14 de outubro de 2012

Você sabe o que é TEMAZCAL?




Há muito tempo conheci este tradição, meu avô aprendeu com um amigo mexicano quando ainda era um menino quase homem, como ele mesmo dizia, fizeram uma aliança entre povos indígenas, ele costumava sempre fazer esta sauna natural para a purificação do espírito, faz muito bem mesmo, eu na época não participava, só ficava olhando, crianças não era permitido entrar nesta tenda. Participei só depois de adulta, porem não junto de meu avô e sim de meus tios.
Lembro-me muito bem quando eles se preparavam, faziam primeiramente uma grande fogueira para aquecer as pedras que eram levadas para dentro da tenda, depois começavam a cortar varas para fazê-la, depois da armação feita começavam fechá-la, ficava somente um buraco para que pudessem entrar. No meio faziam um buraco para receber as pedras muito quentes e lá colocavam seiva de todos os tipos de arvore, flores e ervas medicinais.
Este ritual era como se estivéssemos em um útero, este da mãe terra e nos envolvesse com os quatro elementos da natureza.
Quando participei a primeira vez fui aconselhada a ir com roupas bem confortáveis e leves, a alimentação seria somente uma sopinha feita somente de legumes, sem carne, meus pensamentos teriam que estar em harmonia, se tivesse inquieta ou brava seria melhor para deixar para outro dia, há e nem pensar de entrar se estivesse menstruada, podem ficar na parte de fora cantando e fazendo suas rezas. Minha primeira experiência foi horrível, se quiser podia desistir e sair da tenda, comecei a sentir falta de ar, detalhe tinha asma, meu tio me disse que deitasse, pois o ar quente sobe, fiquei mais aliviada nesta posição e fui até ao final, ficamos umas duas horas cantando cantos indígenas e fazendo orações, pensei nas pessoas queridas e desejei somente que estivessem bem. Foi uma experiência incrível, não digo que sai de lá purificada, que minha vida mudou, de forma alguma, não me entreguei totalmente, fiquei um pouco decepcionada comigo mesma. Fiquei imaginando o que meu avô diria não me concentrei no que fui buscar ali. Quando terminou fomos até o rio e tomamos banho na cachoeira, logo depois nos alimentamos somente de alimentos totalmente naturais, o que gostava muito era da soja torrada, tenho saudades desta época. Participei muitas vezes depois com mais experiência e resistência ao medo da asma que aos poucos foi desaparecendo. 
Esta tradição perdurou por anos entre os povos indígenas, eram sempre realizados a cada quinze dias, tinha algo a ver com a lua e o tempo. Os corredores do Temazcal eram pessoas que tinham a permissão, não poderia ser qualquer pessoa que conduziam esta cerimônia chamada de “Fogo Sagrado de Itzachilatlan”. 
Tenho saudades de participar de um Temazcal pois quando participo tenho a impressão que estou ligada ao meu avô. Pode parecer bobagem para alguns, mas os ensinamentos de um velho índio me valeram bem mais do que uma faculdade. Ele demonstrava uma sabedoria que poucas pessoas possuem.
Voltando ao Temazcal quero que saibam dos benefícios como:
Purificação da pele, desintoxicação do corpo, melhoria no sistema nervoso, eliminação de stress, melhora da circulação sanguínea, ativação do sistema imunológico, rejuvenescimento do corpo e da mente, alivia a asma, bronquite e tantos outros benefícios que não recordo no momento.


Depois de muito tempo procurei um grupo que fizesse o Temazcal e até encontrei uma turma bem legal em Santa Catarina, porém devido aos valores altíssimo acabei desistindo, é muito caro participar, sim tem que pagar, dizem que é porque as ervas e seivas vêm de fora do Brasil e é muito caro, porem quando meu avô começou a fazer no seu sitio não existia custo algum. Pois é comercializaram o Temazcal infelizmente. Aqui no Pará não ouvi nada sobre o assunto, não sei se esta tradição se expande para estes lados, seria maravilhoso se fizessem por aqui tem tanta mata, com certeza não seria difícil encontrar seivas e plantas.

Para minha pessoa o Temazcal foi acolhida, encontro e libertação. Senti com se estivesse no ventre pronta para nascer novamente e renasci, minha primeira participação foi realmente ruim, como se não quisesse estar ali renascer novamente, como que tivesse um medo pelo que estava por vir, fiquei pensando se um feto se sentia assim, talves seja por isso que tem partos tão difíceis, pois a criança esta com medo do que encontrará no decorrer de sua nova vida, não sei pode ser somente uma idéia tola minha. Enfim minhas experiencias depois foi de eterno aprendizado.




