11 de agosto de 2011

RATOS DE ASAS

O dia esta lindo, o sol escaldante e o ar abafado, há! Eu adoro isso, é verão aqui no Pará e eu simplesmente amo o verão. Penso que a pessoa se sente mais livre, apesar do calor, há mais liberdade. Prefiro o calo ao frio.
Como na vida nada é perfeito nem seu amanhecer, o meu foi medonho (risos), mas não se assustem, não é como parece, sempre exagero nos meus sentimentos. Bem todos que me conhecem bem a fundo sabem que adoro girassóis, macarronada, manga e sabem mais ainda que amo a natureza, a flora e a fauna. Mas ultimamente uma ave tem me perturbado, ai que coisa mais chata é o pombo, pois é eu também achava ele fofo, na dele e que não fazia mal algum, até um bando deles fizerem seus ninhos no meu telhado.
Jesus! Estou odiando eles, é serio, não agüento mais o barulho que eles fazem as fezes no parapeito da janela, o cheiro ruim que eles deixam. Nossa é um terror, por causa disso estamos dormindo na sala.
Tentei dar um fim neles, pois ainda tem as doenças que eles transmitem. Extrai um texto do site da 
WIKIPÉDIA sobre as doenças que ele pode transmitir para o homem. Confira:


Saúde pública

Vítimas habituais de viroses e outras moléstias, como a ornitose e a doença de Newcastle, os pombos são hospedeiros de parasitas em sua plumagem. Entre eles se distingue amosca-do-pombo (Pseudolynchia canariensis) transmissora do hematozoário Hemoproteus columbae, parasito que não prejudica o hospedeiro.
Macho da espécie.
É considerado um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suasfezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos, tais como: histoplasmosesalmonellacriptococose. Mas atualmente vê-se como exagero esta atribuição de vetor de doenças: como exemplo, o Departamento de Saúde de Nova Iorque não tem nenhum registro de caso de doença transmitida por pombos a seres humanos.[1] Há um mito comum entre as pessoas não especializadas e até mesmo entre alguns profissionais da saúde de que eles podem transmitir toxoplasmose, mas a única maneira disso ocorrer seria através de uma hipótese remotíssima: se uma pessoa comesse a carne crua de uma ave que estivesse infectada com o Toxoplasma gondii. Portanto, o pombo não transmite toxoplasmose para seres humanos, somente para os animais que eventualmente se alimentem de aves cruas.
Até recentemente, havia uma certa benevolência com os pombos em áreas urbanas, sendo comum encontrarem-se em pontos turísticos em todo o mundo (como a Trafalgar Square em Londres, ou a Cinelândia carioca), com a presença de vendedores ambulantes licenciados de milho, atirado aos pombos. Atualmente, tais atitudes são desencorajadas e existe uma repugnância crescente à presença dos pombos, tidos como "ratos de asas", em áreas urbanas. Encontra-se na lista de espécies exóticas invasoras do Brasil. Inclusive, em alguns lugares no Sul do Brasil, existem campanhas para diminuir a população de pombas, por várias causas.
Pombos repousando numa casa em Santana, bairro de São Paulo.
Ainda não há políticas públicas do controle da população de pombos nem medidas preventivas distribuídas a população para evitar o contágio das doenças transmitidas por este animal então o ideal é que cada indivíduo tome consciência de que o contato, e a alimentação deste animal leva a proliferação deste problema urbano. 

Embora sabendo de tudo isso, o Ibama protege esta especie, ai da minha pessoa se fazer algo contra estes pombos cruéis. Então bichos preguiças podem matar as pencas, mas eu não posso me livrar destas aves cruéis. O jeito é nos mudar, porem minha casa ainda vai demorar para ficar pronta, então vou ter que aguentar mais um pouquinho esta situação.
Obs: se for presa, todos já sabem , não suportei estes pombos cruéis.




Nenhum comentário :

Postar um comentário