-me honroso convite!
    Abraços cheios de fraternidade pascal... a mesma que você mostra aqui em suas generosas linhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, fique a vontade, é um grande prazer em tê-lo por aqui, seja bem vindo.
      Fico feliz que tenhas o privilégio de conhecer as preguiças e ainda mais ajudá-las, então sabes como é complicado fazer as pessoas entenderem sobre este assunto. Não conheço Barcarena e Tucuruí somente por nome, fica aqui perto, quando vamos a Belem sempre paramos no porto de Barcarena.Que legal que conheças o Pará.
      A Elaine sempre me manda presentes lindos, sou muito grata a ela pela força que deu a meu blog.
      Obrigada pela linda visita e palavras maravilhosas. Uma abençoada Pascoa a você e a sua familia. Beijos.

      Excluir
  8. Oi Verinha querida


    Também adorei tua postagem...


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ani, fico feliz com suas palavras.
      Beijinhos e fica com Deus.

      Excluir
  9. Oi Verinha
    Primeiramente saiba que meus comentários sempre são sinceros como o de hoje! Nossa eu fiquei emocionada com o post, até arrependida, não que eu tenha comido preguiça, não, é que já comi outros bichinhos, como tatu e capivara, pois meu tio é caçador, e suas carnes são bem saborosas, mas agora fiquei muito sensibilizada, de verdade. Obrigada pelo elogio querida, vá sempre atrás de sua luta, viu, vc conseguiu sensibilizar uma carnívora. Então valeu a pena!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana.
      Também sou uma carnivora, não posso negar, apesar de nunca comer caça, meu avô caçava muito também, mas somente para se alimentar. A gente não nasce aprendendo e como não ser carnivora em meio a carnívoros, não posso condenar o povo Paraense se em todos os tempos houve matança de animais, lendo e convivendo certos tipos de devastação, a gente para e começa a analisar o que estou fazendo em prol a natureza e o que estou colocando em meu prato, se esta prejudicando. Na verdade estou em um dilema, como posso proteger somente uma especie de animal e come-lo o outro?
      Mas amiga querida deixar de comer caças já é um grande passo.
      Agradeço muito o carinho em suas palavras, você é uma pessoa muito transparente e querida.
      Uma feliz e abençoada Pascoa. Beijinhos.

      Excluir
  10. Como pode existir gente capaz de fazer mal a um bichinho desses? Isso é monstruoso! Aliás, sou tão revoltado com essas coisas que fico indignado até quando vejo as podas irresponsáveis feitas pela prefeitura nas árvores das ruas. Considero uma tentativa de assassinato. Infelizmente falta fiscalização mesmo e pra tudo. Resta torcer para que os bichos-preguiça consigam ter sorte. Triste isso. bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio a revolta já nos faz melhores seres humanos, enquanto acharmos normal certas agressões a natureza o deixamos de ser. Na verdade nem que me implique por aqui, o dinheiro fala mais alta, se os próprios governantes vão atras de comidas exóticas e não se preocupam em preservar o Pará que é tão lindo e rico quanto a amazônia. As podas por aqui são feitas por gente desqualificada e atoram de qualquer jeito onde demora para crescer os galhos novamente. É tanto absurdo que vemos que não dá para acreditar, se na própria casa de um grandão ( como se costuma a falar por aqui) se criavam jabutis para matar em grandes festas e ai o que fazer?
      É ficar na torcida para que algo seja feito por aqui, mas cada vez que estou perto de algum "grandão" boto a boca no trombone, kkkkkkkk, já nem querem ficar perto.
      Obrigada Sergio pelo carinho. Beijinhos.

      Excluir
  11. Olá, Verinha.
    Excelente seu texto sobre as simpáticas e inofensivas preguiças; é uma grande pena que ainda hoje muitas pessoas maltratem as pobres criaturas sem razão alguma, e a falta de fiscalização e conivência das autoridades só piora a situação.
    Depois que mais esta espécie estiver extinta, aí o pessoal irá reclamar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jacques. Infelizmente é isso mesmo que escreveste, a extinção destes animais esta bem perto e nada se faz para evitar esta situação. Quanto a fiscalização sem comentarios. Abraços

      Excluir
  12. Oi Verinha! Que aula de ecologia e de respeito à natureza. Os animais predadores caçam geralmente as presas velhas, doentes ou fracas, pois instintivamente sabem que a preservação deve acontecer dos dois lados. Já o predador homem, que se pensa como a espécie mais evoluída do planeta e se diz filho de Deus, age irracionalmente, destruindo a natureza, de quem depende tanto. Isso não é progresso, mas os gananciosos de plantão estão aí a legislar em causa própria.
    Parabéns pelo post e faço coro ao seu grito! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto.
      Adorei seu comentário diz tudo. Infelizmente a cultura fica acima da preservação é o que me diz o meio ambiente, mas se querer ajudar a preservar cuidando dos animais feridos e prestes a ir para a panela o Ibama vem pegar o dinheiro da multa e prejudicar pessoas que amo. Obrigado Augusto pelo apoio.
      Abraços e um belo fim de semana.

      Excluir