9 de setembro de 2012

A Ganância...


Estou aqui a sonhar com livres passos e tentando entender o porquê de tanta ganância no mundo, brigas, mortes e tantas crueldades que no mundo humano impera. Andei o dia todo pela casa pensando, pensando e pensando e não chegando a conclusão alguma. Lendo um artigo o qual dizia que os casais brigam por três motivos, PRIMEIRO seria por alguma coisa fútil, quando o marido diz a sua esposa que ela ficou muito gorda com o vestido que acabara de colocar, mas ela pediu a ele que fosse sincero (por isso que não pergunto nada a meu marido, mesmo não querendo ele sempre é sincero), SEGUNDO motivo é mais sério é quando há uma traição, esse para minha pessoa não tem perdão e não me interessa dizer que não foi por amor, TERCEIRO motivo o que acho ridículo é a falta de dinheiro. Conheci um rapaz que foi dispensado por este motivo, ele abriu falência em sua empresa, começou a contar moedas, sua esposa não suportou começar tudo novamente e decidiu separar-se ela ficou bem se casou com uma pessoa bem sucedida, claro que isso não o desanimou e hoje ele esta muito bem, fato bem real e acompanhado por mim. 

DINHEIRO é tudo no mundo? Penso que não, claro que é preciso, necessário para que tenhamos uma vida digna, que possa comprar uma casa, um carro, uma casa na praia, ir a uma viagem dos seus sonhos e tantas outras coisas. Mas não é o motivo que luto em minha vida, em todos os meus textos aqui postados, em todas está que o meu desejo em ser feliz e ter paz. As pessoas fazem seus bandos e define quem participa dele, não importa o quão inútil seja a pessoa o que vale é seu peso em ouro. 

Li em algum lugar: você namoraria um mendigo, claro que não, lógico que muitos diriam: “se eu amasse de verdade claro que namoraria” Será mesmo? Uma forma romântica de escolher seu pretendente. A realidade é bem diferente, a sociedade nos cobra muita coisa, como na maneira de se vestir. Sempre ouvi falar em algumas igrejas a frase: “Venha como você estiver”, mas vai lá de chinelo de dedo, com sua roupa remendada para ver se você vai ser mais bem tratado como aquele que entra de terno e gravata. 

Outro dia o pedreiro aqui de casa contou-me que foi até uma casa de oração aqui pertinho de casa e quando escolheu o melhor banco para sentar, veio o tesoureiro correndo e disse para que ele sentasse em banco velho, porque só quem fosse membro e contribuísse com a compra de bancos novos poderiam sentar-se neles. Cortou-me o coração, ele uma pessoa tão humilde, uma criatura de Deus, sem maldade alguma ser tratado daquela forma, claro que ele sentiu-se humilhado. Naquele dia o convidei para almoçar conosco para ele sentir-se melhor, mais querido, porque ele é muito querido por mim. Ele formou-se professor e devido ao baixo salário que um educador recebe, resolveu ser pedreiro porque ganha mais, muito mais, neste caso ele optou pelo dinheiro, sua família precisa se alimentar, se vestir, os filhos estudar. 

Sei que estou fugindo um pouco do assunto, mas o que este me incomodando é a ganância de certas pessoas, outro dia passaram-me a perna em um móvel que mandei fazer sobremedida, pequeno prejuízo, perguntei ao senhor se ele estava arquimilionário pelo que me cobrou a mais do que havíamos tratado, sim porque se passar a perna em alguém por tão pouco, o ruim é que não sei me vingar, não sairia por ai falando mal dele, deixo para lá, daqui a pouco ele ganha o que é dele, mas não por minhas mãos. Não é ficar acomodada esperando o trem passar, é preguiça mesmo, em discutir com mau caráter. 

Estou aqui a sonhar com livres passos para a liberdade de um mundo ganancioso e ao nascer de mais um dia de sol em minha ilha.