Desejo uma semana maravilhosa 
a todos amigos queridos e visitantes.








18 comentários :

  1. Olá!Bom dia!
    Verinha...minha querida amiga...
    ...sinceramente não sabia o que era temazcal. E seus detalhes e sensações me fizeram refletir.E fui pesquisar no "papi Google" e li que os ensinamentos ancestrais dão conta que somente podemos seguir um belo caminho quando estivermos livres de antigas memórias que nos aprisionam. O resgate do passado e a vivência do “agora”, para que possamos projetar uma boa vida, para nós e as futuras gerações...e depois lendo que aqui "cobra se preços altíssimos" vi que a sua prática que está sobrevivendo graças à tradição oral das comunidades indígenas,logo logo...
    Muito interessante a sua postagem. Gostei da forma do seu relato.
    ah...obrigado pelos seus comentários sempre inteligentes/pertinentes e carinhosos em meu blog, tá?
    Bom início de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Felisberto,fico feliz que meus comentários agradam, estou aprendendo a comentar, sempre escrevia adorei e só, hoje me arrisco em comentar um pouco mais, acredita que morria de medo em comentar alguma bobagem, mas pedi minha insegurança e digito algumas palavras que sinto sobre o texto em questão. Estou adorando.
      Então o Temazcal é difícil de descrever, na verdade como dizia um dos corredores que para cada pessoa um sentimento diferente aflora.O Temazcal é rico em informações, sua historia é fasta e rica em detalhes.
      Eu hoje faria toda semana se fosse possível, sinto falta, lava a alma e clareai a mente.
      Obrigada pelas palavras e visita.Gosto muito.. Beijinhos

      Excluir
  2. Eu, que gosto tanto de saber, de aprender, amei saber sobre o TEMAZCAL. Me deu uma vontade enorme de viver essa experiência, é exatamente como estar no útero sim, no útero da Mãe Natureza. Eu eu acredito piamente no resultado benéfico do Temazcal, porque é tudo absolutamente científico, muito lógico.
    Te considero uma privilegiada.

    A-DO-REI essa postagem.

    um beijo.

    PS.: tem um selo pra você lá no Divagações. Fique muito à vontade para não aceitar, ok?
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligéia, tenho certeza que você iria adorar, é um experiencia muito rica, se um dia você for fazer, abra seu coração e mente, vá sem medo do desconhecido, pois a sensação será bem melhor do que para minha pessoa, se entregue totalmente.
      Tem muitas mais informações, meu desejo foi colocar minha experiencia de um modo que não se estendesse, mas tem muito mais para escrever um dia vou falando de cada um que participei.
      Obrigada pelo carinho da visita e já agradecendo o selinho, vou correndo buscar. Beijinhos.

      Excluir
  3. Oi Flor do campo,
    Adorei conhecer e ficaria numa Boa
    Tem coisa melhor do que ficar com a Natureza?
    Ai! Que experiência Maravilhosa Amiga! Vc é realmente privilegiada

    Beijos no Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa,
      É uma experiencia assustadora no começo depois que você se entrega totalmente é uma delicia.
      Obrigada por estar aqui beijinhos milll

      Excluir
  4. Vim agradecer a sua encantadora visita e te deixar meu abraço. Hoje estou assoberbada de trabalho. Volto depois com mais calma. Uma beijoka com meu carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita querida, seja sempre bem vinda. Volte logo.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Verinha adorei saber disso tudo..
    Nossa!! Que experiência em? Nunca tinha lido sobre isso e nos contou com uma riqueza que parecia poder ver tudo o que escreveu.
    Imagino como lhe trás recordações boas do seu avô..

    Sobre o que disse do parto, fiquei aqui imaginando e sabe que tem toda razão?
    Imagine, viver por 09 meses protegido, aconchegado.. e de repente ter que vir para o mundo. O que te espera? O que vai encontrar?

    Adorei.. aliás entrar aqui é sempre muito bom porque você nos apresenta sempre assuntos maravilhosos..

