30 de janeiro de 2013

INTERESSANTE...


Você tem sido responsável por suas escolhas? É você quem decide sobre a sua vida? Tomara que seja. A maioria não faz isso. A maioria, a esmagadora maioria, é orientada, doutrinada, manipulada, ludibriada, manietada e acorrentada pela mídia. Assunto chato, né?

Chato é ouvir a voz do Faustão, chato é comercial de eletrodomésticos em quatrocentas vezes sem juros, chato é prestar atenção em detalhes sórdidos de vidas pessoais de pessoas que nem sequer admiramos. Isso é chato. Quer coisa mais chata que uma rede de lojas decidir o que você tem que vestir? Quer coisa mais nojenta que um monte de semianalfabetos numa tela dizendo o que devemos comprar, o que devemos comer, o que devemos beber, o que devemos pôr nos pés, o que devemos pôr sei lá aonde?

A grande mídia, televisão à frente, alimenta nosso espírito com tragédias. Muito sangue, muita crueldade, muito sofrimento. Faz um ano e meio que não assisto televisão. Nada. Já fui chamado de alienado. Já fui acusado de não saber o que está se passando com o país. Ora, aconteceram tantas coisas relevantes na minha vida nestes dezoito meses que, sinceramente, não sinto a menor falta de saber como a Dilma está se saindo na presidência, quais foram as últimas tragédias (ouvi falar do caso Yoki), quem mais desencarnou além do Chico Anysio.

Convivo cotidianamente com algumas dezenas de pessoas. Pessoas próximas, que podem influenciar e serem influenciadas diretamente por mim. Virtualmente, convivo diariamente com algumas centenas de pessoas. Pessoas com as quais aprendo e me mantenho informado sobre o que me interessa de fato.

Não, não sou alienado. Quem é alienado? Quem emprega seu tempo integralmente em coisas produtivas ou quem se afunda no sofá e absorve a mídia televisiva como uma esponja? Entendo que a televisão teve sua importância. No Brasil, particularmente, ao integrar o povo das mais diversas regiões numa ideia mais ou menos concisa de Brasil, de brasilidade, de nacionalidade, mesmo que deturpada. O rádio, antes da televisão, também cumpriu o seu papel. Hoje são veículos para a massa dócil, quase nada além disso.

Hoje não temos a desculpa de que não há alternativas. A internet nos oferece o que queremos. É só procurar. Desde que abandonei a grande mídia, percebo o mundo de maneira muito diferente. E é fácil entender isso. Leio, assisto, converso, com pessoas que tem ideais, pessoas que se ocupam em fazer a diferença, pessoas que não são massa de manobra, pessoas que não são apenas consumidores. Porque é isso que a massa é: Consumidora. Para a televisão, para as grandes empresas jornalísticas e publicitárias, a massa, as pessoas que formam a massa, são só números. Números que se enquadram em classes de consumo. A classe A, a classe B, A classe C…

Ninguém está interessado em ensinar, em educar, em preparar para o futuro, ninguém na grande mídia está preocupado com o ser humano. Querem vender. O consumidor/telespectador compra. Onde estão os valores? Onde está a conscientização? Mas valores e conscientização não dão ibope, não dão lucro, não vendem…

Olhei televisão e li jornal por algumas décadas; não é porque abandonei esse hábito que ele deve ser banido da sociedade. Não se trata disso. Nunca tive vocação pra dono da verdade. Cada um sabe de si, cada um tem seus interesses, seus gostos, seu tempo, sua vida. E a grande mídia continua sendo uma forma de entretenimento. Mas é preciso saber que o interesse é vender. Só isso. Fazem tudo, absolutamente tudo o que for possível, desde que seja permitido, para prender sua atenção, para mantê-lo ligado na…

Eu me sinto aliviado. Só o fato de não ouvir mais aqueles comerciais gritados das Casas Bahia já é um imenso alívio…

Só escrevi esse artigo porque hoje me deparei com esta frase de George Orwell, que deixo pra você pensar: “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”.

16 comentários :

  1. Verinha, muito bem colocado o teu texto. A grande mídia serve a isto mesmo: massificar, não dar change para pensar, escolher.
    Eu gosto muito de tv e temos uma grande oferta de possibilidades fora dos canais globais... muito documentário, entrevistas, etc.
    Gostei muito do texto! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, também gostei muito deste texto, compartilho com algumas idéias do autor, A televisão não é todo mal, afinal tem varios programas que adoro assistir, muitas coisas é conhecidas através de comentários e tantos outros que nos leva a viajar e conhecer mais a natureza e o pais em que vivemos e até fora dele.
      Obrigada pelo carinho da visita, beijinhos.