10 comentários :

  1. Como dizem por aí: Dinheiro não traz felicidade, mas ser pobre tampouco. ahahaha.
    Claro que foi só uma frase para descontrair, acho que foi uma das pérolas da personagem do Facebook "Coruja Depressão".
    Comentando por partes, eu sempre entendi que, quando pessoa me faz uma pergunta, é porque quer que eu seja sincero. Ledo engano, ao menos no caso das mulheres. O que tem de garotas postando no Facebook "ah, como estou feia" em uma legenda de uma foto apenas com o intuito de ganhar confetes e ganham: uma porrada de otários e otárias amaciando seus egos falando o quanto elas estão ou são "lindas" (Deus me livre se eu inventar de ser sincero nestas fotos, meu perfil será excluído).
    Traição, nem de amor, nem de amigo, nem de familiar eu considero perdoável. De amigo e familiares, "relevo", mas como relevar não é perdoar, apenas tentar seguir em frente, de preferência distante da pessoa, a vida segue. Já em relacionamentos afetivos não perdoaria mesmo.
    E sobre o caso, que é o foco do post, da ganância. Eu já vi muita garota dispensando caras porque eles não tinham um carro 0 km, porque ainda não tem carteira e andam de busão...
    O que aconteceu com este seu pedreiro é lamentável, contudo, não me surpreende em nada tratando-se de "casas de oração", tenho histórias muito mais cabulosas do que esta que presenciei quando tinha uns parafusos a menos e frequentei um tempo curto estes locais e também relatos de amigos e familiares. Até mesmo de blogueiros.
    E o mais ridículo é que em nosso país que existe este preconceito com pessoas que possuem trabalhos mais pesados, em outros países são super valorizadas e, se analisarmos mais a fundo, vemos que um pedreiro ganha mais do que um professor, a questão aí está no "status", a aparência, como sempre, vencendo. Lamentável.
    Esta questão de pretendentes românticos creio que em verdade nunca existiu, é só mais uma hipocrisia de quem quer sempre (não sei que mania imbecil esta) de querer mostrar aos demais o quanto é uma "pessoa boa".
    A respeito do seu caso em particular, penso que você fez o que tinha que ser feito, protestou diretamente com ele, talvez ele se toque. Fazer má propaganda do cara, tentar prejudicá-lo (por mais que ele mereça) só fará mal a você. Eu creio na lei do reverso, o que fazemos com os demais, cedo ou tarde, mesmo que não vejamos (há os que disfarçam bem suas desgraças pessoais) a justiça natural é cumprida.
    Não sei se já lhe disse, mas não recebi a mensagem no Facebook que me disse ter enviado. Tente enviar novamente por favor.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Verinha minha amiga queria e muito pensadora...rs
    Primeiro estou aqui pra te dizer que adorei a postagem e depois pra te dizer que o layout do blog ficou maravilhoso. Adorei... Muito melhor de visualizar e bem mais rápido. Show de bola.


    Beijos pra todos
    Ani

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Verinha!
    ...percebe-se claramente a influência que o dinheiro exerce sobre as pessoas, e como a ganância impera. A sociedade impõe às pessoas, um estilo de vida em que acumular bens e correr atrás da prosperidade material é o que conta, tudo certo até aqui, porém os relacionamentos com as pessoas, a família, a ética e a moral, o bom senso e, muitas vezes, os princípios e valores fundamentais não podem ser sacrificados, e deixados de lado por causa de...
    ...em relação ao acontecimento com o pedreiro, você teve uma atitude sensata, linda e carinhosa!
    ..em relação ao "passa móvel"...também acredito que não adianta discutir...mas não se pode deixar de lutar pelos nossos direitos, ou como dizem " o tratado não é caro."..
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos
    ah..eu aqui e vi seu email de comentário no meu blog...sincronia perfeita!