    Um beijo carinhoso e uma noite linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila você não tem noção do tamanho da saudade deste meu avô, na verdade um pai, pois criou-me, era uma criatura muito esclarecida para a época e já tinha vivido de tudo então absolvi o que pude daquele que era meu herói.
      O Temazcal é um experiencia muito rica e na verdade cada um tem uma maneira de falar do Temazcal, já ouvi gente saindo dizendo que era a maior idiotice que já participara,como também pessoas que renasceram mais fortes e decididas, mas acredito que vale como experiencia e purificação de valores e tradições que jamais devem ser extintas.
      Obrigada Sheila pelo carinho de sempre e palavras tão motivadoras. Isso é um bem que faz para o coração. Beijinhos e um dia todo especial.

      Excluir
  6. Olá amiga Verinha!

    Nunca tinha ouvido falar no Temazcal, achei muito interessante. Também gostava de participar num.

    É lamentável que as pessoas comercializem tudo. Exploram as riquezas naturais que são divinas, pois foram-nos oferecidas por Deus e transformam-nas em coisas materiais para lhes trazem fortunas. Assim, se perde o respeito e incentivando-se o povo à descrença.

    Obrigada por fazeres no teu catinho divulgação dos meus tutoriais. Vou criar um banner para depois apresentar na rubrica Dicas de Informática Geral da próxima semana. Se quiseres, depois podes divulgar aqui.

    Como estás amiga? :)

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga.
      Quando tiveres oportunidade não pense duas vezes, pois vale muito a pena, sinto falta desta pratica. Pois é quando soube do valor fiquei assustada, fazia quinzenalmente,até tentei fazer, porem apertou no bolso e acabei desistindo. O que para mim foi uma pena.
      Não foi nada amiga, sei que também farias o mesmo por mim. Fico no aguardo do banner.
      Obrigada por estares aqui. Beijinhos

      Excluir
  7. "Pode parecer bobagem para alguns, mas os ensinamentos de um velho índio me valeram bem mais do que uma faculdade. Ele demonstrava uma sabedoria que poucas pessoas possuem."

    Pode parecer bobagem (até porque ainda não fui à faculdade) mas posso lhe compreender e concordar, senti isto quando participei de uma falange de Caboclos na umbanda, eles tem uma sabedoria com ervas e muitos aconselhamentos sábios.
    Nunca tinha ouvido falar deste Temazcal... Vou pesquisar mais a respeito e é lamentável que tudo agora seja comercializado.
    Gostaria de passar por uma experiência destas, afinal, no que diz respeito ao espiritual eu sou bem intrometido. ahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Christian penso que temos muito que aprender com outros povos como os negros e os índios, pois eles alem da cultura que é uma riqueza de valores como seus ensinamentos através da medicina alternativa e como você mencionou "os aconselhamentos sábios", mas que maravilha que tenhas uma mente aberta para a espiritualidade de varios povos, por ser intrometido é que escreves com propriedade. Tenho certeza que iras gostar muito do Temazcal, é uma experiencia incrível. Como diz uma senhora que seu filho que conduz o Temazcal, dona Melania, não tem como descrever, tem que participar para sentir a sensação, para cada um é de uma forma.

      Excluir
  8. Olá Verinha, grata por partilhar connosco esta experiência da sua vida e por nos ajudar a esclarecer o que é o "Temazcal" Eu acho um absurdo cobrarem para fazer isso, vem da natureza devia de ser gratuito, no mínimo poderiam pedir aos participantes para contribuírem com ervas e seivas. tenho mesmo muita pena, porque por aqui, nem ninguém sabe o que é, nem se pratica, eu ia amar participar de um, amo a sabedoria indígena.
    Votos de um Iluminado Domingo.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  9. Olá, Verinha.
    Eu já tinha ouvido falar desse ritual, mas não sabia o nome dele.
    Me lembrou do livro Robinson Crusoé, onde ele se cura de um resfriado desta forma.
    Esse me parece ser o típico conhecimento que vai se perdendo aos poucos, pelo fato dos mais jovens estarem mais interessados em modernidades tecnológicas do que em conhecimento antigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Vera! Estou pra participar do Temaskal no ano novo, nunca tinha ouvido falar, e uma amiga me convidou. Estou muito feliz, numa das minhas pesquisas li esse seu post e só amor. Espero que minha primeira experiencia seja boa, e se nao for, que venha a ser nas próximas.. me parece coisa dos deuses.. obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. Vai tranquila e se apertar o calor coloque sua cabeça mais próxima ao chão, ar quente sobe, e Boa sorte. Obrigada por sua carinhosa visita, vem aqui e me conta como foi ou se já foi. Estou afastada mas sempre dou uma passadinha. Beijos mil.

    ResponderExcluir