      Excluir
  2. Oi Verinha amada!
    Me vi integralmente neste artigo. Se ele estivesse fazendo um raio-x de minha pessoa não sairia tão perfeito. Não vejo TV há muito tempo. Ela não me traz nada. Aliás eu penso que que aliena é ela. Ela tem o poder de deixar os telespectadores apáticos, sem vontade própria e não sou robô para ser ser manipulada. Excelente artigo!!!!
    Beijos e afagos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita, tudo bem?
      Obrigada pela visita e carinho.
      Em partes tenho que admitir que realmente a televisão é um meio de comunicação que influencia muitos as pessoas e ultimamente a mídia esta explorando a desgraça das pessoas, porem tem coisas maravilhosas como a Ana escreveu acima, documentários, entrevistas. Uma época era fascinada por ela hoje já nem tanto, meus horários andam apertados, kkkkkkk, quase sem tempo para vê-la.As vezes tem coisas mais interessantes.
      Beijinhos amiga.

      Excluir
  3. Verinha! Você também passa longe?
    Minha última novela foi "Escrava Isaura". Jamais vi "Big Brother". Também perdi a amizade com TV desde que consegui este lep top.
    E é tão normal agora...
    Beijo do leste paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina.
      Na verdade coloquei este artigo pois diz muitas verdades, não sou uma fã assídua de televisão, não mais, porem gosto de assisti-la quando há algo de interessante, filmes, documentários e tantos outros que valem a pena.
      Novelas e telejornais, não me chamam mais atenção, embora a gente acabe por ficar sabendo de alguns assuntos em conversas com amigas que não perdem um capitulo da novela atual, fico na verdade boiando e a algumas cenas fico curiosa em ver, de mais tem coisas mais interessantes a fazer.
      Beijinhos amiga e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Olá Vera! Renato Russo (músico e filósofo) disse que o mal do século XX foi a solidão. Ele tinha razão. Penso que o mal desse século será a alienação e tomara que eu esteja errado. Mas, como concorrer com uma mídia que desvirtua tudo, se corrompe e manipula a patuleia a seu bel prazer? Como romper o domínio das ideologias? Como expor aos habitantes do interior da caverna que há um mundo maravilhoso lá fora? Platão também tinha razão! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Augusto.
      Há tantas perguntas e a resposta vem que o próprio povo se alimenta de fofocas, de desgraça, como diz que se há demanda de desgraças porque há a procura, mas acredito que muitos estão se libertando e procurando o que há de melhor, vemos tantas pessoas passando mensagens de libertação quanto ao fato de se manter presso a assuntos desnecessários, que não nos trazem nada de construtivo e sim de imaginar que lá fora só há desgraças e não é verdade. A moeda tem dois lados e a televisão acredito que também tenha.
      Belas palavras. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá Verinha, amiga querida.

    Parabéns pela crónica, que mesmo não sendo escrita por ti tem o seu valor. Acho que a tv, tem momentos que nos deprime imprimindo-nos tristeza pela violência que divulga...

    Beijinhos amiga,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris minha amiga querida.
      Pois é este texto foi de um comentário que vi em um site, achei interessante postei aqui, um fato que concordo entre partes, porem os acontecimentos estão deprimindo as pessoas e a mídia tem colaborado para isso. Brasil não é só desgraças, porem o ibope esta aflorando com eles. Manter informado é preciso, mas se informar sobre o que com estes telejornais, enfim parei de assisti-los.
      Mas não deixei a televisão de lado, não totalmente.
      Beijinhos, já estou indo lá no seu blog.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Patricia, tudo bem?
      Que alegria te ver por aqui.
      Que bom que tenhas gostado.
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Oi Verinha
    Nossa, que texto maravilhoso! Adorei amiga! Eu também aboli a TV, só assisto a uma ou outra série, e os meninos assistem, não tem como, mas é tudo isso que está escrito aí mesmo, a TV, principalmente a aberta controla a massa.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá!Bom dia
    Querida Verinha
    Tudo bem?
    Obrigado pelo carinho!
    Belo texto...o autor basicamente escreveu o meu pensamento.
    ...a grande mídia ainda é responsável em boa medida pela informação da maior parte da população, e, dessa maneira, é influente na formação da opinião pública. O problema maior é quando são tendenciosos, logicamente para iludir a opinião pública vulnerável, o legítimo estelionato da verdade.
    Pelo menos , hoje em dia,a mídia digital funciona como um alternativo...
    Meu carinho!
    Belo domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Verinha.
    Concordo integralmente com o texto, a mídia não quer formar seres pensantes e sim consumidores crédulos e ignorantes.
    Também abandonei a tv tempos atrás e acredito que ainda demorará muito tempo para que as pessoas se livrem do hábito de se ver tv (uma coisa que fazíamos apenas por falta de opção), já que é comum se ver na internet pessoas conversando sobre a programação da tv, o que é um contra senso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, tem horas que temos que desligar a televisão para olhar o que esta em nossa volta, pois há vida e muito para ser vivida. Tem coisas maravilhosas como ler um bom livro, conversar com a família e por ai a fora.
      Beijinhos.

      Excluir