    ResponderExcluir
  4. OI VERINHA!
    ESTAMOS REALMENTE VIVENDO UM MOMENTO CONFUSO, EM QUE AS PESSOAS ESTÃO VALENDO MUITO MAIS PELO QUE POSSUEM MATERIALMENTE DO QUE PELO QUE TEM NO CORAÇÃO.
    TUA INTRANQUILIDADE QUANTO A GANÂNCIA QUE ESTÁ MOVENDO O MUNDO É NATURAL, HAJA VISTO SABERMOS, QUE UMA GERAÇÃO ESTÁ SE FORMANDO, NESTE CONTEXTO DE MATERIALISMO E FALTA DE HUMANIDADE.
    ABRÇS E BOA SEMANA.

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  5. é vera, a ganancia é esta atitude insaciavel do ser que não se satisfaz com nada. O tudo para ele não é o bastante.... ai não da mesmo. abraços lamarque

    ResponderExcluir
  6. Verinha querida! Ganância não leva a nada, apenas à destruição da amizade e dos bons sentimentos! Texto lindo! Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Verinha adorei o post..
    É triste minha amiga, mas é verdade..
    As pessoas dão tanto valor ao dinheiro que acabam se esquecendo do que verdadeiramente importa...
    Outro dia no prédio em que trabalho em plena 09 horas da manhã começou a gritaria lá no térreo.. como trabalhamos no 3° andar demorou um pouco para nos inteirarmos o que estava acontecendo..
    Sei que alguns minutos depois chega polícia... samu.. repórter.. (trabalhamos ao lado de um jornal então eles estão sempre em cima) e então descobrimos que na Imobiliária que fica no térreo um irmão chegou e atirou no outro irmão por causa de que? "Dinheiro" o outro também estava armado e atirou também... resultado os dois saíram direto para o hospital.. e o terceiro irmão para a delegacia porque também estava no meio..
    Imagina a dor dessa mãe? Vendo 03 filhos querendo se matar por causa de dinheiro?
    Absurdo minha amiga...
    Por isso o mundo está do modo que está..
    Falta de amor.. de respeito..

    É lastimável coisas assim...

    Um beijo e uma semana incrível pra você viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Olá, Verinha.
    Acho que o maior problema de pessoas que vivem em uma sociedade capitalista como a nossa é não saberem diferenciar o que é necessário do que é importante.
    Todos os dias somos bombardeados com anúncios que procuram nos passar a ideia de que a felicidade está contida nos produtos ofertados por eles, e é por se viver num meio destes que muitas pessoas acabam por tornarem-se gananciosas, por não conseguirem ver o valor do que realmente importa, que é a família e os amigos (humanos ou não).
    Quanto ao sujeito que lhe passou a conversa no móvel, ele ganhou alguns trocados mas ganhou alguém que irá falar mal dele daqui pra frente; péssima troca.
    Abraço, Verinha.

    ResponderExcluir
  9. "O amor ao dinheiro e as coisas materiais é a razão de todos os males". Verinha! No capitalismo selvagem em que vivemos não é de se estranhar tais fatos e atitudes. O ser humano está perdendo seus valores éticos e morais a cada dia. Retam as pessoas boas como você, nós alertarem para que não sejamos mais uma delas. Lindo texto, continue sempre assim... Que a ganância não nos atinja e que sejamos fortes para percebê-la quando se aproximar. Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Verinha, minha amiga!

    Tudo bem?

    Infelizmente, as pessoas ficaram mais gananciosas e invejosas, valorizam e cobiçam tudo o que é de outrem. Só se preocupam com a matéria e só querem ter dinheiro e mais dinheiro, só querem ter poder. Só se preocupam com o Ter e esquecem o Ser. E assim, tornam mais corruptas, mais insensíveis, mais preconceituosas e hipócritas também. Aos poucos perdem a sensibilidade, a capacidade de amar e a generosidade. Perdem o amor... É triste!

    Boa reflexão, amiga. Bom texto!

    Obrigada pelos comentários e pelas visitas. Tu dizes que te conquistei aos poucos, mas tu também me conquistaste com tua amizade e carinho. :)

    Beijinhos, amiga.

    ResponderExcluir